quinta-feira, 2 de outubro de 2025

O silêncio


“Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração.” Luc 2;19

Maria bem sabia como o menino Jesus fora gerado, e Quem Ele viria a ser. Por certo, ignorava a que preço, Ele livraria Seu povo dos seus pecados, como dissera-lhe o anjo. Senão, seria mui triste sua sina.

Porém, mesmo acerca do que sabia, não fazia estardalhaço; era como um segredo entre ela e Deus. Guardava em seu coração.

Nem tudo o que sabemos é oportuno que seja dito. “O segredo do Senhor é com aqueles que o temem; Ele lhes mostrará Sua Aliança.” Sal 25;14

Algumas coisas do nosso relacionamento com O Senhor, se fossem contadas, não seriam entendidas. São nosso segredo. Devemos guardá-las.

Palavras são como veículos nos quais podemos carregar emoções, sentimentos, informações... e, exagerando nelas, transgressões. “... a voz do tolo (vem) da multidão das palavras.” Ecl 5;3

Óbvio que quem foi comissionado pelo Santo precisa falar. No entanto, há momentos em que nos convém calar. Que saibamos discernir aos tais. “Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que teu silêncio.”

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Os chamados

 “Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.” Ex 3;5

O Senhor falando a Moisés.

“Não te chegues para cá...” Devemos saber a distância que nos separa do Criador. Antes de resolvida a questão do pecado, a proximidade é indevida, impossível. Para resolver isso, O Salvador fez o caminho inverso: “Vinde a Mim.”

“tira os sapatos dos teus pés;” ou, “Negue a si mesmo.” Quem ousar essa aproximação sem Cristo vai na presunção de justiça própria. Devemos ter, “calçados os pés na preparação do evangelho da paz;” Ef 6;15 Antes de estarmos em paz com Deus, nada feito.

“O lugar que tu estás é terra santa.” Nossa missão é santa. “... Sede santos, porque Eu Sou Santo.” I Ped 1;16

Enfim, todo ministro do Evangelho fala da parte de Deus. Precisa saber a distância que separa criatura e Criador; tirar o calçado da presunção, zelar pelo testemunho santo. Então, dele se dirá: “Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia boas novas...” Is 52;7

O alvo

 “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Fp 3;14

Grande é a importância de nos mantermos focados no que devemos atingir. Pois, se alguém está no caminho errado, quanto mais “progride”, mais se afasta da luz.

Infelizmente, muitos, de ministérios outrora relevantes, se perderam nisso. De pregadores do Evangelho se fizeram oponentes dos evangélicos. Realçam coisas escandalosas que acontecem em nosso meio e fazem disso, seu ofício.

Não ignoramos que essas coisas acontecem, tampouco, esposamos que sejam escondidas. Apenas, quem foi separado para Cristo, mire em exaltar Sua Obra e Sua Doutrina, mais do que, em dar mídia aos feitos da oposição, pelos seus infiltrados entre os fiéis.

Fostes chamados, disse Pedro, “... para que anuncieis as virtudes Daquele que vos chamou das trevas para Sua Maravilhosa Luz;” I Ped 2;9

Anunciar às virtudes de Cristo, invés dos defeitos da oposição. Centremo-nos, pois, “Em Quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.” Col 2;3 Quem perde o objetivo, mesmo acertando em cheio, não dá um bom tiro.

Escolhas

“A condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, os homens amaram mais as trevas que a luz, porque suas obras eram más.” Jo 3;19


Eventualmente ouvimos: “Se Deus É Amor, como mandaria alguém para o inferno?” É uma boa pergunta. A rigor, O Eterno não manda ninguém para lá. Chama a Si; “vinde a Mim todos...” Mat 11;28

Os que, infelizmente se perdem, o fazem pelas suas escolhas. Amando mais às trevas que à luz, deixam patente pelos seus atos, o que prezam e o que desprezam.

Se, O Eterno sonegasse as consequências das nossas opções, estaria vilipendiando à justiça que também ama.

Por isso, a advertência: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que homem semear, isso ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.” Gál 6;7 e 8

Enfim, a liberdade pressupõe responsabilidade; façamos bom uso da nossa. “O que Me der ouvidos habitará em segurança, estará livre do temor do mal.” Prov 1;33

terça-feira, 30 de setembro de 2025

Tempo de misericórdia

 

“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque Suas misericórdias não têm fim; novas são cada manhã...” Lam 3;22 e 23

Jeremias apresentou essa qualidade Divina como natural. Como o nascer do sol, a novidade que se repete cada manhã. Não estava aludindo a um modo de agir de Deus; antes, a uma nuance do Divino Ser. Deus é misericordioso sempre. Até quando castiga.

