segunda-feira, 23 de outubro de 2023

A busca por luz


“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da Verdade.” II Tim 2:15

“Procura apresentar-te a Deus...”
Diferente de uma apresentação aos homens, onde o cenário, eventual música, pompa e circunstância que engalanarem à cerimônia, poderão ensejar que façamos boa figura, perante O Eterno, a apresentação não carece dessas miscelâneas fúteis, que impressionam aos que se atêm às aparências.

“... o homem vê o que está diante dos olhos, porém, O Senhor olha para o coração.” I Sam 16:7 “Tens Tu porventura, olhos de carne? Vês Tu como vê o homem?” Jó 10:4

Ciente de qual beleza O Eterno preza, quem tenciona apresentar-se a Ele, deve “paramentar-se” das coisas que lhe agradam, para não ser rejeitado. “Bem aventurados os limpos de coração; porque eles verão a Deus”. Mat 5;8

“... aprovado...” “Não é aprovado quem a si mesmo louva; mas, aquele a quem o Senhor louva.” II Cor 10:18
Alguém aprovado por Deus, bem pode ser rejeitado pelos homens. O aplauso humano não deriva da mesma escala de valores dos Céus; O Salvador ensinou sobre o Fariseu e o Publicano; enquanto aquele se jactava de sua religiosidade inflado de orgulho, o publicano, sentindo-se indigno, clamava por misericórdia; e “... desceu justificado para sua casa, não aquele; porque qualquer que a si mesmo exalta será humilhado; qualquer que a si mesmo humilha será exaltado.” Luc 18;14

A aprovação Divina atina ao caráter, não, aos supostos talentos, méritos, de gente sem noção, com pressa de exibir-se.

Não raro, se diz, inadvertidamente: “Deus não escolhe os capacitados; capacita aos escolhidos.” Isso é veraz; porém, deve ser entendido, para não usarmos diamantes em fundas. Digo, para que gente avessa à busca do devido preparo, não se esconda atrás desse dito, para justificar sua omissão na demanda pelo necessário entendimento. “Convém, pois, que o bispo seja... apto para ensinar;” I Tim 3:2

Acaso Timóteo não era escolhido? A exortação que encabeça esse escrito foi dirigida a ele, de modo que, a escolha Divina não significa que podemos ir ao front, de qualquer maneira, fiados no fato de sermos escolhidos.

Deus capacita aos que escolhe, aperfeiçoa, usando outros que já foram capacitados, para o ensino; “Ele mesmo deu uns para apóstolos, outros para profetas, evangelistas, pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;” Ef 4:11,12

Um desses mestres, Salomão, escreveu: “Confia no Senhor de todo o teu coração; não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos; Ele endireitará tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.” Prov 3:5-7

“... como obreiro que não tem de que se envergonhar...”
Isso, grosso modo, pode significar apenas, não cometer atitudes que envergonhem, como pecados em público. Certo; é um mal a se evitar. Porém, quem foi chamado para ser “luz do mundo”, um agente difusor da Luz de Cristo, ser negligente em buscar a devida iluminação, o entendimento sobre as coisas que deve viver e falar, causa vergonha também.

Escrevendo aos Coríntios, umas três décadas após o advento do Salvador, Paulo considerou vergonhoso que muitos ainda padecessem de ignorância, no tocante à necessária compreensão espiritual. “... alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa.” I Cor 15;34

Quem se esforça e busca no Senhor pelo conhecimento, será enriquecido dele, de modo que não será colocado em “saia justa” quando algum ateu, um seguidor de credo alternativo, ou, opositor do Evangelho vier, com suas perguntas capciosas; como bem disse Mccandlish Philips: “Você não põe o verdadeiro Evangelho fora de combate com duas ou três perguntas desajeitadas; antes, suas ilusões irão ruir, destacando mais claramente, à verdade.” (apud, Dave Hunt)

“... que maneja bem à Palavra da verdade.” Manejar bem é ter certa habilidade para empunhar à “Espada” como ela é; diferente de manipular, que é uma habilidade espúria, que não serve aos interesses do Eterno.

Além da habilidade, há um componente moral, que, Deus busca, nos que Ele quer enriquecer de conhecimento. “Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade;” Prov 2:7

A retidão nos domínios do Espírito não é um contingente extático; o reto, em princípio, busca todo o tempo por mais luz, para corrigir-se nos eventos que inda falhou, em sua conduta. 

“... tem o seu prazer na Lei do Senhor; na sua Lei medita de dia e de noite.” Sal 1:2 Essa busca sempre frutifica, pois dela, Deus se agrada; “Tenho mais entendimento que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são minha meditação.” Sal 119:99

Nenhum comentário:

Postar um comentário