domingo, 21 de julho de 2024

Estatura


“Procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.” Luc 19;3

Zaqueu subindo numa árvore para poder ver a Jesus, compensando a pouca altura. Para surpresa dele, O Senhor o chamou pelo nome, e “se convidou” à casa do cobrador de impostos. “... Zaqueu, desce depressa, porque hoje Me convém pousar em tua casa.” V 5

O “interesse” do Salvador dizendo que, ir à casa dele era uma coisa que lhe convinha. Após o arrependimento para salvação, do pequeno fazendário, O Senhor explicou com mais detalhes, Seus interesses: “... o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” V 10

Qualquer perdido é alvo do Divino amor, a ser expresso mediante quem represente a Cristo. “... contai a boa notícia a toda criatura.”

Dado esse bendito interesse, nenhum de nós carece estatura suficiente para ver, ou receber Jesus. Basta estar perdido; sem Ele, todos estão.

Quando alguém o busca com tal sede, ao ponto de se expor como Zaqueu, apenas para vê-lo, certamente, essa motivação íntima agrada ao Senhor; Ele deu ao pequeno curioso, algo além do que desejava. Queria ver; foi habilitado a hospedar, compungido a se arrepender da vida que levara, para sua salvação.

Se, para ver e receber ao Salvador, todos têm e necessária estatura, uma vez recebendo-o, se tornando ovelha Dele, aí a edificação, deve ser buscada como quem, tendo encontrado um pérola de grande valor, coloca vigilantes no entorno, para que, a mesma não seja furtada.

Isso, não pode ser obtido subindo numa árvore, como fez Zaqueu. Carecemos enveredar pelo caminho do aprendizado acerca do Senhor, para que, quando os semeadores de engano visarem nossa “terra”, essa se mostre refratária às suas sementes.

“Ele mesmo deu uns para apóstolos, outros para profetas, evangelistas, pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, ao conhecimento do Filho de Deus, homem perfeito, à medida da Estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em redor por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.” Ef 4;11 a 14

Para salvação a “estatura” de perdidos nos basta. Para prosseguirmos firmes em Cristo, contra toda sorte de enganos enviados para nos desviar, devemos buscar a Estatura Dele, mediante aprendizado, e exercício nas coisas espirituais, para, pelo discernimento, não sermos vulnerados.

Aos que foram omissos nisso, outrora, foi dito: “... vos fizestes negligentes para ouvir. Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar os primeiros rudimentos das Palavras de Deus; vos haveis feito tais que necessitais de leite, não, de sólido mantimento.” Heb 5;11 e 12

Escrevendo a Timóteo, Paulo aconselhou: “... exercita a ti mesmo em piedade; porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.” I Tim 4;7 e 8

Na conclusão à exortação supra, aos hebreus, temos: “Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem quanto, o mal.” V 14

Aos que descansam na ignorância, afinal, “Deus escolheu as coisas loucas desse mundo para confundir às sábias”, I Cor 1 28 ss um alerta: Isso é parte de uma diatribe de Paulo contra os supostos sabe-tudo da época, aos quais desafiou: “Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Deus o mundo não O conheceu pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.” I Cor 1;20 e 21

Ele escolheu as coisas loucas, no prisma da sabedoria humana, para dar a espiritual, abrindo entendimentos nessa dimensão; mas, nos chamou ao aprendizado. “falamos sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; a qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da Glória.” I Cor 2;7 e 8

Se alguém for salvo dum incêndio pela escada Magirus, nu, porque estava se banhando na hora do sinistro, seguirá assim, uma vez que foi salvo nessa condição? Não! Era uma emergência. De igual modo nós, não seguiremos sendo “coisas loucas” porque fomos chamados assim; antes buscaremos aprender, para honrarmos àquele que nos salvou.

“Quem anda com sábios ficará sábio...” Prov 13;20 Em Cristo andamos com Aquele, “Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.” Col 2;3

Nenhum comentário:

Postar um comentário