sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Verdade; o travesseiro da alma



E aconteceu que, completando-se os dias para a sua assunção, manifestou firme propósito de ir a Jerusalém. Mandou mensageiros adiante de si; indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos, para lhe prepararem pousada, mas, não o receberam, porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém.” Luc 9; 51 a 53


Como sabemos se um propósito é firme?  Por certo, o mesmo precisa ser testado. Há outros textos onde discípulos tentaram dissuadir ao Salvador dessa ideia, dizendo que Herodes o queria matar, que Ele correria riscos por lá; mas, nada disso O fez mudar.  Quem tem um propósito firme e conhece as consequências, o simples lembrá-las em nada afetará a decisão que já as considerou. 

Isso feito mandou precursores a uma aldeia de samaritanos para prepararem  pousada. Porém, a rivalidade desses com os judeus chegava a tal ponto de se negarem a ceder um lugar de descanso, pois, “seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém”.  

Que falta de jogo de cintura do Mestre! Sabendo dessa aversão dos samaritanos, bem poderia ter “desconversado” dizendo que ia para outra parte; quem sabe, que era um emissário estrangeiro a espiar a cidade para um ataque futuro; coisas assim o fariam simpático entre os samaritanos; por certo, lhe garantiriam o necessário descanso. 

Ele mesmo, quando chamou a si os pecadores ofereceu descanso à alma; não fez alusão ao cansaço do corpo. Quem tem como hábito a verdade em sua forma de ser, não descansa a consciência em outro travesseiro que, não, a própria verdade.  

Mesmo, coisas periféricas, nuances não expressas também se revelam verdadeiras; se, ia para Jerusalém, seu aspecto mostrava exatamente isso. 

Quantas vezes mentimos de modo não expresso, dissimulando aparências, intenções... Vamos a Jerusalém, mas, exibimos por “descuido” uma passagem pra Damasco. Sutilezas assim, embora pareça malandragem, são apenas traços da mentira vestida para festa. 

Com Aquele que É a verdade, a coisa não funciona assim. Decisões firmes, providências conforme; semblante também. 

Salomão escrevera: Desvia de ti a falsidade da boca; afasta de ti a perversidade dos lábios. Os teus olhos olhem pra a frente; as tuas pálpebras olhem direto diante de ti. Pondera a vereda de teus pés, todos os teus caminhos sejam bem ordenados! Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.” Prov 4; 24 a 27

Infelizmente, a maioria do que hoje se vê são  “cristãos” de calmaria, de tempo bom. Prontos a dissimular suas escolhas, bem como, refazer caminhos se, uma objeção qualquer os ameaça. Facilmente bradam nos púlpitos que, sem luta não teremos vitória, que somos chamados a tomar a cruz, etc. Mas, ouse a realidade a testar seus postulados e presto se tornam “samaritanos” se isso lhes facilitar as coisas. 

Se, na caminhada tecnológica, que não mais caminha nem corre, antes, voa; nisso, digo, quanto mais moderno, melhor, na jornada dos cristãos a coisa é exatamente inversa. Quanto mais antigo, melhor. 

Sim, os antigos deram suas vidas, como fizeram os apóstolos, os cristãos das catacumbas de Roma, tantos na Inquisição... Sua fé não tinha mais a vida na Terra com preciosa, antes, a vida em Cristo. Estavam dispostos a tudo, mesmo mais antigos,  como alista a galeria dos Heróis da fé. 

Não estou dizendo que todos os cristãos atuais sejam uns molengas, há exceções, felizmente. Mas, graças a uma “Igreja” que, movida por interesses mercenários decidiu ser agradável invés de verdadeira, o crente comum que ela gera é assim, fraco, interesseiro, oportunista, dissimulado. Não hesita em mentir para obter facilidades, ou, evadir-se a certas dificuldades. 

Certo que os samaritanos não receberam a Jesus, por causa de sua judaica aparência; mas, isso era problema deles. Estavam errados, e o Mestre não iria disfarçar-se para recrudescer seu erro. 

Embora Tiago e João desejassem queimar aos ímpios.  O Senhor os advertiu que não entendiam o que estava em jogo; “Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia.” V 56 

Enfim, se o mundo é  império da falsidade, onde, aparências enganam, dos servos de Cristo se requer algo melhor. 

