sábado, 30 de janeiro de 2021

O Profeta e a Estrela


“Temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a Estrela da Alva apareça em vossos corações.” II Ped 1;19

Quando se pensa, grosso modo, na Palavra dos profetas o que salta às nossas lupas curiosas é entender o porvir; o que se deve esperar segundo A Palavra de Deus; como serão, enfim, os últimos dias.

Não estamos errados; essa nuance consta nas Escrituras; no entanto, no enfoque de Pedro, estar atentos à Palavra dos profetas ensejaria uma luz interior; a “Estrela da Alva” (Cristo) apareceria em nossos corações.

Paralelo com uma sentença dos provérbios; “A vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” Prov 4;18

Assim, justificados Nele, somos pouco a pouco ensinados para que nossa visão se amplie no que deveras conta; o conhecimento de Deus na Face de Jesus Cristo.

Paulo disse: “Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da Glória, vos dê em Seu conhecimento o espírito de sabedoria e revelação; tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual a esperança da sua vocação e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos;” Ef 1;16 a 18

Aqui também, sabedoria e revelação não atinam a eventos, mas à pessoa de Cristo; pois, adiante anexa que devemos “conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.” Cap 3;19 Assim, a revelação em pauta é de Uma Pessoa, não de alguns eventos.

Portanto, a Palavra profética não visa apenas acontecimentos, tempos, datas, ainda que o faça também; atua para apontar à bendita Luz de Cristo, Seu Ser em nós, aperfeiçoado mediante edificação pela ensino.

Pois, o ministério de ensinar atina precisamente a esse alvo; “Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, ao conhecimento do Filho de Deus, homem perfeito, à medida da Estatura Completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes...” Ef 4;12 a 14

Vemos que a devida edificação traz constância, firmeza, não satisfação de curiosidades.

O conhecimento de Cristo enseja como efeito colateral uma melhor visão de nós mesmos; nossas misérias e más inclinações. 

A luz espiritual não vem para satisfação do intelecto como se fosse mera elucubração filosófica; é antes, um desafio a andar conforme; “Mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo pecado.” I Jo 1;7 Notemos que a eficácia de Cristo só nos atinge se andarmos conforme.

Nossa inclinação natural tende para outro lado, “Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.” Rom 8;6 quanto melhor nos vermos na dimensão espiritual, mais trabalho terá a cruz; de outro modo: Quanto mais conhecermos a nós mesmos mais dependentes de Cristo nos veremos.

Se, nossos descaminhos revelados cotejando nosso ser com o Senhor, invés de afastamento gerarem mudança, arrependimento, conversão, então nossa luz será ampliada; O Amor de Deus fará de nossa submissão ao Salvador um “Círculo Virtuoso”, cujo girar nos aproximará paulatinamente dos predicados da Estrela da Alva; “Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade, para que guardem as veredas do juízo. Ele preservará o caminho dos Seus santos.” Prov 2;7 e 8

“Não havendo profecia, o povo se corrompe; porém, o que guarda a lei é bem-aventurado.” Prov 29;18
Esse preceito também evidencia que a função primeira da palavra profética não é prever eventos mas, preservar a integridade.

Esses textos, muitos mais poderiam ser acrescidos, mostram quão errados estão os que acercam-se de adivinhadores do futuro, auto apelidados de profetas, em detrimento dos mestres da Palavra. Deixam a fonte da Água da Vida, que Cristo Faz nos Seus e peregrinam nos desertos do engano, confiados em nuvens que não trazem chuva.

Não que O Eterno não possa usar a quem Lhe aprouver para revelar algo; apenas, Seu alvo principal é regeneração, não informação.

Pois, mais que algo novo a revelar, há muito de revelado carecendo ser entendido; sobretudo, obedecido.

Se, nas veredas naturais da vida carecemos de utopias para caminhar com disse Eduardo Galeano, na senda espiritual a demanda mais cara é por luz. “Lâmpada para os meus pés é Tua Palavra, e luz para meu caminho.” Sal 119;105

Nenhum comentário:

Postar um comentário