sábado, 4 de novembro de 2023

A direção Divina


“Passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. Quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lhes permitiu.” Atos 16:6,7

A direção de Deus. Normalmente pensamos nela num sentido afirmativo, sobre o que fazer; entretanto, envolve também o que não fazer, como vimos acima. Dois intentos de Paulo e Silas negados pelo Espírito Santo.

À noite, um chamado em visão, pela qual, eram enviados à Macedônia. Antes do sim, de Deus, muitas vezes carecemos estar atentos aos nãos! A adoção como diretriz de um preceito geral, não exclui a existência de objeções pontuais, segundo bem parecer ao Espírito Santo.

O “Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura” está em pleno vigor; porém, quem tem o hábito de andar em comunhão com O Espírito, está sujeito a contraordens pontuais, pois, quem dirige a Obra É Ele.

Em Filipos, na Macedônia, tivemos a conversão de Lídia; depois, o incidente com o exorcismo do espírito da pitonisa, pelo qual, eles acabaram presos; a intervenção Divina na prisão, redundou na conversão do carcereiro e toda sua família.

Felizes os que podem ouvir a santa diretriz, como vaticinou Isaías; “Teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para direita nem para esquerda.” Is 30:21

Não significa que ouviremos essas palavras, literalmente; mas, que, quem tem comunhão com o Espírito, certamente identificará Seus apontamentos, como disse alguém: “Na direção que o Dedo de Deus aponta, Sua Mão abre a porta.” Essa porta é interior, sutil, a paz de Cristo confirmando em nosso espírito, ou, vetando a direção anelada. “... o que é espiritual discerne bem tudo...” I Cor 2:15

Não que seja ilícito fazermos planos, termos ambições projetos de vida; porém, quem tem um chamado ministerial, eventualmente, terá que abdicar dos seus planos em prol dos Divinos; “Confia no Senhor de todo teu coração; não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, Ele endireitará tuas veredas.” Prov 3:5,6

A Palavra ensina: “Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor...” Sal 37:23 O risco é cometermos uma inversão de interpretação aqui, supondo que haja alguém tão bom, que, faça esse o que fizer, Deus será com ele confirmando sua caminhada; não.

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria...” Prov 1;7 O homem “bom” não o é por si mesmo; antes, porque foi transformado após o novo nascimento; “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas passaram; eis que tudo se fez novo.” II Cor 5:17 Faz parte de sua “bondade”, ser obediente, se deixar conduzir; assim, aquele que caminha pelas veredas que O Eterno prescreve, pode contar com a Bendita presença, quando necessitar.

“Quando passares pelas águas estarei contigo, quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” Is 43:2 Promessa dada aos servos da Antiga Aliança, Israel.

Lícito, porém, concluir que também valha para os da Nova, em Cristo, uma vez que a Fidelidade Divina não muda. “Se formos infiéis, Ele permanece fiel; não pode negar a si mesmo.” II Tim 2:13 Ele disse: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em Meu Nome, aí estou, no meio deles.” Mat 18:20

Certa vez alguém me aconselhou, sobre uma empresa que eu tinha dúvidas; “vai e faz; se não for de Deus, Ele fechará a porta.” Pensei; se nosso Deus É Vivo, e nos dirige, por que não, consultá-lo antes? “Instruir-te-ei, ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com Meus olhos. Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti.” Sal 32:8,9

Se, podemos ser conduzidos pelo conselho, porque sairíamos indômitos, autônomos, carecendo ser contidos por “cabrestos”?

Antes de sermos conduzidos, para dar frutos, precisamos sê-lo para santificação; precedendo às ordens para o que fazer, teremos muitas, sobre o que não fazer; ouvidas essas, então seremos guiados pela Mão Divina; “Eis que Deus não rejeitará ao reto; nem toma pela mão aos malfeitores;” Jó 8:20

Num mundo de tantas vozes fúteis e perversas, felizes os que logram ouvir ainda, à Voz de Deus, e seguir após!

Em tempos tenebrosos, quando se fala em “atualizar” À Palavra, removendo porções que mais incomodam aos ímpios, pois, essas conteriam “discursos de ódio”, carecemos mais do que nunca, da Divina direção, para não nos extraviarmos.

“Companheiro sou de todos os que Te temem e dos que guardam Teus preceitos.” Sal 119:63

Nenhum comentário:

Postar um comentário