segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Agências de Sofismas


“Destruindo os conselhos, e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus...” II Cor 10;5

Paulo descrevera a armadura espiritual tomando como figura um soldado equipado; se, antes dissera que a luta não era contra carne e sangue, mas, seres espirituais malignos, agora interpreta para quê, tais armas servem; entre outras coisas, destruir ensinos orgulhosos dos que se levantam contra o conhecimento de Deus. Com esse fim tais espíritos atuam.

Não, diretamente; usam imprensa, celebridades, cinema, músicas para ridicularizar à fé; O célebre ateu, Stephen Howkins disse que “A fé é um brinquedo de crianças com medo do escuro”; um pregador replicou: “O ateísmo é um brinquedo de adultos com medo da luz”.

Sempre houve disputa entre filósofos e sofistas; uns pela verdade, outros pela verossimilhança.

O verdadeiro não carece explicações; verossímil é aquilo que apenas assume aparência de veraz, sem o ser, necessariamente. É apenas plausível.

A busca pelo saber era anseio dos filósofos; daí, de Phileo (amigo, amante) e Sophia (sabedoria) dessa junção temos “Philosophia” significando amor ao saber. (o grego não tem letra correspondente ao f, daí o dígrafo ph) Produzir o verosímil era especialidade dos sofistas.

Como o dicionário define um sofisma?

“Argumento ou raciocínio concebido com o objetivo de produzir a ilusão da verdade, que, embora simule um acordo com as regras da lógica, apresenta, na realidade, uma estrutura interna inconsistente, incorreta e deliberadamente enganosa - qualquer argumentação capciosa, concebida com a intenção de induzir em erro, o que supõe má-fé por parte daquele que a apresenta; cavilação - mentira ou ato praticado de má-fé para enganar (outrem); enganação, logro, embuste” etc.

Por exemplo: “O cão tem quatro pernas; o cão anda. A cadeira também tem quatro pernas, logo, a cadeira anda”.

Assim agem; pegam argumentos verdadeiros, fingem não entender que a semelhança de “pernas”, no exemplo, é apenas de nome, não de função e vendem seu peixe. Partem de premissas verdadeiras para a terra das conclusões falsas.

Muitos pregadores “Evangélicos” fazem isso; “Deus É Amor – dizem -. Então Ele não quer que você sofra, revolte-se, e blá, blá, blá...“

Deus não quer é que a gente se perca. Ensina nos apegarmos à salvação com tudo, “No mundo tereis aflições... quando passardes pela água, pelo fogo, estarei convosco.” 

Não evitar que a gente sofra; deseja tanto nossa salvação ao ponto de sofrer conosco em nossos dias maus.

Os adversários de Jesus usaram sofismas; quando perguntaram se deviam pagar impostos ou não aos romanos. Se dissesse que não, entregariam-no aos romanos; se dissesse que sim, acusariam de trair aos judeus; invés de uma dúvida honesta como fizeram parecer, era uma armadilha. O Senhor a desfez, não sem antes lhes chamar de hipócritas, falsos; o codinome dos sofistas.

Nunca os sofismas campearam tanto como atualmente. Algumas pessoas se borram de medo da verdade, e censuram quem a diz, a pretexto de “protegê-la”.

Criaram até obscuras “agências de checagem de fatos” que estranhamente não veem mentiras grotescas vermelhas, e tentam silenciar a todo custo os conservadores, sob a pecha de “fake News”.

A maior restrição que se pode dar a um mentiroso é deixá-lo falar. Dar corda para que se enforque, como se diz. Nocivos, esses que se cagam de medo da verdade, travestidos de protetores.

Por acaso alguma pessoa decente ainda tem interesse em ouvir os discursos do Lula e assemelhados? A mim basta ver sua cara para passar pelo vídeo, ou texto sem nenhum interesse. "O que és grita tão alto, que não consigo ouvir o que dizes.” 

O rei dos mentirosos desgastou-se tanto com isso que mesmo se falar a verdade não interessa mais.

Entretanto, quando esteve contido num mini-hotel de luxo que chamaram, prisão, gozava de acesso irrestrito à internet; tuitava impropérios a torto e a direito, dava entrevistas a “jornalistas” escolhidos, recebia visitas sem limites. 

Nenhuma agência apareceu para checar seus ditos, tampouco os zelosos twitter e face, bloquearam-no, como fazem atualmente com Donald J. Trump e seguidores.

Aqui, Jornalistas e youtubers, de pensamento conservador, como Sara Winter, Allan dos Santos, Oswaldo Eustáquio, etc. são perseguidos, alguns presos sem processo legal, nem prova alguma; as agências “defensoras da verdade” com o rabinho entre as pernas em silêncio ensurdecedor. Cambada de salafrários!!

Isaías viu esses dias: “... o direito se tornou atrás, a justiça se pôs de longe; porque a verdade anda tropeçando pelas ruas, a equidade não pode entrar. Sim, a verdade desfalece, e quem se desvia do mal arrisca-se a ser despojado; O Senhor viu, e pareceu mal aos Seus Olhos que não houvesse justiça.” Is 59;14 e 15

Breve O Eterno Fará justiça; quem se abriga sob a que Cristo já fez, não teme o juízo.
Gosto
Comentar
Partilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário