domingo, 28 de fevereiro de 2021

A Liberdade Possível


“... Se vós permanecerdes na Minha Palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” Jo 8;31 e 32

Valores caros; o conhecimento de uma é posto como patrocinador do usufruto da outra. Conhecer à verdade para, por ela, ser livre.

Algumas coisas são necessárias nessa dualidade em que eferve o mundo; luz e trevas, vida e morte, verdade e mentira. Se, prefiro o calor, naturalmente tenho algumas objeções ao frio; tendo afinidade maior com a luz, por certo trago algumas restrições às trevas; se, a verdade liberta, necessária a conclusão que é a mentira que aprisiona.

Embora alguns advoguem que o conhecimento em si nos faz livres, isso é só meia verdade. Liberta da ignorância intelectual; contudo, há outro viés, sabedoria, que demanda o concurso da vontade humana alinhada à Divina; isso só Cristo propicia.

Um gênio da física como Stephen Howkins por exemplo, era ateu; vemos que, mesmo sua mente tendo galgado alturas, sua alma seguia em trevas; Foi ele que disse: “A fé é um brinquedo de crianças com medo do escuro.” Ao que, certo pregador respondeu: “O ateísmo é um brinquedo de adultos com medo da luz.”

Oportuno lembrar Platão: “É natural as crianças terem medo do escuro; trágico é quando os adultos têm medo da luz.”

Paulo fez a necessária distinção entre o conhecimento, a sabedoria do mundo, e a Sabedoria, por excelência: “Mas falamos a Sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; a qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da Glória.” I Cor 2;7 e 8

Se, para conhecermos à verdade devemos permanecer na Palavra de Cristo, Ele desafiou: “Negue a si mesmo”; a primeira nuance da verdade que assoma é que o ego, o si mesmo autônomo é uma fraude, uma mentira; não tem espaço nos domínios da verdade.

Foi a serpente no Éden quem disse que os humanos não precisavam seguir à Vontade Divina; poderiam eleger valores como bem e mal, por si mesmos; seriam como Deus.

Cristo veio desfazer também a essa obra do Diabo; a liberdade que esse conhecimento enseja nos coloca de novo, submissos, “... tome a cada dia sua cruz ...”; então, o vulgo fazer o que quiser, que alguns equacionam com liberdade não é bem assim. 

Parece que a liberdade possível, desejável, é cada ser, funcionar segundo o propósito para o qual foi criado. Não mais.

A liberdade proposta visa nos separar do jeito mundano de pensar e agir, para volvermos, à Boa Vontade Divina; “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis a boa, agradável e perfeita Vontade de Deus.” Rom 12;2

Dado que somos arbitrários, todos podemos fazer o que quisermos. “Anda pela vista dos teus olhos...” Por quê os pleitos por liberdade ainda? 

Porque, no fundo, as pessoas não apenas querem fazer o que der na telha, como também, que tais feitos sejam inconsequentes; não é assim. “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; tudo o que o homem semear, isso ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará vida eterna.” Gál 6;7 e 8

O conhecimento pode ensejar ateus letrados; a Sabedoria necessariamente reconduz a Deus como disse Blaise Pascal: “Um pouco de ciência afasta ao homem de Deus; um muito, aproxima.”

Se, Paulo diferira uma sabedoria e outra, como vimos, também o fez em relação à ciência; “Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos, oposições da falsamente chamada ciência, a qual, professando-a alguns, se desviaram da fé...” I Tim 6;20 e 21

Uma “ciência” que desvia da fé, necessariamente se opõe a Deus; “Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra O Senhor.” Prov 21;30

Fomos criados para “funcionar” segundo Deus e Sua Vontade; sempre que nosso agir destoa Daquela, nossa consciência acende uma luzinha vermelha denunciando que um naco da liberdade original se perdeu.

Por isso, a Liberdade que Cristo oferece, primeiro purifica, apaga nossa “lousa” cheia de impropérios; depois capacita a uma escrita seletiva, segundo O Criador; “...o Sangue de Cristo, que pelo Espírito Eterno ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo...”

Então, quando Paulo afirma que os salvos têm a “Mente de Cristo”, supõe que aqueles permanecem na Palavra Dele.

O Pai de mentira esboça “reinicializar o mundo” agora livre de Deus, dos “discursos do ódio”. Sabem os que conhecem a verdade, o que subjaz a essa camuflagem “amorosa”; escravidão sob jugo do erro.

sábado, 27 de fevereiro de 2021

Memórias do Cárcere


“Então falou o copeiro-mor a Faraó, dizendo: Das minhas ofensas me lembro hoje” Gn 41;9

Havia uma crise na corte; Faraó sonhara algo que o estava inquietando pela interpretação; “sábio” nenhum conseguia.

Então, o copeiro-mor que estivera preso junto com José, o jovem hebreu que interpretara dois sonhos, dele e do padeiro que, segundo a mesma interpretação acabou enforcado, lembrou-se disso. José pedira a ele que falasse benignamente a seu favor, uma vez livre; pois, estava preso inocente.

Por isso, invés de lembrar de uma solução ao dilema real, estritamente, disse ao lembrar de José que se lembrava das suas ofensas. Bons tempos aqueles onde prometer algo e não cumprir era equacionado como ofensa, à honra, ao caráter, ou mesmo, a uma divindade interessada em idoneidade.

O lado bom das nossas crises, certamente é esse exame de consciência, onde, vidas fúteis de quando vai tudo bem, cogitam nas razões pelas quais as coisas passam a ir mal. Não raro, o sítio arqueológico da memória costuma expor ossos pretéritos que, devidamente ajuntados moldam o arcabouço de pendências espirituais.

Como disse certo poeta: “Na parede da memória essa lembrança é o quadro que dói mais.”

No salmo 50 O Senhor denunciou um que, precisava duma “crise” uma vez que estava seguro no erro; “Que fazes tu em recitar Meus Estatutos e tomar Minha Aliança na tua boca? Visto que odeias a correção, lanças Minhas Palavras para detrás de ti. Quando vês o ladrão, consentes com ele, tens a tua parte com adúlteros. Soltas tua boca para o mal; a tua língua compõe engano. Assentas-te a falar contra teu irmão; falas mal contra o filho de tua mãe. Estas coisas tens feito, e calei; pensavas que era tal como tu, mas te arguirei, as porei por ordem diante dos teus olhos.” Sal 50;16 a 21

Pedro enfrentou sua crise também; bravateara que iria à morte com Cristo, se necessário; O Senhor asseverou que antes que o galo cantasse ele o negaria três vezes. Então, quando o penoso trinou após a terceira manquitolada dele, presto a memória acordou; e entristecido “chorou amargamente”.

Temos “acessórios” à memória. Por isso O Senhor ordenou a Ceia; “Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.” I Cor 11;26

Periodicamente sofremos uma “crise” forçada, onde somos instados a discernir o “Corpo do Senhor” numa autoanálise.

Podemos usar máscaras convenientes fingindo sofrer de Alzheimer espiritual; mas, seria uma maneira de trairmos a nós mesmos.

Toda a vez que A Palavra de Deus é pregada retamente, devemos perguntar como Pilatos: “Que farei de Jesus chamado O Cristo?” A mensagem idônea evoca nossos maus passos pretéritos desafiando-nos a lidarmos com isso segundo os termos Divinos.

Se lembrar, no caso do Copeiro ensejava recordar de um preso inocente, no nosso caso, é forçoso que lembremos que Um Inocente morreu por nossas ofensas. Se algo tão grave assim não bastar para nos levar ao arrependimento, nada bastará; somos então, um caso perdido.

José foi guindado do cárcere ao trono; a Inocência de Cristo legada aos que se arrependem também, pega aos que mereciam a morte e exalta-os, com o gracioso dom da vida eterna.

A mensagem evangélica traz crise no império do ego, para que toda a segurança falsa e justiça própria despareçam, ao assomarem as memórias das nossas ofensas.

