sábado, 14 de setembro de 2024

A nova Lei


“Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.” Rom 8;2

Paulo está dizendo que uma Lei libertadora nos tirou das garras de outra, mortal. Mudança necessária, tendo, a relação do homem com Deus progredido do sacerdócio levítico para outro, superior. “Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também, mudança da lei.” Heb 7;12

Não se trata de algum “aperfeiçoamento”, como se, O que É Perfeito em Sabedoria, tivesse criado algo rudimentar, tosco, e vendo a inutilidade, refizesse num molde melhor. Paulo ensina: “... a Lei é Santa, o mandamento santo, justo e bom.” Rom 7;12

O propósito da Lei nunca foi salvar. Visava expor nossa pecaminosidade, necessidade de salvação. Assim, “... vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri. O mandamento que era para vida, achei que era para morte.” Rom 7;9 e 10 Nesse sentido, a letra mata; os Divinos mandamentos evidenciam nossa culpa e nos fazem réus de morte; em Cristo, fomos chamados a “... um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, o espírito vivifica.” II Cro 3;6

Eis, o Divino propósito na Lei! “... a Lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.” Gál 3;24

Mandamentos sobre amar a Deus, ao próximo, e honrar aos pais não perderam vigência. A “Lei do Espírito de Vida” foi além do “cumprimento” exterior; propiciou tratamento das causas.

A purificação do Salvador excede em muito aos corpos, regenera consciências. “Porque, se o sangue dos touros e bodes, a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito Eterno se ofereceu imaculado a Deus, purificará vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus Vivo?” Heb 9;13 e 14

O sábado, além de um testemunho sobre, ao qual Deus, serviam os Hebreus, era um cuidado amoroso com a saúde humana. “... o sábado foi feito por causa do homem...” transgredi-lo era grave como a outro mandado qualquer. Cristo diz que “... É lícito fazer bem nos sábados.” Mat 12;12

A observância da lei como meio de salvação, desvia da Graça em Cristo, por pretender colocar a “justiça” humana, onde só a Divina é suficiente; quem assim faz, invés de obediência, manifesta rebeldia; “Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, procurando estabelecer a própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus.” Rom 10;3 a insubmissão é característica da carne; “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, pode ser.” Rom 8;7

Se Deus mudou algo que Ele mesmo estabeleceu, para um patamar superior, não nos cabe questionar; apenas, obedecer. A recusa implica em nova queda. “Separados estais de Cristo, vós que vos justificais pela Lei; da graça tendes caído.” Gál 5;4

Quem rejeita ao Senhor, porque teria algo melhor, Moisés, carece entender bem o lugar de cada um; “Porque Ele é tido por digno de tanto maior glória que Moisés, quanto maior honra que a casa tem aquele que a edificou.” Heb 3;3

Não apenas num dia da semana, mas em todo o tempo, devemos andar em Espírito, em submissão ao Espírito Santo que O Salvador enviou para nos conduzir; Ele a todo momento selará suas diretrizes em nosso espírito, seja o dia da semana, que for. Se assim fizermos, “... nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” Rom 8;1

A não observância do sábado não é uma facilitação das coisas para nós; antes, deriva da nossa compreensão do propósito Divino, que requer de nós coisas ainda melhores. A Lei continua valendo; por Ela Deus julgará o mundo. Mas os que recebem a Cristo, “morrem” para ela e renascem para outra, superior. “Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a Lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.” Rom 7;4

Alguém quer descansar no sábado, qual o problema? “Um faz diferença entre dia e dia, outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.” Rom 14;5

Apenas não convertam isso em “Selo de Deus”, porque não é, nem o domingo em “marca da besta”, que é igualmente, tolo.

O Selo de Deus é O Espírito Santo; “Não entristeçais O Espírito Santo de Deus, no qual estais selados...” Ef 4;30 a marca, um código de acesso ao sistema global, onde estará o dinheiro digital.

Quem andar em espírito, pelo Espírito terá livramento oportuno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário