sexta-feira, 27 de setembro de 2024

A Face Divina


“Quanto a mim, contemplarei Tua Face na justiça; e me satisfarei da Tua semelhança quando acordar.” Salm 17;15

A “Face Divina”, não deve ser entendido literalmente. A bênção sacerdotal mencionava-a duas vezes, sem significar que a Mesma se tornaria visível. “O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer Seu Rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante Seu rosto e te dê paz.” Nm 6;24 a 26

A Face Divina voltada ao povo significava a boa vontade do Eterno, Seu cuidado Amoroso, Sua bênção. O povo também deveria ter seu “rosto” voltado para O Senhor, em dependência, comunhão, fidelidade. Quando não foi assim, O Santo denunciou: “Viraram-me as costas, não o rosto; ainda que Eu os ensinava, madrugando e ensinando-os, contudo, não deram ouvidos, para receber o ensino.” Jr 32;33

Também as Obras do Criador são testemunhas a evidenciar a Santa Face pra quem quiser ver. “... o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lhes manifestou. Porque suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto Seu Eterno Poder, quanto, Sua Divindade, se entende, e claramente se vê pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;” Rom 1;19 e 20

“eles” são os que, tendo visto isso tudo, preferiram subterfúgios à obediência; “ Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram; seu coração insensato se obscureceu.” V 21

Contemplar À Face de Deus na justiça, significa agir em justiça, que Deus ama, e fruir a paz derivada desse proceder.

Poderia essa expressão abarcar um sentido mais amplo, de enxergar deveras, O Senhor, na eternidade, quando O Justo Juiz, justificará uns e condenará outros, segundo as escolhas feitas na terra.

Qualquer pessoa minimamente esclarecida nas coisas espirituais sabe, que, nossa salvação deriva do Divino Amor e Graça, não de nos dar o que merecemos, como requereria a justiça. Em Cristo somos justificados, considerados justos; pelo Feito Dele; “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo Sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo.” Tt 3;5

Então, busquemos ter paz de consciência quando agimos em justiça; a aprovação do Espírito Santo em nosso espírito, é a “Face de Deus” que nos é possível contemplar em nossa peregrinação.

A regeneração final, quando a presença do pecado não mais será nossa inquilina como agora, nos levará de regresso à posição original em que o homem foi criado; Imagem e Semelhança. “... me satisfarei da Tua Semelhança, quando acordar.”

Se, as obras justas não bastam para nos salvar, a ventura de termos sido salvos requer que nosso proceder seja diferente. “De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela Glória do Pai, assim andemos em novidade de vida.” Rom 6;4

Cada possibilidade de cometer injustiça que nos assedia, deriva do “Pai da mentira”; toda a vez que atuarmos segundo O “Pai do Espíritos aperfeiçoados,” estaremos de rostos voltados para Ele, que certamente manifestará Sua aprovação em nosso espírito, confirmando que pertencemos a Ele; “O mesmo Espírito testifica com nosso espírito que somos filhos de Deus.” Rom 8;16

A inclinação à injustiça permeia a natureza do homem caído, que é egoísta, parcial, incapaz de agir segundo Deus, sem ser capacitado pelo Senhor. “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à Lei de Deus, nem pode ser.” Rom 8;7 Por isso, “a todos quantos O receberam, deu-lhes poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no Seu Nome;” Jo 1;12

Mais do que um Nome Santo, Jesus Cristo é A Face de Deus que se deixou ver, aos olhos humanos; “O qual, sendo o resplendor da Sua glória, a Expressa Imagem da Sua Pessoa, sustentando todas as coisas pela palavra do Seu Poder, havendo feito por Si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade nas alturas;” Heb 1;3

Se queremos atingir a semelhança com Deus quando acordarmos, precisamos empreender esforços em santificação e edificação, para alcançarmos esse estágio antes de dormirmos.

Os mestres espirituais nos foram dados pelo Senhor, “Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, ao conhecimento do Filho de Deus, homem perfeito, à medida da Estatura Completa de Cristo.” Ef 4;12 e 13

Deus É Espírito. Sua Face se deixa ver nos valores que abraçamos. “Julgou a causa do aflito e necessitado; então lhe sucedeu bem; porventura não é isto conhecer-me? diz o Senhor.” Jr 22;16

Nenhum comentário:

Postar um comentário