O sonho do Faraó apontava para dois tempos distintos, sete anos de fartura, outros sete de miséria; na nossa crise vemos a miséria das nossas faltas compensada com a fartura dos celeiros da Graça. “Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de Um muitos serão feitos justos. Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;” Rom 5;19 e 20

Soando verídica a interpretação de José aos ouvidos do rei, esse boquiaberto disse: “... Acharíamos um homem como este em quem haja O Espírito de Deus?” Gn 41;38

O copeiro esquecera do pedido de “Habeas Corpus” do jovem hebreu, sua postura de retidão e temor a Deus atraíra ao Espírito Santo para ele. A angústia pontual de Faraó serviu como meio de remover a duradoura, de José.

Na sua exaltação ele teve um filho que chamou Manassés, que significa, “Deus faz esquecer”; todavia nas almas dos seus irmãos que o venderam ainda restava algo que Deus faria lembrar. 

O perdão Divino está acessível a todos, mediante arrependimento, não vistas grossas.

Nossas ofensas são tratadas em misericórdia quanto à sentença, em verdade quanto à justiça; pois, “O que encobre suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.” Prov 28;13

Amplitude do Caminho


“Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no Reino Eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” II Ped 1;11

Ampla a entrada, isso parece contradizer um ensino do Senhor, de que, estreita é a porta e apertado o caminho que conduz à vida. São contextos distintos, porém. Nem sempre uma contradição verbal é uma contradição real.

O Salvador falava em público lançando sementes sobre todos os tipos de solo, acentuando a coisa indispensável para salvação: “Negue a si mesmo...” Um estreitamento difícil demais, ao homem natural. Pedro escrevia aos salvos, “... aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa...” Cap 1;1

Não acenou com uma entrada ampla a quem estivesse na igreja, simplesmente; antes, a quem desenvolvesse as qualidades esperáveis em Cristo; fé, virtude, ciência, temperança, paciência, piedade, amor fraternal, caridade.

“Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois, aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados.” Vs 8 e 9

A purificação dos pecados visa que, não somente deixemos o modo de viver de antes, mas que desenvolvamos, doravante, outro, segundo O Mestre. Ele “Limpa” as varas da videira, para que frutifiquem.

Assim, se O Salvador pontuou de quê, separar-se para pertencer-lhe, o ego; Pedro enfatizou quais caminhos seguir para imitar a Cristo.

O que “patrocina” a existência de mártires, mesmo em nossos dias, senão, a força de um fé tão robusta que, nem mesmo a ameaça de morte pode tolher?

Os que logram tal proeza já estão, pelo hábito, no caminho amplo; exercitaram-se no carregar a cruz de tal modo, que desenvolveram uma fibra espiritual que transcende às ameaças possíveis “debaixo do sol”, uma vez que têm sua “despensa” acima disso; “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.” Col 3;1

A limitação das coisas na esfera dessa vida, como disse Paulo, atesta nossa pobreza; falta dos bens eternos; “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.” I Cor 15;19

A abordagem inicial aos pecadores é para que “morram”, mortifiquem más inclinações, neguem-se; a exortação aos salvos fala com os que já “voltaram da morte” redivivos em Cristo, com Sua Mente; “... já ressuscitastes com Cristo...” Esses já fazem parte dum Reino que, por agora, não é desse mundo.

Invés de calcularem os riscos de deixar seus prazeres diletos ousando andar no caminho apertado, podem como Paulo falar de modo vitorioso; “Porque para mim viver é Cristo, e morrer é ganho.” Fp 1;21

Esse estágio não é uma conquista imediata! A maturidade espiritual demanda alimentar-se de Deus e Sua Palavra; como o ditoso do Salmo primeiro que, não apenas separa-se das más companhias, conselhos, influências, mas “na Sua Lei medita de dia e de noite...” Muitos ouvem-na com preguiça tolhendo a si mesmos do desejável crescimento; “Devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar os primeiros rudimentos das Palavras de Deus; vos haveis feito tais que necessitais de leite, não de sólido mantimento.” Heb 5;12

Essa triste conclusão, “vos haveis feito tais...” é uma denúncia de que eles não buscaram as virtudes aquelas, arroladas por Pedro. Se mostraram “ociosos e estéreis”.

De certo modo se fizeram resultado do que não fizeram; como disse alguém: “Primeiro você faz escolhas; depois, as escolhas fazem você.”

Para muitos o Reino dos Céus é mero devaneio terreno, algo pelo qual se atrevem alguns passos enquanto as coisas “derem certo”; ora, se o ingresso é “negue-se”, as aspirações meramente humanas naturais devem dar muito erradas, se queremos Salvação. “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, pode ser.” Rom 8;7

Como bem disse Watchmann Nee, “Há muitos ensinando a viver melhor, quando deveriam ensinar a morrer melhor.”

Nossa cruz deve ser tomada todos os dias, pois, nossa morte não é de uma vez por todas como foi a do Senhor; somos desafiados a mortificar as más inclinações. As virtudes aquelas alistadas por Pedro devem permear nossa caminhada, se, de fato ressuscitamos com Cristo.

Assim como as águas paradas que se corrompem, um convertido ocioso, estéril na seara do Senhor. Como beber da Água da Vida fazendo-se fonte corrupta?

A menos que saibamos como esconder uma cidade edificada sobre um monte, Cristo em nós há de fulgir, de modo que todos vejam; “Resplandeça vossa luz diante dos homens, para que vejam vossas boas obras e glorifiquem ao vosso Pai, que está nos Céus.” Mat 5;16

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Almas cegas


“Sobrevieram porém, uns judeus...” Atos 14;19

Paulo e Barnabé em Listra, depararam com um homem coxo que, pela intervenção de Paulo foi curado; o supersticioso povo da região, adoradores de deuses pagãos como Mercúrio e Júpiter, queriam oferecer sacrifícios em honra aos apóstolos, pois, segundo pensavam, os deuses de seu credo se tinham feito humanos e passeavam entre eles.

Com muito esforço Paulo conseguiu dissuadi-los, demonstrando que eles também eram meros homens; que o milagre operado se devia ao Senhor Jesus.

Enfim, aos poucos as coisas estavam indo aos seus lugares, até que chegaram os judeus.

Que esses eram invejosos seguindo os passos de Paulo com maus intentos sabemos; mas, o fato novo naquele cenário é a mudança brusca daquele povo.

Se, ante um milagre estrepitoso queriam honrar a Paulo e Barnabé como se, dois deuses, ouvindo meia dúzia de falas dos judeus perseguidores, os mesmos que estavam dispostos a oferecer honrarias e sacrifícios viraram algozes. “Sobrevieram, porém, uns judeus de Antioquia e de Icônio que, tendo convencido a multidão, apedrejaram Paulo e o arrastaram para fora da cidade, pensando que estava morto.”

Triste sina! Entre estranhos, foram bem recebidos, quase honrados, exaltados; não o foram por não permitir, sabendo-se indignos de honrarias que pertencem ao Senhor. Todavia, entre os irmãos de sangue, Paulo encontrara oposição tão violenta que só o deixaram por pensarem que estava morto.

Ecos de sentenças do Senhor, que um profeta não é bem-vindo na sua terra; ou, que os inimigos do homem serão os da sua própria casa.

Normalmente uma mãe aconselha uma série de cuidados quando alguém sai peregrinar entre estranhos; mas não poucas vezes o perigo está dentro de casa, mais que nos desconhecidos.

Foi o irmão de Abel que o matou; os irmãos de José que o venderam; Adonias, irmão de Salomão lhe quis usurpar o reino; os irmãos de Jesus O quiseram prender dizendo que Ele estava fora da casinha; “Quando os seus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si.” Mc 3;21

Vistos esses exemplos e outros tantos que há, talvez se deva aconselhar cuidado quando alguém volta para casa, mais do que, quando sai às ruas. Como disse Voltaire: “Deus me livre dos meus amigos, que dos inimigos eu me cuido.”

A inveja, essa doença da alma costuma pegar em alvos bem de perto, dada sua natureza; sua origem latina invidia, de “invidere” traz a ideia de algo que outrem não quer ver, recusa-se a isso; seja um talento, um bem, uma posição.

Ora, só pode não querer ver algo que possuímos, um que está próximo, em condições de ver; embora até possamos invejar gente distante que ocupa lugares altos, é quando algum de perto é elevado que somos mais fortemente tentados à inveja.

Se voltarmos ao incidente acima veremos que Barnabé nada sofreu; era com Paulo expressamente, a bronca dos invejosos.

O homem que ama à justiça o faz em todo o tempo, mesmo quando, eventualmente essa se volta contra ele; o invejoso acha “injusto” determinados bens não serem dele;
sentencia seu alvo e sai em busca de um “crime”; na verdade um pretexto, para fazer parecer que sua inveja traja roupas limpas; mas, ele sabe que não é assim, como sabiam também os algozes do Senhor e o próprio Pilatos. “Porque ele bem sabia que por inveja os principais dos sacerdotes o tinham entregado.” Mc 15;10

Quem nasce de novo mediante Cristo é liberto desses males todos, caso viva a Doutrina do Senhor; de um antigo horizonte embaçado, onde sequer conseguia ver o que estava perto, agora é guindado à dimensão da fé, onde consegue “ver” mesmo o que está distante. “A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam; a prova das coisas que se não veem.” Heb 11;1

Aqueles pararam de apedrejar quando pensaram que Paulo morrera; Deus guardou Seu servo ainda vivo, debaixo dos olhos dos que, cegados pela inveja e pelo ódio nem conseguiam ver.

Cegar é o trabalho do pai dos invejosos; “... o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da Glória de Cristo, que é a Imagem de Deus.” II Cor 4;4

Porém, os feitos do Pai, em sempre são apreciados apenas pelos invejosos; alguns de boa índole vendo-os aprendem temer; descobrem quão confiável Ele É.

Vendo-nos receber o que não merecemos entendem a Graça; por ela são atraídos também; “Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs meus pés sobre uma rocha, firmou meus passos. Pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, temerão e confiarão no Senhor.” Sal 40;2 e 3

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

"Palmas pra Jesus"


“O caminho para a vida é daquele que guarda a instrução; mas, o que deixa a repreensão comete erro.” Pv 10;17

O paralelismo sinonímico da poesia hebraica aqui coloca instrução e repreensão lado a lado, fundindo conhecimento e educação como duas faces de uma mesma moeda.

Bons tempos aqueles em que os pedagogos tinham autoridade como de um pai ou mãe, para repreender aprendizes, quando oportuno. Hoje, o que podem é dividir conhecimento em ambientes às vezes hostis, de filhos mal-educados que desafiam seus mestres, pois se sentem seguros, protegidos pela lei. Restos mortais do método Paulo Freire. Não são discípulos, são “oprimidos”. Se soubessem quanto a ignorância é opressora, nesse escopo a coisa faria sentido.

Pois, a brandura “civilizada” dos mestres atingiu também aos mensageiros do Evangelho que, em sua maioria, laboram com fim de trazer satisfação à plateia, para que as pessoas satisfeitas, com as doses usuais de drogas religiosas, aplaudam “a Jesus”.

O hábito de aplaudir remonta ao teatro grego da antiguidade, onde, as pessoas evocavam aos deuses das artes para que esses ajudassem aos atores em seus desempenhos. Hoje, significa aprovação de uma atuação, concordância com um postulado qualquer, identificação; ou ainda, incentivo.

É comum em cultos atuais, o “animador” evocar as “palmas pra Jesus”; ou, durante uma mensagem as pessoas aplaudirem um tirada qualquer do pregador. 

Não estou preocupado com o hábito de aplaudir na igreja, que, de per si, não infrói nem diminói; mas, constatando um viés preocupante no prisma da sã doutrina, subjacente à essa “civilização” dos mensageiros.

Joseph Aleine, é citado no livro os puritanos e a conversão, pois durante um sermão dominical teria dito, à sua plateia londrina: “Não porei em meu anzol a isca da retórica; pois, não estou pescando o vosso aplauso; se fosse isso, eu cantaria outra canção; minha missão é compungi-los para a salvação, não agradá-los; e se eu falhar estareis perdidos; sem conversão não há salvação”.

Que diferença entre uma abordagem sóbria e veraz assim, e os pregadores da mídia atual! A maioria parece fazer seus cursinhos sobre “como fazer amigos e influenciar pessoas” antes de se aprofundar na Fonte da Água da Vida, para, servindo dela, levar os pecadores a Cristo.

Essa mentalidade empresarial que invadiu domínios antes da verdade, agora dita regras mercantis em busca da quantidade, alheias à qualidade. Pouco importa se são bodes ou ovelhas, desde que os templos se encham.

Jesus deve ter “melhorado” muito com a civilização; pois, em Seus dias, o máximo que conseguiu foi aquecer uns corações oportunistas que o receberam em triunfo pensando que viera a Jerusalém para derrotar os romanos, reinar e multiplicar pães e peixes aos Seus súditos. Fora desse frissom de auto engano, jamais foi aplaudido. Entretanto, hoje, “Ele” está arrasando.

Parece que tememos mais a ditadura do politicamente correto, que falsear a interpretação das Escrituras. Honramos mais aos homens pecadores e mortais como nós, que a Deus.

Sempre que levantamos pela manhã, o espelho nos dá más notícias; estamos de cara amassada, despenteados; e ele, fiel, nos lança "em rosto", o rosto como está. Isso possibilita que demos uma ajeitada no visual para sairmos à luta de cada dia.

A Palavra de Deus é o espelho da alma; ela deve ser usada com a mesma fidelidade, mostrando os desarranjos interiores, para que os que se deixarem convencer por ela melhorem suas “aparências”, ante O Espírito Santo de Deus.

Mas não queremos incomodar, seríamos tachados de dinossauros espirituais... Nada mais incômodo que um despertador quando o sono tá gostoso; mas, esse “incômodo” salva empregos, relacionamentos, vidas; figura aliás, que Paulo usa em sua pregação: “...Desperta, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo te esclarecerá.” Ef 5;14

Nossa tarefa não é produzir satisfação nem gerar aplausos; aliás, quanto mais mal na foto os pecadores ficarem, diante da Palavra, mais chance de ousarem confessar seus erros e abandoná-los.

Deixemos os pecadores sem chão e reduzamos a pó, qualquer pedregulho de segurança carnal e enganosa, mesmo que eles fiquem abalados; porque assim, pode ser que sintam o quanto carecem da graça de Deus, como acontecia no começo da igreja; “Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?” Atos 2;37 Pois, quem fica assim a perguntar por um rumo, nada tem pra aplaudir.

E, devemos dar a Jesus bem mais que alguns tapas, como ensina o Mesmo Paulo; “...apresenteis vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” Rom 12;1

“Os aduladores são como as plantas parasitas que abraçam o tronco e os ramos duma árvore para melhor se aproveitar e consumir.” Marquês de Maricá

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Nossa ingratidão diária


“Respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? Onde estão os nove?” Luc 17;17

Jesus curara dez leprosos. Apenas um, samaritano, voltou glorificando a Deus agradecido. Os demais sumiram. Ingratidão é um mal comum no seio da humanidade caída, infelizmente.

Um homem maduro não há de pautar o que é pelo que os outros são. Às vezes deparo com queixas tipo: “Que triste saber que pessoas que ajudamos estão falando mal de nós.”

Não digo que não seja triste; mas, “dos ímpios procede a impiedade”; ao ajudarmos um que é assim, natural que siga sendo o que é; eventualmente seu ferrão se voltará contra nós também, se, lhe parecer oportuno. Quem fala mal de terceiros para nós certamente o fará, de nós para terceiros.

Uma faceta é preciso considerar também; em muitos casos as pessoas agem mal. Daí, os que “falam mal” nada mais dizem que a verdade; embora pudessem ser lenientes e silenciar para com lapsos de que lhes ajudou, quando a agimos mal a culpa é mais nossa do que de quem reporta nosso agir.

