terça-feira, 12 de janeiro de 2021

O Selo de Deus


“O caminho do justo é todo plano; tu retamente pesas o andar do justo.” Is 26;7

Figura horizontal, caminho plano; e direcional, caminho reto.

Salomão meditara sob as humanas peripécias e dissera, desafiando quem quisesse topar o desafio, a alterar as leis da natureza dadas pelo Criador; “Atenta para a obra de Deus; porque quem poderá endireitar o que Ele fez torto?” Ecl 7;13, de nós, disse: “Eis o que achei: Deus fez o homem reto, porém eles buscaram muitas astúcias.” Ecl 7;29

Andar segundo Deus requer retidão; a pretensa autonomia humana, necessariamente entorta; então, “Confia no Senhor de todo teu coração; não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos teus caminhos, Ele endireitará tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos...” Prov 3;5 a 7

Mais; “Os teus olhos olhem... direto diante de ti. Pondera a vereda de teus pés; todos teus caminhos sejam bem ordenados! Não declines para direita nem para esquerda; retira teu pé do mal.” Prov 4;25 a 27

Antes dissera: “No caminho da sabedoria te ensinei, por veredas de retidão te fiz andar.” V 11

Temos uma perspectiva rasa de justiça; achamos que “sendo do bem” segundo conceitos vulgares, pagando nossas contas, respeitando espaços alheios, sendo educados e civilidades afins, seremos justos. Confundimos reputação com essência.

Não que essas coisas não sejam necessárias ou boas, só que a retidão espiritual é peixe de águas mais profundas.

Se, na perfeição original o primeiro casal estava nu e não se envergonhava, ouso dizer que nosso justo em preço também anda nu e não se envergonha. Como assim? Isso é obsceno! Eu sei.

Todavia, não do modo que estou tratando. Quando realça a Onisciência Divina a Palavra ensina: “Não há criatura alguma encoberta diante Dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos Daquele com quem temos de tratar.” Heb 4;13

Todos nós estamos nus diante Dele. Estar cientes disso, sem motivo para se envergonhar, eis a retidão, santificação em Cristo, só possível assistida pelo Espírito Santo, que devemos buscar.

Sempre hospedamos lutas interiores; os convertidos. Um aspecto natural inclinando-se ao vício, outro, sobrenatural apontando para a virtude; “Teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes para direita nem para esquerda.” Is 30;21

Sempre que damos ouvidos, necessariamente “crucificamos” a uma má índole concorrente; pormenores do andar em espírito, cujas consequências são nos livrar da condenação; “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” Rom 8;1

Enquanto o “espanador” da consciência tiver o mínimo de poeira para tirar a desejada retidão estará inconclusa; Não se entenda com isso que sem essa estatura não se pode ser salvo.

justificação é imediata à conversão; santificação é um processo posterior, desejável para nosso bem, e Glória do Nosso Santo Justificador.

Nenhum de nós irar “chegar lá” estritamente; talvez por isso nos tenha sido dado um parâmetro inatingível plenamente, para não cedermos à acomodação. Devemos crescer em conhecimento, santificação, “Até que todos cheguemos à unidade da fé, ao conhecimento do Filho de Deus, homem perfeito, à medida da Estatura Completa de Cristo.” Ef 4;13

Me entristeço quando deparo com disputas carnais; o ex isso que virou aquilo, a cicrano que humilhou beltrano...

Deprimentes quadros de gente que não cresceu; habita nichos rasos distantes da “Estatura de Cristo”.

Os cristão hebreus levaram um puxão de orelhas por um lapso assim; “Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais que se vos torne a ensinar os primeiros rudimentos das Palavras de Deus; vos haveis feito tais, que necessitais de leite, não de sólido mantimento.” Heb 5;12

Invés de honrarmos a quem teme a Deus, como diz no Salmo 15, só nos identificamos com quem vê a jornada pelos nossos olhos, ou seja, nos identificamos conosco mesmo.

No início de igreja a oposição possível era entre judeus e gentios; um concílio apostólico tratou disso; entre outras coisas se disse: “Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós...” Atos 15;8 notemos que, o testemunho é de Deus mediante o Espírito Santo, pois, “...Deus não faz acepção de pessoas; Lhe é agradável aquele que, em qualquer nação O teme, e faz o que é justo.” Atos 10;34 e 35

Selo de Deus nos salvos, não são dons, como pensam alguns pentecostais, nem o Sábado como pregam Adventistas; é o caráter transformado, retidão. “O fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são Seus; qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade.” II Tim 2;19

Nenhum comentário:

Postar um comentário