sábado, 16 de janeiro de 2021

Estabilidade no emprego; da fé


“Com sabedoria se edifica a casa; com o entendimento ela se estabelece;” Prov 24;3

Passos distintos; edificar e estabelecer. Edificar não carece maiores definições. Estabelecer, como a própria palavra sugere é fazer estável, permanente.

Para edificarmos, basta termos “Know how”; ou, saber como; enquanto, o entendimento mira além de mero saber fazer; toca no porquê, para quê, a casa é feita.

Se, ela se erige com propósito de nos abrigar das intempéries ordinárias, sol, chuva, frio ventos; com entendimento se considera também as extraordinárias, que poderão testar nossa casa. Tempestades, inundações, vendavais...

Entendendo isso, haveremos de buscar a solidez necessária, para que a mesma se estabeleça.

É um recurso didático a ideia da casa; pois, a edificação que conta é das nossas vidas; o salmista, pois, preceituou o necessário para se fazer firme a obra; “Se O Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam...” Sal 127;1

Ainda que a casa seja nossa, demande nossa edificação, terá que ser segundo o Projeto do Alto; do Senhor, senão, será inútil.

Pedro usa a mesma figura; “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual ...” I Ped 2;5

Paulo detalhou: “Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. Se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará...” I Cor 3;11 a 13

Sobre Fundamento Único, Jesus Cristo, cada um pode escolher seu “material de construção” segundo seu entendimento ou, falta dele, no caso de se usar material inferior.

O Próprio Senhor ensinara as mesmas coisas; “Todo aquele que escuta estas Minhas Palavras e pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente que, edificou sua casa sobre a rocha; desceu a chuva, correram rios, assopraram ventos, combateram aquela casa e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. Aquele que ouve estas Minhas Palavras e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou sua casa sobre a areia;” Mat 7;24 a 26

Dois tipos possíveis de edificadores; ambos sabem; conhecem os ensinos de Cristo; um vai além, entende para quê, esses foram dados, cumprir. Tal, ao virem as intempéries espirituais estará alicerçado de modo a não oscilar na fé; sua casa ancora-se no bom fundamento.

Paulo escrevendo aos efésios ensinou que, carecemos ser edificados, se possível, à Estatura de Cristo, para a solidez na fé; “Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em redor por todo vento de doutrina, pelo engano de homens que, com astúcia enganam fraudulosamente.” Ef 4;14

Se, nesse exemplo a ameaça são ventos de doutrina, ensinos espúrios para desviar de Cristo, muitas “casas” são assoladas com violência física, morte até; nessa reta final em que estamos, o “crime” de insistirmos no “Ninguém vem ao Pai senão, por mim”, a exclusividade de Cristo para salvação, poderá custar nossas vidas, liberdade. Quem não tiver alicerçado na Rocha, sucumbirá.

Então devemos estar “Vacinados” contra enganos superficiais das emoções; essa ideia rasa onde pregadores mercenários chamam ouvintes para “viver melhor”; é exatamente o outro lado da moeda; “Negue-se” precisamos aprender a morrer melhor. Abdicar de nossas vontades rasas pelas do Eterno.

As emoções são pontuais, voláteis; mudam muito rápido não sendo confiáveis; tampouco, aferidoras da fé. Cristãos hebreus no seu auge abriram mão de tudo por Cristo; “Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições... vos compadecestes das minhas prisões, com alegria permitistes o roubo dos vossos bens...” Heb 10;32 e 34

Entretanto, mudado o estado emocional, malogradas algumas expectativas de origem humana estavam voltando atrás; por isso a exortação: “Necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a Vontade de Deus, possais alcançar a promessa... o justo viverá da fé; se ele recuar, Minha alma não tem prazer nele.” Vs 36 e 38

A seguir o autor alistou feitos dos “Heróis da fé” para que, mirando nos exemplos deles, não desfalecessem; lembrou, que a luta que lhes parecia pesada demais era pequena se comparada com a que tiveram aqueles; “Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado.” Heb 12;4

A velocidade das coisas nesse mundo líquido, tecnológico propicia superficialidade; imediatismo. Entretanto, salvação não é um “link” que se abre automaticamente com um clik. É uma entrega cabal, fiado totalmente na Integridade do Salvador.

Como Ele promete a eternidade salva por prêmio, justo que, demande algum esforço nosso na edificação, para que Nele, a façamos estável.

Se lhe dermos ouvidos trocaremos uma palafita por um palácio; “... se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.” II Cor 5;1

Nenhum comentário:

Postar um comentário