Pensemos, por um instante, quantas pessoas nos surpreenderam “pra cima”; as imaginamos comuns, e conhecendo-as melhor, se revelaram nobres, de caráter superior; por outro lado, quantas reputamos excelentes, e à menor prova revelaram-se vis, traidoras, fracas... Da primeira parte do exemplo tenho dificuldade de lembrar alguém; porém, a segunda... Assim, se nossas resoluções não estão estampadas; se, nossa aparência não expressar o que somos, que seja por humildade, por sabermos que eventual bem em nós é dom de Deus; nunca por falsidade, dissimulação. Uma alma salva não descansa na facilidade, antes, na verdade.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

A ressurreição dos vivos



“Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, pelo pecado a morte, assim, também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” Rom 55; 12 

Pelo pecado entrou a morte; pela entrada desta, o pecado se estabeleceu. Noutras palavras: Adão morreu porque pecou; sua descendência seguiu pecando porque estava morta. Morte espiritual entenda-se; não, inexistência; alienação da Face Bendita do Criador. 

O Salvador aludiu a mortos que ouvem, logo, existem. “Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos e os vivifica, assim, o Filho vivifica aqueles que quer. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, os que a ouvirem viverão. Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho... ;” Jo 5; 21, 25 e 26 

O mesmo texto deixa claro que não se refere a mortos físicos tal ressurreição; antes, disse: “... vem a hora, agora é...” assim, há uma ressurreição espiritual que não é como a de Lázaro, do túmulo ao ar livre, antes, da morte para a vida; da alienação para a aceitação. “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” V 24 

Por isso, acerta o alvo, mas, erra o método, quem presume justificação mediante  obras. Em momento algum, nos exemplos citados isso é tratado. A questão central é a vida. Para perda ou, aquisição, duas obras contam, apenas. A queda de Adão passando a morte a todos; a Vitória de Cristo, legando a ressurreição a tantos quantos o receberem e seguirem. “Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos. Não foi o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.” Rom 5; 15 e 16

Alguns zangam-se ante a negação da salvação via obras, como se, ao afirmarmos isso estivéssemos insinuando que as boas são más. A Bíblia não entra nesse mérito antes de resolver a questão da vida; antes, mesmo as boas, não passam de obras mortas. “...não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas...” Heb 6; 1 “Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?” Heb 9; 14 

Boas ou más, não importa, uma vez que praticadas ainda sob o império da morte. Por isso, a porta de entrada à vida é pela fé na Única obra que conta, deveras, a de Cristo.

Quanto às boas obras passam a contar, após a ressurreição. “Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Ef 2; 5 a 10 

Por contraditório que pareça, esse morto precisa morrer na cruz, para dar lugar ao novo, recriado em Cristo. Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” Rom 6; 3 e 4  

Eventual ressentido porque suas boas obras não foram levadas em conta deve considerar quê, em Cristo e Seus méritos excelsos, muitas más, dignas de morte não serão consideradas também.  Deus trata em graça, invés de justiça, bastando a Ele, a justiça de Cristo. 

Não significa licença para pecar; dos salvos se requer novidade de vida. No caso da ressurreição de Lázaro havia uma pedra; no nosso, a incredulidade no coração. 

Deus faz essa cirurgia em muitos. E dar-vos-ei um coração novo;  porei dentro de vós um espírito novo;  tirarei da vossa carne o coração de pedra, vos darei  coração de carne.” Ez 36; 26

domingo, 7 de dezembro de 2014

No fim do arco íris



Por que temerei eu nos dias maus, quando me cercar a iniquidade dos que me armam ciladas?” Sal 49; 5 

Os dias maus aludidos por Davi têm a ver com a falência de valores. Apresenta a iniquidade como  cerca, e o reto, como vítima de violência, ciladas. Por que a iniquidade cercaria alguém? Óbvio. Porque tal não é iníquo, senão, não estaria cercado, seria cerca. 

Mesmo que tenha sido assim nos dias de Davi, ainda é um retrato atual. O diferente em valores, alvos, motivos, é cercado, caçado, caluniado. A relativização imola valores no altar do interesse. 

Isaías retratou de modo  mais dramático; “Por isso o direito se tornou atrás, e a justiça se pôs de longe; porque a verdade anda tropeçando pelas ruas, a equidade não pode entrar. Sim, a verdade desfalece, quem se desvia do mal arrisca-se a ser despojado; o Senhor viu,  pareceu mal aos seus olhos que não houvesse justiça.” Is 59; 14 e 15 

Em todas as épocas a coisa tem sido assim, desde a queda; pois, Isaías e Davi falavam de seus coevos; Ruy Barbosa denunciou ao seu tempo, o “Triunfo das nulidades, o agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus.” E ante nossos olhos, o cenário não melhora. 

