sábado, 7 de outubro de 2023

A bússola


“Escondi Tua Palavra no meu coração, para não pecar contra ti.” Sal 119;11

Normalmente escondemos coisas preciosas, dos olhares curiosos, enquanto, as mais vulgares deixamos ao alcance. Como versa um ditado: “O diamante brilha num cofre; o vidro reluz ao sol.”

A razão primeira para escondermos A Palavra em nosso íntimo, não tem nada a ver com enriquecimento intelectual, capacitação ministerial, ainda que essas coisas venham como efeito colateral; o motivo prioritário é a santificação. “... para não pecar contra Ti.”

Todavia, se a causa da santificação pode estar oculta, A Palavra de Deus no âmago, as consequências precisam ser visíveis; uma vez que, A Palavra é dada para moldar o agir. Como ensinou O Salvador, não se acende uma luz para colocar debaixo da mesa; antes, para iluminar o ambiente; “assim, resplandeça vossa luz diante dos homens, para que vejam vossas boas obras e glorifiquem ao vosso Pai que está nos Céus.” Mat 5;16

A transformação dos moldados pela Palavra deve ser um testemunho visível; “Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs meus pés sobre uma rocha, firmou meus passos. pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos verão, temerão, e confiarão no Senhor.” Sal 40;2 e 3

Não significa que devamos esconder, por haver na Palavra algo vergonhoso; antes, pelo zelo com que se deve tratar às coisas preciosas. Nosso cuidado tem nexo com a prudência, de não atirarmos pérolas aos porcos, nem dar aos cães as coisas santas; não com pudor.

O “escondi” é uma figura que visa realçar isso; guardei cioso, cuidadoso como quem esconde algo, para que em momento nenhum, me distraia e deixe de agir segundo seus preceitos. Será esse zelo que me preservará dos conselhos que se levantam contra o conhecimento de Deus; as mortíferas falsificações da Palavra, com as quais, o inimigo aprisiona incautos.

Cotejando duas almas, uma que vive na esfera natural, outra, na espiritual, Paulo encontrou uma diferença diametral, no quesito, entendimento; “O homem natural não entende as coisas do Espírito de Deus... nem pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente; mas, o que é espiritual, discerne bem, tudo, e de ninguém é discernido.” I Cor 2;14 e 15

Se o discernimento é um dom do Espírito Santo, o domínio da Palavra enseja o mesmo pelo conhecimento, coisa que faltou a certos ouvintes preguiçosos; “Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar os primeiros rudimentos das Palavras de Deus...” Heb 5:12 A negligência no ouvir tolhera a edificação.

Há valoroso proveito em se guardar A Palavra no coração, capacitando-nos a sondar as coisas que são invisíveis; o espírito as pode ver.

O homem natural com seu modo de vida raso, perde-se no burburinho mundano onde vigem os conselhos dos ímpios; erra seu andar em consórcio com outros, no caminho dos pecadores; busca seu lazer na roda dos escarnecedores; enquanto, aquele que escondeu A Palavra no íntimo, não raro, é tido como antissocial, por não se mesclar, encontrando seu deleite em tesouros espirituais, não em chocarrices eventuais. “Tem seu prazer na Lei do Senhor, e nela medita dia e noite” Sal 1;2

Ter A Palavra no coração, o colocará fora do alcance, dos zelosos ministros Globalistas, quando a Bíblia for proibida, ou adulterada. Já pretendem editá-la; imaginamos os “melhoramentos” que têm em mente, esses perversos sem noção.

O Eterno já os viu desde dias antigos e mandou Jeremias denunciá-los: “Os sábios são envergonhados, espantados e presos; eis que rejeitaram a Palavra do Senhor; que sabedoria, pois, têm eles?” Jer 8:9

Se, o guardar, esconder, é um escrúpulo zeloso, o perseguir, vilipendiar, caluniar, é uma blasfêmia espetaculosa. Por isso a ousadia dos “notáveis” que se pretendem “Editores de Deus”, desfila sem nenhum pejo, aos olhos dos que não logram ver nada, além das aparências.

Entretanto, pior que a esperável rejeição do mundo, que “jaz no maligno”, é a esculhambação nos púlpitos, feita por ministros de Satã, transfigurados em ministros de justiça, que pervertem e maculam, o que deveriam guardar com zelo, se fossem o que visam aparentar.

Malgrado, esses estejam nus, ante homens de discernimento, perante o vulgo, posam de personalidades espirituais; as tendas dos seus enganosos ministérios se alargam velozmente.

Como, o conhecimento da verdade e consequente libertação, O Salvador condicionou ao permanecer em Sua Palavra, que a maioria ignora, nesse sistema assassino, onde a velocidade parece mais importante que a verdade, os mortos pisam no acelerador, brincando com a bússola.

Ainda segue apontando pro Norte; mas, os embriagados pelo torpor da tecnologia, acham divertido a sina de desnorteados. “O que me der ouvidos, habitará seguro, livre do temor do mal;" Prov 1;33

Nenhum comentário:

Postar um comentário