Habacuque, antevendo uma severa situação de juízo, orou nesses termos: “... na Tua ira lembra-te da misericórdia.” Hac 3;2

A Palavra não apresenta a ira como parte da Divindade. Os movimentos emocionais do Santo são bem estabelecidos, em face dos motivos que os despertam; “Tu amas a justiça e odeias a impiedade...” sal 45;7

Invés duma repetição cíclica, como apresentou a misericórdia, a manifestação da ira espera por um dia específico. Advertiu Paulo aos que viviam impiamente; “Segundo tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus;” Rom 2;5

Embora, pontualmente, a ira Santa acenda todos os dias, por causa de resiliência humana na maldade, “Deus é Juiz Justo, um Deus que se ira todos os dias.” Sal 7;11 Nessas situações, lembra-se da misericórdia, como orou Habacuque; age em longanimidade; embora, o ímpio entenda mal esse rasgo da misericórdia que espera por eventual arrependimento e mudança; dele abusa em prejuízo próprio. “Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para fazer o mal.” Ecl 8;11

Quando Jeremias escreveu assegurando da Divina misericórdia que se renova diariamente, o fez num cenário de total devastação da cidade e do templo. Jerusalém se encontrava em ruínas; passeando sôfrego entre elas, o profeta das lágrimas ainda conseguia ver nuances da bondade Divina. Ele estava vivo, apesar de tudo e a grande maioria do povo, também; embora tivessem sido levados cativos para Babilônia.

Poderia ser pior, pensou; poderíamos ter sidos destruídos, mas a Divina graça não permitiu. “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos...”

O mesmo Jeremias fora instrumento de reiteradas mensagens exortando ao arrependimento, para que o juízo que então se ameçava, não fosse necessário. Quando cansara de falar à “raia miúda” não sendo ouvido, decidiu buscar pelos líderes, esperando que com esses fosse diferente, mas se decepcionara; “... estes são pobres; são loucos, pois, não sabem o caminho do Senhor, nem o juízo do seu Deus. Irei aos grandes, e falarei com eles; porque eles sabem o caminho do Senhor, o juízo do seu Deus; mas estes juntamente quebraram o jugo, romperam as ataduras.” Cap 5, vs 4 e 5

Ninguém melhor que ele sabia, que o juízo ainda tinha saído barato, poupando a um povo tão rebelde da destruição, e deixando uma janela futura aberta para a vindoura restauração.

Em geral, costumamos ver a Bondade Divina quando as coisas acontecem conforme desejamos; no entanto, mesmo em momentos adversos, Deus não muda Seu Ser. Até nesses nos abençoa, como ensina Paulo: “Sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo Seu propósito.” Rom 8;28

Eventualmente, O Eterno acena com Sua Ira, para que consideremos quão grave é o pecado, e dele nos apartemos, como se deu em Nínive nos dias de Jonas. O Senhor enviara dura mensagem de juízo; dado o arrependimento e mudança dos ninivitas, tratou-os em misericórdia.

Somos chamados em Cristo a sermos também misericordiosos para com aqueles que falharam conosco e se arrependeram; como disse Tiago: “Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo.” Tg 2;13

No nosso caso a misericórdia não é parte do nosso ser; em geral somos vingativos; mas é um aprendizado que carecemos adquirir.

A bondade Divina sempre terá um espaço acolhedor para quem reconhecer suas falhas, se arrepender e buscar perdão. 

Misericórdia, pois, não é licença para pecar; antes, leniência gratuita para quem pecou e se arrependeu. Demanda uma mudança de atitude como testemunha de que o arrependimento é veraz; “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque Grandioso É em perdoar. Porque os Meus pensamentos não são os vossos, nem os vossos caminhos os Meus, diz o Senhor.” Is 55.7 e 8

“Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”. Mat 5;7 Se, é vero que a misericórdia Divina se renova diariamente, também é, que, estará de férias no dia do juízo. “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” Is 55;6

O discurso grave do amor


“Porque teus inimigos fazem tumulto, os que te odeiam levantaram a cabeça. Tomaram astuto conselho contra Teu povo; consultaram contra os Teus escondidos. Disseram: Vinde e desarraiguemo-los para que não sejam nação, nem haja mais memória do nome de Israel.” Sal 83;2 a 4

Grassam denúncias contra os tais “discursos de ódio”, que seriam feitos pelos cristãos. A simples defesa do que acreditamos, e a aversão a determinadas posturas contrárias ao ensino da Palavra de Deus, seria nosso “ódio”, que, disseminaríamos contra os que pensam diferente. A divergência, presto é adjetivada como intolerância, violência; será mesmo assim?

Acima, temos uma breve demonstração do ódio das nações vizinhas ao povo de Israel. Invés de um compilado de discursos discordando desse ou daquele ponto, os que os odiavam apregoavam sua destruição. “... desarraiguemo-los para que não sejam nação...”

Além do ódio como “motor”, tinham a pilhagem dos bens, como segundo motivo; “... Tomemos para nós as casas de Deus em possessão.” V 12

Muito do que se camufla em ideologia, filosofia, fé, tem as posses como real motivo, vergonhosamente.

Há poucos dias o conservador Charlie Kirk foi assassinado, como todos sabem, em Utah, USA; ele seria um difusor de tais discursos. Sempre se dispôs ao debate com quer que fosse; ateu, feminista, gay, islâmico... tolerava toda sorte de discordâncias; muitas, ofensivas, até, sem nunca ofender; apenas discordava, ancorado em sua fé.

Inegável que alguns dos seus oponentes acabavam envergonhados nos debates, não porque esse fosse o objetivo de Charlie; antes, porque defendendo posições insustentáveis, eventualmente, suas incongruências é que os colocavam em maus lençóis, não, eventual ódio de quem os confrontava.

Desconheço um cristão genuíno que pregue a extinção de quem quer que seja. Discordar de uma postura e avisar disso abertamente, por crer que ela induz seu praticante à perdição, é uma eloquente forma de amor. Acaso um pai, quando atua visando afastar um filho das drogas, o faz por ódio? Não é justamente seu amor paterno que o leva a confrontar as escolhas do filho, e na medida do possível dissuadi-lo?

Os que supostamente combatem tais discursos, usam qual antídoto? Perguntemos a um estudante primário, qual o oposto do ódio; certamente apontará seu dedo para o amor. É assim que os que discordam dos conservadores os têm confrontado? Tivemos atentado contra Bolsonaro, Trump, Charlie Kirk... todos intentando ceifar as vidas; o último, conseguiram.

Não parece uma maneira estúpida de combater ao ódio? Na ONU, Lula, em seu discurso exortou à necessidade do “multilateralismo”; pois, quando Netanyahu subiu a falar representando Israel, nossa delegação e de todos os países igualmente “amorosos” saíram do ambiente para não ouvir ao premiê israelense. Quem se mostrou intolerante e avesso ao diálogo multilateral?

Odiar ao povo escolhido por Deus nunca foi uma opção sábia; ao patriarca Abraão, quando o chamou, O Eterno prometeu: “Abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.” Gn 12;3

Isso não significa, necessariamente, concordarmos com tudo o que Israel faz. Agora, nos alinharmos a terroristas, comprarmos sem análise às narrativas fajutas de uma mídia majoritariamente dominada pelos globalistas amorais, seria insano.

A ONU surgiu de um pacto internacional após a segunda guerra mundial, visando justamente tolher a existência de genocídios como o infringido contra os judeus, então; como se tornou um antro de intolerância e caixa de ressonância de posturas indignas, contra aquele povo?

Na verdade, esse é o grande “mal” que o conservadorismo faz a um mundo de valores voláteis, que se movem nas asas dos interesses. Nós continuamos a chamar às coisas pelos seus nomes, a despeito das narrativas convenientes dos que não as querem mais, daquele modo.

O Salvador ensinou o motivo pelo qual alguns querem distância Dele: “Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz; não vem para a luz, para que suas obras não sejam reprovadas.” Jo 3;20

Como esses escolheram agir de modo réprobo, precisam redefinir às coisas para soem palatáveis; então, “... ao mal chamam, bem; ao bem, mal; fazem das trevas, luz; da luz, trevas; fazem do amargo, doce; e do doce, amargo!” Is 5;20

Como nos recusamos a adotar suas inovações, afinal, somos conservadores, nossa resiliência em defesa da verdade é redefinida como ódio. Ao bem, chamam, mal.

Respeitamos todas as escolhas, mesmo discordando frontalmente. Apenas, queremos o direito, o mesmo que oferecemos a todos, de expressar livremente nossa visão de mundo. Nosso discurso certamente traz um contraponto; jamais, ódio.

Temos compromisso com O Santo, vetando que nos amoldemos às rasteiras conveniências humanas. Afinal, “O que justifica o ímpio, e o que condena o justo, tanto um quanto outro, são abomináveis ao Senhor.” Prov 7;15

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Tens referências?


“Vendo todos os homens de Israel, que estavam no vale, que haviam fugido, que Saul e seus filhos eram mortos, deixaram suas cidades e fugiram; então vieram os filisteus e habitaram nelas.” I Cron 10;7

Ante a morte de Saul e seus filhos, o povo debandou. Impossível exagerar a importância de se ter bons referenciais. Quando aqueles que estão em posição de destaque capitulam, os que neles punham o olhar como exemplos de lideranças, quedam “órfãos”, e não raro, abandonam o caminho.

Tomemos como exemplo o filho pródigo: Deixou a solidez dum viver centrado e próspero, para se aventurar em demanda de prazeres venais. Quando essa temeridade lhe apresentou a conta, se viu sem posses nem amigos. Na humilhação entre porcos, lhe ocorreu um possível refúgio; voltar arrependido à casa paterna.

Como seria se, invés de ter perseverado na constância de um viver sóbrio, seu pai e o irmão também tivesses escolhido a insanidade? Tudo estaria perdido; eventual arrependido sequer teria para onde voltar. Assim, os que permanecem fiéis, mesmo em momentos de dificuldade, naturalmente se fazem referenciais, para outros que capitulam à sedução das tentações.

No caso de Saul e seus filhos eram referências de um reino terreno; mesmo assim, sua derrota dispersou aos que os seguiam; tal sina, figura de modo bem didático o que ocorre com muitos trânsfugas, em relação ao Reino de Deus. Vendo lideranças caírem, também abandonam à fé. Caídos os referenciais, caem os que os tinham como exemplos.

Aqueles, “... deixaram suas cidades e fugiram; então vieram os filisteus e habitaram nelas.”

Se fosse viável uma neutralidade enquanto a fé fraqueja... Não é possível deixar o crer em “stand by”, enquanto avaliamos nossas conveniências sobre seguir obedecendo, ou, apostatar. Nossas “casas” serão ocupadas por outros.

Ao menor sinal do fraquejar, presto surgirão muitos “filisteus” para habitar onde outrora habitou uma alma salva, consorte de salutar confissão de fé. Nossa ausência na vereda da virtude, acabará nos arrastando ao caminho largo dos vícios.

Como naquela saga literal, o abandono das cidades foi um convite aos inimigos para que se apossassem delas. Assim, nossa apostasia será um sinal vermelho ao inimigo, (essa é a cor do seu, ‘siga’) para que usurpe os valores das nossas almas, levando junto a paz e a segurança de quem repousara em Cristo.

Na verdade, a escolha de Saul como guia fora uma decisão rebelde do povo; a pretexto de “aliviar” o peso dos anos a Samuel, e evitar a má índole dos seus filhos, acabaram rejeitando ao Eterno, na pessoa do profeta.

O homem consequente sabe que todas as ações trarão seu fruto. Pelo menos, deveria saber. Nossa limitação ao imanente, ao que está diante dos olhos, “patrocina” temeridades, como se soubéssemos o que há de vir. O conselho bíblico é categórico: “Confia no Senhor de todo teu coração; não te estribes no teu próprio entendimento.” Prov 3;5

Talvez, se pudessem antever ao rei desobediente morrendo em combate junto aos filhos, e aqueles imitadores das nações vizinhas não tivessem sido tão enfáticos em seus desejos por um rei. “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são caminhos da morte.” Prov 14;12

Embora a fé tenha seu consórcio firmado com o ouvir, eventualmente, o que vemos também concorre; seja, para estímulo, seja, para arrefecimento da nossa vida espiritual.

Aquele cristão de bom porte, inevitavelmente será visto pelos do seu convívio. O que passou por uma transformação drástica na conversão, será uma mensagem viva a convencer quem vir, seu antes e depois de Cisto; “Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. Pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, temerão e confiarão no Senhor.” Sal 40;2 e 3

Tanto podemos ser referências, quanto, carecemos de bons referenciais. Quem andou menos que nós nesse caminho, por certo pode aprender algo observando nossos passos, dado que esses estão firmados no Senhor; o que já tem maiores experiências que nós, emprestará seu exemplo e nos será um lumiar, como um selo de qualidade, pelo probo viver.

Infelizmente para efeito de vitrines, os escândalos se mostram mais buscados que os bons exemplos. Não nos enganemos, contudo; há muitos que nos observam e tem nossa firmeza como avalista das suas. Se caíssemos lhes faríamos mal, também.

Mesmo aos que nos observam num sentido negativo, desejando nossa queda para darmos “razão” aos seus descaminhos, até a esses, eventual viver probo fala de modo eloquente, como prescreveu O Salvador. “Assim resplandeça vossa luz diante dos homens, para que vejam vossas boas obras e glorifiquem ao vosso Pai, que está nos Céus.” Mat 5;16