Pois, quando decidimos ajudar alguém fazemos apenas isso; não contratamos um marqueteiro para que faça propaganda de nossa “bondade”; tampouco mercadejamos como se, nossa boa ação demandasse recompensas; na verdade, a Palavra preceitua que façamos assim até mesmo para com os inimigos; “Portanto, se teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre sua cabeça. Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem.” Rom 12;20 e 21

Notemos que o efeito colateral de agir assim para com eventuais desafetos será “amontoar brasas sobre suas cabeças.” Ou seja: Inquietar seus pensamentos na tentativa de entender como, nós sendo seus inimigos agimos assim; quiçá o tal repense os motivos da inimizade, e a relação progrida para uma reconciliação, até.

Quem foi mais vítima de ingratidão que O Salvador? Entre os incendiados pelo Sinédrio para gritar: “Crucifica-o, crucifica-o!” certamente estava gente que Ele curou, tantos que ensinou, que comeram pães e peixes multiplicados por Ele.

Na agonia da cruz, ao manifestar sua sede deram-lhe vinagre. Mesmo assim, no auge da dor orou: “Pai, perdoa-lhes porque eles não sabem o que fazem.” Isso foi mais que amontoar brasas, um incêndio sobre Seus algozes.

Paulo por ter sido partícipe no martírio de Estêvão, vendo ele também orar por seus verdugos, carregou um peso muito grande de humilhação, após convertido. Há quem diga que o “espinho na carne, o mensageiro de Satanás” que o mantinha humilde era a lembrança disso; dizia-se o menor dos santos pelos males feitos a eles; indigno de ser chamado apóstolo.

A prática do bem é o mínimo que se espera de alguém que pretende servir a Deus. Todavia esse deixa de ser, se for maculada sua essência com o concurso de algum interesse mesquinho. De outro modo: Se, faço o bem por interesse, recompensa, ele se torna mal; apenas um elemento comercial, um meio de escambo onde mascaramos nosso egoísmo com vestes de altruísmo.

Pensar que há “Igrejas” ensinando isso, dizimar não como gratidão pelo recebido, amor à Obra de Deus; mas, como “investimento” pra obter lucros; de igual modo, fazer grandes ofertas. Os que ensinam assim amontoam brasas sob seus pés; reservam para si um espaço no inferno.

Sendo a salvação pela graça, não requer o concurso de obra nenhuma; mas, da verdade sim. Essa, sobre nós mostra quem somos; consequentemente, de quê devemos nos arrepender; sobre Cristo, Quem Ele É; digno do senhorio sobre nossas vidas, doravante.

O fato da salvação não ser lincada às boas obras não as elimina; apenas define seu lugar em nossas vidas. É nosso dever. “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, que Deus preparou para que andássemos nelas.” Ef 2;10

Não dependem de eventual gratidão das pessoas por elas beneficiadas, mas de nosso reconhecimento pelo que Cristo fez por nós.

O Salvador ensinou que quem fizesse algo mínimo que fosse, a um dos Seus servos, de certa forma a Ele faria;
Nós, os convertidos, fomos por Ele curados de lepra também, o pecado.

Fazermos o que prescreveu é o mínimo, para demonstrar nossa gratidão pela cura, que tão alto preço lhe custou.

Vencer o mal com o bem é fazer esse, sem preço, apenas por amor; “... Amai vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos Céus; porque faz que Seu sol se levante sobre maus e bons; a chuva desça sobre justos e injustos.” Mat 5;44 e 45

O tribunal fora-da-lei

“O sumo sacerdote entre seus irmãos, sobre cuja cabeça foi derramado o azeite da unção, consagrado para vestir as vestes, não descobrirá sua cabeça nem rasgará suas vestes;” lev 21;10

“Então o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou; para que precisamos ainda de testemunhas? Ouvistes agora sua blasfêmia.” Mat 26;65

Toda a autoridade delegada deve atinar aos princípios e propósitos de quem a delegou. No caso de um sumo sacerdote, Deus.

Deveria ser como uma “embaixada” do Reino, onde, quem não soubesse poderia aprender sobre o Eterno. “Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, da sua boca devem os homens buscar a lei porque ele é mensageiro do Senhor dos Exércitos.” Mal 2;7

Natural esperar-se dele, luz referente às coisas Divinas, não uma postura obtusa, passional, quiçá, ilícita.

Foi a outro que cometeu erro semelhante que Paulo denunciou, aliás; “... Deus te ferirá, parede branqueada; tu estás aqui assentado para julgar-me conforme a lei, e contra a lei me mandas ferir?” Atos 23;3

Quando o sumo sacerdote que “julgava” ao Senhor rasgou suas vestes, deixou patente certo desequilíbrio emocional, como se sua “justiça” tivesse um quê de pessoal, não derivasse das Leis Divinas.

Quando inclinações particulares entram em cena, normalmente a justiça sai cedendo assento à vingança, perseguição.

Sabedor desse desiquilíbrio humano O Eterno reservou a si essa prerrogativa; pois, dada Sua Ciência e Poder, não sofreria abalos que prejudicassem à justiça; “... conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, Eu darei a recompensa, diz o Senhor. Outra vez: O Senhor julgará Seu povo.” Heb 10;30

A própria existência de leis escritas atina a isso; evitar que calores momentâneos de humanas propensões patrocinem casuísmos ou, injustiças; a frieza da Lei limita e prescreve a postura desejável, bem como, eventual punição por transgressão.

Tratando-se de leis meramente humanas, Montesquieu desenvolveu a ideia da tripartição do poder; um para gerir, o Executivo; outro fazer leis, o Legislativo; e outro intermediário, arbitral pra fiscalizar o devido cumprimento das leis, o judiciário. Isso permeado pela harmonia e independência entre os poderes; vetada a ingerência de um, onde a competência é do outro. Em sistemas democráticos, óbvio.

No absolutismo e ditaduras uma cabeça decide e as demais obedecem.

No Brasil a instância maior do judiciário é o STF; cuja função prioritária é ser guardião da Constituição Federal. Se, alguém tomar uma atitude qualquer que fira nossa Carta Magna, cabe àquela Corte, interferir para coibir a violação da ordem estabelecida.

Entretanto, nossos bravos juízes entenderam errado o sentido de “Corte”; pensam ser onze reis. São os primeiros a cometerem violações; usurpam funções do Congresso legislando sobre o aborto, casamento gay; forjam processos ilícitos, prisões ilegais; buscas e apreensões indevidas. E agora a cereja na torta; mandaram prender certo deputado Federal, que gravou um vídeo com críticas acres aos membros daquele Tribunal.

Isso, apesar do artigo 53 da Constituição rezar que os parlamentares são invioláveis por suas opiniões palavras e votos.

Embora o conteúdo da fala possa ser alvo de juízo interno na comissão de ética, seu direito de falar o que pensa é inviolável. Digo; seria se nosso país funcionasse democraticamente.

Os papa-lagostas de capas pretas se portam como se estivessem acima do bem e do mal; e defendem-se como se divindades incriticáveis.

Uma vez que são delegados para serviço público e por nós são pagos, deveriam saber que suas autoridades são derivadas e perdem sentido, quando atuam contrariamente a quem as delegou.
Já passou da hora deles saberem quem manda.

Vergonhosamente, o Congresso Nacional invés de uma veemente diatribe contra essa intervenção indevida em seus atributos, corroborou a prisão ilícita, por 364 votos à favor, e apenas 130 contra.

Inútil uma lei escrita, por justa que seja, quando, o que faz a roda girar são câmbios fisiológicos, compadrio e cumplicidade de gente com rabo preso, ou interesses escusos em voga.

Não caio nessa tolice de que não sabemos votar. A ideia inerente é que outros tantos que não foram eleitos seriam os bons; não são! São farinha do mesmo saco. Não temos escolha. É ínfima minoria que presta. O resto, malgrado pompa e circunstância, ternos importados e discursos pomposos, não passam de lixo envernizado.

Não são sistemas, governos, partidos, ideologias que estão falidos; é o ser humano.

Salvas raras exceções, somos um amontoado de gente rasa, camuflado atrás de pretensões profundas. Aquilo flutuando sobre águas sem pesos de valor para atingir o fundo.

Deus chama todos à graça de Cristo; mas, os termos do seu Amor inefável já são aquilatados por muitos como “discurso de ódio”.

Não sendo possível tratar mediante a Graça, restará a Ele a frieza da Lei. E lá, o que está escrito vale.