quarta-feira, 5 de junho de 2024

A falsa aferição

 

“Esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, sinais e prodígios de mentira.” II Tess 2;9 Texto de Paulo alusivo ao Anticristo.

Nenhuma dúvida sobre qual seria a “eficácia de Satanás,” o próprio verso se encarrega de apresentá-la. “... sinais e prodígios de mentira.” Ele e seus servos são peritos na arte de enganar. “Não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça...” II Cor 11;14 e 15

O fato de algo soar prodigioso, milagroso, normalmente basta para que incautos constatem que “Deus” operou. Quando o Capeta destruiu os rebanhos de Jó, os assustados servos dele reportaram assim: “... Fogo de Deus caiu do céu, queimou as ovelhas, os servos...” Jó 1;16 Podia até ser miraculoso o referido fogo; sua origem não estava em Deus, porém.

O Salvador ensinou que se deve conhecer às árvores pelo que elas produzem; “Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, toda árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a má dar frutos bons.” Mat 7;17 e 18

Antes de alguém esposar que os frutos desses obreiros sejam seus sinais, O Senhor fez ver que o caráter transformado é o aferidor; não, eventuais, milagres, curas, profecias que alguém entregue. “Muitos Me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos em Teu Nome? em Teu Nome não expulsamos demônios? em Teu Nome não fizemos muitas maravilhas? Então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de Mim, vós que praticais a iniquidade.” Mat 7;22 e 23

O primeiro obstáculo a esses farsantes era que O Senhor os não conhecia. Dos salvos disse: “Eu sou o bom Pastor, conheço Minhas ovelhas, e das Minhas Sou conhecido.” Jo 10;14 Os falsos, além de não serem conhecidos pelo Senhor, também não O conhecem.

Quando determinados ministérios colocam ênfase nos “testemunhos de milagres” algo que qualquer um pode contar, não, numa vida transformada por Cristo, que, os que nos viram antes, e veem agora poderão testificar, erram na escolha do aferidor. Ignoram à “novidade de vida” à qual, somos chamados, e o “novo nascimento” sem o qual ficaremos de fora do Reino de Deus, dando realce a coisas que podem muito bem, ser falsificações.

O testemunho das nossas mudanças, não deriva de algo que dizemos; mas, que nos tornamos em Cristo, que deve saltar aos olhos de todos; “Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs meus pés sobre uma rocha, firmou meus passos. Pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos verão, temerão, e confiarão no Senhor.” Sal 40;2 e 3 “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; e tudo se fez novo.” II Cor 5;17

Os servos do canhoto podem imitar certos milagres, portentosos, como contra Jó; ou, fraudulentos, como fizeram nos dias de Moisés, os magos de Faraó. A tentativa de banalizar a Divina operação é uma forma de resistência da oposição; “Como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento, réprobos quanto à fé.” II Tim 3;8

Falsos profetas e falsos milagreiros, embora profanem ao Nome Santo, eventualmente, estão a serviço da oposição. Mais que “revelar coisas,” um profeta idôneo coloca em relevo as coisas que O Senhor já mostrou há muito. “Não mandei esses profetas, contudo eles foram correndo; não lhes falei, mas, profetizaram. Mas, se estivessem no Meu conselho, então teriam feito Meu povo ouvir Minhas Palavras; o teriam feito voltar do seu mau caminho, da maldade das suas ações.” Jr 23;21 e 22

Ainda que, aos servos idôneos do Senhor, é facultado efetuar curas, e expulsar demônios em Nome do Senhor, antes de evocar a esse Nome Santo, se requer um modo de vida coerente, comprometido com a submissão ao Salvador. “Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são Seus; qualquer que profere o Nome de Cristo aparte-se da iniquidade.” II Tim 2;19

O servo mais que sair por aí encorajando “testemunhos” duvidosos, faz o que deve ser feito, no temor do Senhor; é procurado por Ele, malgrado, eventualmente seja rejeitado pelos homens. “Os Meus Olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse Me servirá.” Sal 101;6

Não serão enganados pelos “prodígios da mentira,” os escolhidos, porque aprenderam a buscar a Deus pelo que Ele É, não pelo que dá.

Os que vivem de galho em galho, atrás de “testemunhos”, no fundo, fogem do desafio de testemunhar, mediante vidas transformadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário