sábado, 13 de julho de 2024

Os cegos


“Depois disto, tornou a por-lhe as mãos sobre os olhos e o fez olhar para cima: ele ficou restaurado, e viu a todos, claramente.” Mc 8;25

A cura de um cego de Betsaida, que O Senhor efetuou em dois tempos. Jesus o tomou pela mão e levou para fora da aldeia. Todos os que chama a Si, O Senhor, de certa forma tira “fora da aldeia”.

O mundo muitas vezes é figurado como "Aldeia Global". O Salvador deixou claro que, os Dele não devem fazer parte desse sistema, com seus valores invertidos, alvos distorcidos, celeridade em pecar, na inglória tentativa de fugir das próprias sombras.
“Dei-lhes Tua Palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como Eu não sou do mundo.” Jo 17;14

Quem devaneia com cristianismo “inclusivo”, compactuando com a forma mundana de ser, ainda não entendeu o que significa Cristo. O Salvador toma pela mão e leva para fora da aldeia.

A cura foi operada em dois instantes; acredito que, por um propósito do Senhor. Poderia fazê-lo, se quisesse, sem sequer tocar no cego; porém, tomou-o pela mão, aplicou saliva em seus olhos, e o curou de modo progressivo. Num primeiro momento, o homem viu parcialmente; “levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam.” V 24

Esse deveria ser o primeiro estágio da visão de todos, no âmbito espiritual. Mais de uma vez, O Salvador nos figurou como árvores frutíferas: “Assim, toda árvore boa produz bons frutos, toda a árvore má produz frutos maus.” Mat 7;17 “... Eu vos escolhi e nomeei, para que vades e deis fruto...” Jo 15;16

Carecemos luz do Espírito para vermos isso; “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e de ninguém é discernido.” I Cor 2;14 e 15

Quem devaneia com certo utilitarismo, acercando-se dos ambientes onde Cristo é ensinado, por motivos materialistas, imediatos, ainda carece uma mistura da “saliva do Senhor”, Sua Palavra, com o pó de que somos feitos, para ver o propósito pelo qual fomos criados. Dar frutos para Glória de Deus.

Há cegueiras biológicas; pessoas nascem assim. Outras, psicológicas; alguns querem assim. “Veem” segundo suas vontades, seletivamente, escolhendo ver apenas o que desejam. Esses, nos apreços vulgares são tidos como os piores. “O pior cego, é o que não quer ver.”

Porém, há uma cegueira que talvez seja ainda mais danosa; a espiritual, que oblitera o entendimento, desvia o foco, das realidades transcendentes que deveríamos ver. “Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do Evangelho da Glória de Cristo, que é a Imagem de Deus.” II Cor 4;4

Cegueira seletiva, contra a Luz do Evangelho; nesse objetivo, o traíra embeleza o quanto pode seu vasto é ímpio parque de diversões, o mundo, para manter fixos nalguma tela dele, os olhos daqueles que poderiam ser iluminados se olhassem na direção certa.

No caso do cego de Betsaida, O Senhor o condicionou: “... o fez olhar para cima...” Desde dias antigos, O Senhor nos desafia a isso: “Olhai para Mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque Eu Sou Deus, não há outro.” Is 45;22

Cada vez que, uma mensagem assim é produzida, Jesus Cristo, O Senhor, toma alguém pela mão, o tira por um pouco para “fora da aldeia” e o faz olhar para cima. 

Nessa geração que corre sem objetivo, entre “memes” e “cortes”, quantos têm tempo, coragem para “perder tempo” com textões? Muitos se gabam da alienação; “Passou de duas linhas, não leio.” Estão viciados nos petiscos rápidos do príncipe do mundo, sem tempo para O Príncipe da Paz.

Pois, a luz espiritual costuma assustar, ensejar desconforto, não pelo que ela é; antes, pelo que nos tornamos. Coloca-nos numa “saia justa”, e nos desafia a lidarmos com o que vemos. Por isso, a maioria evita o “risco” de olhar para cima. “... os homens amaram mais as trevas que a luz, porque suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, não vem para a luz, para que suas obras não sejam reprovadas.” JO 3;19 e 20

Temos então, um consórcio entre a cegueira voluntária e a espiritual, dos que, desejam a aprovação, sem sequer tentar, agir de modo probo.

Felizes os que ainda se deixam pegar pela mão e olham para cima. Depois de iluminados pelo Senhor, bastará A Palavra Dele, para ficarem longe da aldeia condenada. “mandou-o para sua casa, dizendo: Não entres na aldeia...” v 26
Gosto
Comentar
Enviar
Partilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário