domingo, 29 de outubro de 2023

Prova de fogo


“Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de Mim e das Minhas Palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de Seu Pai...” Mc 8:38

Por que alguém se envergonharia de Cristo? Vemos que, os que isso fariam foram apreciados como, “geração adúltera e pecadora;” A vergonha era algo necessário; mas, dos próprios atos, não dos ensinos daquele que, os visava corrigir e salvar.

Muitos resistem à Palavra, porque a aprovação humana lhes parece mais importante que a Divina. Se envergonham pelo motivo errado.

O homem em sua vida natural, caída, carnal, não tem como retas as demandas do espírito, por uma razão simples: “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à Lei de Deus, nem pode ser.” Rom 8:7


O aplauso humano costuma soar por razões que os Céus desprezam; “... Vós sois os que justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações; porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação.” Luc16:15

Muitos cristãos em Corinto estavam divididos, acossados por pressão de familiares não convertidos, o que, pela timidez da fé inda insipiente deles, causava “estreitamento”; uma tibiez espiritual, um temor de se alegrar em Cristo; Paulo exortou-os: “Não estais estreitados em nós; mas estais estreitados nos vossos próprios afetos. Ora, em recompensa disto, (falo como a filhos) dilatai-vos também. Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis...” II Cor 6:12-14 Dar igual peso às ímpias opiniões, equiparando essas às Palavras de Cristo seria um jugo absurdamente desigual. “Saí do meio deles, apartai-vos diz O Senhor!”

O apóstolo sempre deu grande envergadura às asas da sua fé; dela falando ousadamente, mesmo ante os poderosos; “Porque não me envergonho do Evangelho de Cristo, pois, é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê...” Rom 1:16

A salvação é um desafio ao sobrenatural, ao novo nascimento da água (palavra) e do Espírito (Santo). Isso que soa como normal no âmbito espiritual, se cotejado com a esfera natural causará perplexidade; “O homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e de ninguém é discernido.” I Cor 2:14,15

Sempre, o conflito entre agradar a Deus, ou, aos homens; a pressão da sociedade, não raro, dos familiares, amigos, é uma “prova de fogo” que há de evidenciar de que é feita a fé de cada um.

Paulo advertiu quanto à necessidade de que, sobre o Único Fundamento que pode salvar, Jesus Cristo, edifiquemos com sabedoria nossas vidas; “Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. Se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; o fogo provará a obra de cada um.” I Cor 3:11-13

Então, quando surge uma Xuxa, um Jean Willis, até alguns “pastores” mais descolados defendendo uma edição da Bíblia que, por ser muito “antiga” precisaria ser “atualizada”, essa é apenas a posição “religiosa” de homens naturais, que não compreendem as coisas do Espírito.

Para os “profissionais da fé”, talvez, a sua vergonha do Evangelho camuflada; a subserviência covarde às pressões de uma sociedade ímpia, são as “trinta moedas” pelas quais se dispõem a revender O Salvador.

Não venham com essa balela que, separa os ensinos de Cristo das demais partes das Escrituras, como se fossem coisas adversas. O Senhor validou todas; Lei, Salmos e Profetas; disse que as Escrituras testificavam dele, invés de O contradizer. Assim, quando falo do Evangelho de Cristo, num sentido amplo, falo de toda A Palavra de Deus, coisa que Cristo ensinou; “... Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra de Deus.” Luc 4:4

A vergonha quando apareceu, foi por consequência do pecado humano; “Ouvi Tua voz no jardim e temi, porque estava nu, e escondi-me”, Gn 3;10

Esse mau hábito potencializou-se ao longo do tempo; “Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, não vem para a luz, para que suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para luz, a fim de que suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.” João 3:20,21

O ímpio foge da luz, difama sua mensagem; chama de discurso do ódio, fundamentalismo, fanatismo... Quem não está suficientemente alicerçado na Rocha, pode se envergonhar do que é Santo, para agradar ao que é profano. “Não me envergonho do Evangelho de Cristo...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário