quarta-feira, 17 de julho de 2024

Os escolhidos


“... Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo. Então entrou em mim o Espírito, quando Ele falava comigo, me pôs em pé, e ouvi o que me falava.” Ez 2;1 e 2

O profeta recebeu uma ordem e o auxílio para cumpri-la. Uma vez que Deus não força o homem a fazer o que não quer, necessária a conclusão que ele se dispôs a obedecer, o que ouvira; depois, foi ajudado pelo Espírito de Deus.

“Então, (tendo ele, em espírito dito o eis-me aqui) entrou em mim O Espírito, me pôs em pé, e ouvi o que me falava.”

Quando da Chamada de Isaías, O Espírito fez o profeta ver coisas excelsas junto ao Trono de Deus, de modo a temer pela sua vida, dada suas impurezas praticadas, estando num lugar tão santo; “Então disse eu: Ai de mim! Pois, estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios; meus olhos viram o Rei, O Senhor dos Exércitos. Porém, um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar, com um tenaz; com a brasa tocou minha boca, e disse: Eis que isto tocou teus lábios; e tua iniquidade foi tirada, expiado teu pecado.” Is 6;5 a 7

Logo, O Eterno fez ouvir sobre a necessidade dos Céus, de um mensageiro. “Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, quem há de ir por Nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia a mim.” Is 6;8

Deus nos faz ver na dimensão espiritual, quando, ouvindo Sua Palavra, somos capacitados a crer e nos deixamos moldar por ela.

Vendo as coisas santas como elas são, conseguimos, como Isaías, ver melhor a nós mesmos, nossa indignidade, o risco de ser mortos, do qual somos desviados pela Purificação obrada pelo Salvador. Naquele caso, com uma brasa do Altar Divino; no nosso, com O Bendito Sangue remidor de Jesus Cristo em nosso favor.

Por fim, uma vez purificados e edificados pelo Conhecimento do Santo, aos escolhidos para tal, O Eterno deixa ver as necessidades do Céu, na espera que, vendo, nos voluntariemos, como fez Isaías. “Eis-me aqui! Envia a mim.”

Quem não passar por esses estágios todos, visão da santidade dos Céus, das próprias impurezas, e a purificação pelos meios escolhidos pelo Senhor, não espere intimidade tanta, para poder entender as carências dos Céus. “O segredo do Senhor é com aqueles que O temem; Ele lhes mostrará Sua Aliança.” Sal 25;14

Se, como vimos no incidente com Ezequiel, aquilo que ordena, pelo Seu Espírito, O Senhor capacita a cumprir, de nossa parte, espera submissão, prontidão de vontade, preparo.

“Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; que governe bem sua casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?) Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.” I Tim 3;2 a 7

Se esse crivo fosse aplicado plenamente, muitos “grandes” da praça acabariam rejeitados. Deus capacita aos escolhidos, virou um chavão no meio evangélico. É verdade. Por isso, só escolhe aos obedientes; pois, é pela edificação na Palavra, que põe em pé, os que deseja enviar a serviço da Sua Santa Obra.

No caso de Ezequiel a relação já estava estabelecida entre O Senhor e Seu servo. Daí, o “põe-te em pé e falarei contigo.” No nosso, a distância é maior: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim...” Mat 11;28 e 29 As renúncias, tipificadas pelo jugo, e a edificação necessária mediante o aprendizado.

O problema dos despreparados e espontâneos, é que, por seus lapsos do que seria necessário, acabam suprindo a esses com coisas nocivas ao propósito do Eterno. “Não mandei esses profetas, contudo, foram correndo; não lhes falei, mas profetizaram. Se estivessem no Meu conselho, teriam feito Meu povo ouvir Minhas Palavras; o teriam feito voltar do seu mau caminho, da maldade das suas ações.” Jr 23;21 e 22

Para O Espírito Santo entrar em nós, capacitando-nos ao que Ele quer, é preciso que deixemos o devido espaço para Ele. O homem cheio de si, necessariamente, será vazio de Deus. Por isso, “negue a si mesmo, tome cada dia sua cruz, e siga-me.” Luc 9;23

Nenhum comentário:

Postar um comentário