sábado, 20 de fevereiro de 2021

Santos; o que são?


“Ser-me-eis santos, porque Eu, O Senhor, Sou Santo; vos separei dos povos, para serdes Meus.” Lev 20;26

Normalmente a ideia de santidade deriva por caminhos espúrios, diversos dos prescritos na Palavra. Essa condição é demandada para ser servo, simplesmente, não um intercessor ou milagreiro como vulgarmente se crê.

A condição expressa evoca “separação” de outros povos não num sentido étnico, geográfico, mas, espiritual. Mesmo estrangeiros deveriam ser recebidos entre o povo santo, caso decidissem adotar seu Deus e modo de vida, como fizeram Raabe, Rute e outros.

Não é uma condição que nasceu sob os “rudimentos do mundo” cujo aperfeiçoamento civilizatório a faria prescrever, como escravatura e poligamia, por exemplo; antes, é tão imprescindível, que a prescrição foi reiterada no Novo Testamento, para todos os que, mediante Cristo, desejarem se fazer povo de Deus; “Porquanto está escrito: Sede santos, porque Eu Sou Santo.” I Ped 1;16

Se, os “limpos de coração verão a Deus.” Noutra parte essa “limpeza” que Jesus Cristo faz, mediante ação do Espírito Santo foi chamada santificação; “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual, ninguém verá O Senhor;” Heb 12;14

A separação entre os salvos e o mundo permeia todo ensino cristão; “Dei-lhes Tua Palavra, o mundo os odiou; porque não são do mundo, assim como Eu não sou.” Jo 17;14

Paulo ampliou: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis a boa, agradável, e perfeita Vontade de Deus.” Rom 12;2

Essa distinção se verifica até na escolha da “matéria prima” para edificação do Reino; “Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;” I Cor 1;27

Como a edificação é feita Pelo Senhor, não depende de qualidades humanas, mas, de submissão; parece que “as coisas loucas” se amoldam melhor.

Assim como o sal, sendo porção ínfima numa refeição é significativo, indispensável, são os santos na terra. Minoria, para aspergir o “sabor de Cristo”, nos valores que adotam, pelo modo que vivem.

Quando O Salvador orou pela unidade, “para que todos sejam um”, esse “todos” restringe-se aos que se separaram do mundo por amor Dele; o apelo à salvação deveria ser universal; “Pregai O Evangelho a toda criatura”; Todavia, regeneração seria pontual, dada a minoritária resposta positiva que receberia; “Muitos são convidados; poucos escolhidos.”

Portanto, são balelas satânicas com capas religiosas essas coisas de ecumenismo, “Fratelli Tutti”, Deus como você O concebe, Campanha da Fraternidade LGBTQI+ etc.

Embora, o convite à salvação busca todos, só uma minoria atreve-se a “perder a vida”; o desafio para ser santos está no pacote da escolha; os demais são apenas o mundo, que não está nem aí par a santidade nos moldes Divinos.

A salmo segundo vaticina a união dos reis da terra, não pelo bem comum como apregoam os globalistas; mas, contra Deus; “Os reis da terra se levantam governos consultam juntamente contra o Senhor; contra O Seu Ungido...” Sal 2;2

As pessoas até cristãs vem sendo manipuladas pelo mundo e têm se tornado ressonância de narrativas malignas, invés de o serem da Palavra de Deus.

Se denunciamos a manipulação de dados que coloca todas as mortes na conta de certo vírus da moda, ou recusamos a crer na eficácia de uma “vacina” feita às pressas, nos acusam de alienados, negacionistas, etc. Que triste ver pessoas com caixas cranianas sem nada dentro...

Os de Deus, além de santos foram chamados a ser sábios na observância dos Seus Ensinos; “Guardai-os pois, cumpri-os, porque isso será vossa sabedoria e entendimento perante os olhos dos povos, que ouvirão todos estes estatutos e dirão: Este grande povo é nação sábia e entendida.” Deut 4;6

A Palavra de Deus, que não volta a Ele vazia, foi dada para gerar santos, regenerando pecadores caídos, não para modismos pretensiosos, onde, qualquer falcatrua moral cita porções bíblicas profanando a Deus; “Mas ao ímpio diz Deus: Que fazes tu em recitar Meus Estatutos, e tomar Minha Aliança na tua boca? Visto que odeias a correção, lanças Minhas Palavras para detrás de ti.” Sal 50;16 e 17

Enfim, santo não é alguém que, depois de morto se nos faz intercessor, tampouco opera milagres. Antes, é um que, quando vivo é uma denúncia contra a insensatez do mundo ímpio, que traz em si uma centelha viva do Espírito do Deus que faz milagres.

Assim, enquanto o mundo ímpio trabalha para unir cobras e lagartos, a Santa Palavra de Deus segue deixando patente a separação entre luz e trevas; “Quem é injusto, faça injustiça ainda; quem está sujo, suje-se ainda; quem é justo, faça justiça ainda e quem é santo, seja santificado ainda.” Apoc 22;11

Nenhum comentário:

Postar um comentário