Nosso Parlamento maior parece que, invés de eleito para legislar e fiscalizar ao executivo, o é, simplesmente para investigar aos próprios pares, ou, formar quadrilhas para obstrução de investigações, conforme o interesse. Desse modo, se deixasse de existir, pouca ou, nenhuma falta faria. Há muitos lapsos legislativos, no aspecto do mundo virtual, sobretudo, mas, a galera está em plena atividade “policial” dada a volúpia da corrupção. 

A mentira tem logrado seus triunfos, invés da verdade. A omissão cúmplice da imprensa também violenta do seu jeito. Ontem tivemos alguns milhares protestando em São Paulo contra isso, precisamente. Os maiores sites de notícia ignoraram estrondosamente. Isso é uma forma de violência contra a verdade, os fatos. 

As cercas da iniquidade prendendo aos retos. Iníquo quer dizer, desigual. É dessa forma que “La prensa” trata as coisas conforme os interesses. Fossem meia dúzia de feministas com as tetas de fora pedindo o aborto, ou, cinquenta drogados exigindo a liberação das drogas seria manchete de capa. A eloquente figura de Isaías; a verdade como um ébrio tropeçando pelas ruas. 

A concepção que só vê o momento contagia vermes finitos que presumem-se  eternos. “O seu pensamento interior é que as suas casas serão perpétuas; as suas habitações de geração em geração; dão às suas terras os seus próprios nomes.” Sal 49; 11 Fazem sessões especiais para darem seus nomes a ruas, logradouros, praças... Quando não estão “ocupados” em CPIs, claro! 

Mesmo sendo transmitida atavicamente, essa “sabedoria” os nivela aos animais instintivos, simplesmente. “Todavia o homem que está em honra não permanece; antes é como os animais, que perecem. Este caminho deles é a sua loucura; contudo, sua posteridade aprova as suas palavras.” VS 12 e 13

 Suspirarem e pelejarem por justiça é prerrogativa de pessoas de bem; não podem evadir-se  disso. Contudo, tal qual, a felicidade não parece ser dessa vida, ainda que, nela possamos fruir alguns momentos felizes, igualmente a justiça; dessa vemos minúsculas nuances; no mais, apõe seu selo à verossimilhança, em total descaso para com a verdade e com seu objeto, a equidade.  

Talvez, faça parte dos Divinos planos a permissão que homens de bem sejam governados pelos maus; pois, quando o forem, enfim, pelo Justo, apreciarão à justiça como se deve. Há, uma  promessa a esses, cujo cumprimento se conjuga no futuro; Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;” Mat  5; 6 

A constante tensão de ansiar por justiça num cenário que promove seu oposto nos faz sentir deslocados; a vida fica mais pesada. De onde vem esse desejo de andar contra a corrente, essa estranha piracema no rio da vida? Se, o mar de lama, o lugar comum da safadeza, dos desvalores, nos é desconfortável, estamos cercados, alienados do devido repouso, por ora. 

Diz a fábula que há um pote de ouro no fim do arco íris. Talvez haja mesmo. Foi criado como sinal da Aliança Divina com a humanidade. Deriva da luz do sol, ( símbolo de Cristo ) em contato com a água, ( Sua Palavra ). Na Sua Luz vemos; de Sua palavra bebemos. 

Cada um de Seus Sete Espíritos figuram uma cor; na plenitude de Seu domínio, após a tempestade dos maus, encontraremos, enfim, o sonhado pote de ouro da justiça perfeita. Não haverá mais cercas ímpias; a verdade receberá a coroa que merece. Os que tiveram prazer na maldade, a mesma justiça cuidará em mantê-los no seu cenário favorito.

sábado, 6 de dezembro de 2014

O Evangelho em xeque



“Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se é de Deus, ou se falo de mim mesmo.” Jo 7; 16 e 17

Uma acusação recorrente nos lábios dos opositores de Jesus era que Ele falava de si mesmo. Afinal, invés do clássico “Assim diz o Senhor” que usavam os profetas do Velho Testamento, Ele dizia: “Eu vos digo.” 

