terça-feira, 24 de setembro de 2024

Os sedentos

“Aquele que beber da água que Eu lhe der nunca terá sede, porque a água que Eu lhe der se fará nele uma que salte para a vida eterna.” Jo 4;14

O Senhor usou uma metáfora, para ilustrar Sua Doutrina, comparando-a com uma água que saciaria a sede espiritual, de uma vez por todas.

Assim, aquele que cumprir e guardar suas Palavras, nunca mais terá carências de ordem espiritual. Contudo, os fatos que observamos sugerem que alguns teriam bebido da referida água e continuado com sede; por quê?

Primeiro, vamos aos indícios de que a sede espiritual permanece depois da “conversão”. Muitos “cristãos” aos quais foi ensinado a devida ordem de coisas segundo a escala dos Céus, “Buscai primeiro O Reino de Deus e a Sua Justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.” Mat 6;33 andam na contramão da Água da Fonte do Salvador.

Suas prioridades são materialistas; até onde deveriam viver e ensinar estritamente O Evangelho, poluem com seu amor ao vil metal, ocupando a primazia nas saídas das suas vidas. Ao menor escândalo no seio cristão, as pessoas se apressam a dizer seu, ainda bem que o tal, não é da “minha igreja”, denominação; mostrando mais cuidado com a própria reputação, que com a de Cristo. Por que inda tem sede dessas coisas? Quem bebe de Cristo não carece antes, negar a si mesmo?

A Palavra ensina: “Saiamos, pois, a Ele fora do arraial, levando o Seu vitupério.” Heb 13;13 Quem professa pertencer a Cristo, se entristece mas, não foge quando alguém envergonha ao Seu Nome. Se amamos aos Senhor, devemos ser partícipes da Sua humilhação. Levar Seu vitupério.

Muitos que se dizem de Cristo inda jogam em loterias sonhando com grandes “boladas”; outros, consultam horóscopos, citam autores espíritas sem a menor noção do que significa. Todas essas coisas e muitas similares evidenciam sede espiritual; um viver mal resolvido nesse âmbito.

Será que O Senhor se enganou ao valorar a Água que trazia? “nunca mais terá sede...” Pela Divina Graça ter me encontrado em ocasião oportuna, bebi dessa água, e, nunca mais tive sede espiritual.

Quando leio algum ensino diverso, antagônico, o faço por dever ministerial, de buscar o devido preparo, conhecer os motivos dos que bebem de outras fontes. Tudo o que há de válido na filosofia, ou nalgum credo paralelo, só será visto por esse prisma, à medida que se alinhar aos Ensinos do Mestre. Afinal, não busco essas fontes alternativas por estar com sede; antes para entender por que, outros buscam.

Todo dia somos testados. Sempre tem um “Indiana Jones” espiritual que excursiona às cavernas da terra em busca de algum “tesouro” escondido, o qual, uma vez encontrado toca trombetas anunciando-o. Um, concluiu que o preterismo anula a esperança dos cristãos; outro, “descobriu O Evangelho de Tomé” ou de “Maria Madalena” o Livro de Enoque, uma EQM onde algum anjo, finalmente lhe mostrou a verdade, etc. Todos esses tipos de excursões à terra do nunca são sintomas de sede.

Forçosa a conclusão que, malgrado o sedento em foco tenha usado o rótulo de cristão, eventualmente, nunca bebeu, deveras, de Jesus Cristo. Se o tivesse feito, teria encontrado descanso para a alma, invés de errar num ativismo inquieto, a buscar peixes onde só existem cobras. “... Por que buscais O Vivente entre os mortos?” Luc 24;5

Termos bebido do Senhor, não nos faz hermeticamente fechados, refratários a outras formas de conhecimento. Mas, sacia-nos de tal forma, que supera ao que conhecemos antes, relegando-o à insignificância; desde então, nossa busca acaba sendo por mais de Cristo, não de fontes espúrias.

Li muitas coisas antes da conversão, buscando preencher um vazio interior; cada novo ensino parecia superar ao outro; não sei se, pelo mero sabor de novidade, ou porque o antes aprendido era mais pobre mesmo. Chegando À Palavra de Deus, todos os outros livros, “Poder da mente”, “Poder do pensamento positivo”, astrologia, numerologia, espiritismo, nada disso parecia ter algum apelo, desde então.

Quem encontrou o “Manancial de águas vivas” carece ser muito estúpido para buscar fontes mortas. Como os hebreus fizeram um dia; “Meu povo fez duas maldades: a Mim deixaram, o Manancial de Águas Vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas.” Jr 2;23

Beber do Senhor não é tomar para si um rótulo; antes, uma cruz. Identificar-se com Ele em obediência. “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na Sua morte?” Rom 6;3

Por um pouco, O Senhor inda chama aos sedentos oferecendo da Sua Água; “O Espírito e a esposa dizem: Vem. Quem ouve, diga: Vem. Quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da Água da Vida.” Apoc 22;17

Nenhum comentário:

Postar um comentário