Não conseguindo eles identificar quem, de fato, O Senhor era, nem fazendo Ele a pose de um profeta, a objeção é até compreensível.

Seu esvaziamento, Sua humanização, O fazia “menor que o Pai”; ainda que, em essência pudesse dizer: “Eu e o Pai somos Um”. Então, para evitar a acusação de mera origem humana da doutrina, não evocava Seu Ser Divino, antes, a figura do Pai que o enviara. “ A minha doutrina não é minha, mas, Daquele que me enviou...”  

Restava a inquietante figura de um profeta e Mestre, que advogava intimidade ímpar com o Pai. Isso, óbvio, ensejaria muitas dúvidas, reservas, em seus ouvintes; mesmo, eventuais de boa vontade que quisessem entender o que estava em jogo. 

Sabedor disso Ele propôs como modo de dissipar as dúvidas honestas que, porventura houvesse, o desafio de testarem a doutrina via prática, para, mediante  resultados, dirimirem suas dúvidas. 

A maioria das “dúvidas” é desonesta; digo, não procede de mentes dúbias por plausíveis razões, antes, são evasivas de quem bem entende o que se postula, e, por não se dispor a pagar o preço, dilui sua incredulidade. Ora, nas “falhas” do Mestre, ora, nas “incongruências” de Sua doutrina.

Sabem as pessoas razoavelmente esclarecidas que, as barreiras para que se abrace ao Evangelho são morais, não, intelectuais. As pessoas evitam porque não querem; não, porque não entendem. 

Ciente disso, O Salvador tirou o pleito da arena estéril das ideias e transpôs para a dos fatos. Tirem suas dúvidas praticando a vontade de Deus. Feito isso, saibam em vós mesmos, via resultados, se a origem é Divina ou não. 

Aqui, todos os argumentos fugazes dos que não têm argumento perecem. Sim, quando decidem tergiversar fazem porque não abrem mão de suas vontades; pois, o desafio do Evangelho é abraçar cabalmente à Vontade de Deus. 

Muitos, no afã de diluir sua própria descrença saem caçando “contradições” na Bíblia, para, desqualificando a Testemunha, ganharem o processo que pleiteia a manutenção da vontade humana enferma, com o ego no trono.  Perguntas desajeitadas, ímpias objeções não colocam o Evangelho fora de combate, antes,  evidenciam ainda mais. 

Seria mais honesto dizer: Entendo, mas, não estou disposto a pagar o preço; que, tentar apoiar-se em eventuais maus testemunhos de outros que fraquejaram, ou, de mercenários profissionais que se escondem atrás do Evangelho. Tais falhas, ou, mesmo o lixo, sempre haverá; O Salvador advertiu que seria assim. 

Agora, as minhas falhas são intransferíveis, pessoais. Justificar-me à partir de erros alheios equivale a lavar-me com água suja.

Poderia falar contra a Doutrina de Deus, quem, a tivesse testado, como O Salvador desafiou; descoberto “in loco” que é uma fraude; mas, desconheço um veraz convertido que tenha abdicado de sua vontade pela de Deus, e possa dizer de modo honesto que é mentira. Certamente não dirá que é fácil, mas, possível e recompensador. 

As promessas evangélicas respeitadas em seu contexto e fim, todos se cumprem perfeitamente, deixando à senhora dúvida desprovida de qualquer álibi para se evadir à pena de morte. 

Na verdade, a maioria dos  humanos reage ante à negação de si mesmo, como Pedro reagiu quando o Mestre falou da cruz: “Tem misericórdia de ti; de maneira nenhuma te acontecerá isso”. 

O instinto natural de preservação da vida é que acaba tolhendo que ela se torne eterna. “E quem não toma a sua cruz, não segue após mim, não é digno de mim. Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á.” Mat 10; 38 e 39

As pessoas morrem de medo da vida, pensando estar evitando a morte. Sim, pois, mesmo tendo como condição a negação da nossa, a Vontade de Deus é aprazível ao convertido, como ensinou Paulo. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis, qual seja, a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Rom 12; 2 

Uma vez mais, o preço para identificar e experimentar a Vontade de Deus; não andar conforme o mundo. Não por que o mundo seja um mal em si; antes, porque esse decidiu andar em oposição a Deus. A Doutrina de Cristo entendida e praticada nos coloca outra vez, em comunhão com Ele.