sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Relativas Mentes


“Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.” Prov 3;7

Isso é a antítese do que dissera Satanás; “vós mesmos sabereis o bem e o mal”. Ou, sereis sábios aos vossos próprios olhos. Acontece que o homem pela sua natureza não é fonte; é um canal. Foi criado à Imagem e Semelhança de Deus, para que, como um espelho, fosse um reflexo Dele.

Ao deixar de refletir Deus, como faria, mantidas a obediência e a comunhão, e a andar segundo o conselho do inimigo, deixou de ser Imagem Daquele e passou a ser um reflexo desse; acaso um espelho reflete a si mesmo?
Por isso a advertência contra o relativismo, que a Bíblia chama de “sábio aos próprios olhos”.

Notemos que a receita para fugir é abraçar ao Absoluto; “Teme ao Senhor e aparta-te do mal”.

Desse modo, não nos resta decidir se determinada postura é mal ou não; Se, O Eterno já definiu assim, não nos cabe redefinir, como se essa ousadia mudasse a ser daquilo que redefinimos.

A coisa má segue sendo o que é; apenas, em nossa obtusa escolha pelo mais cômodo, ou aceitável socialmente, a desaprendemos e passamos a chama-la pelo que não é; “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem mal; que fazem das trevas luz, da luz trevas; fazem do amargo doce e do doce amargo! Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos, prudentes diante de si mesmos!” Is 5;20 e 21

Os ecos da voz de Satã estão por aí a todo vapor; “Cada um tem a sua verdade – dizem - todas as religiões são boas; cada um segue o que preferir, no fim todos serão salvos, cada um segue ao que acredita...”

Muitos defensores disso ilustram com figuras a “verdade” de cada um; às vezes uma junção de linhas paralelas que, vistas de um lado parecem quatro figuras, do outro, três; outras, um número onde um vê um seis, outrem, do lado oposto, um nove, para mostrar que ambos “estão certos.” Uma ova! Ambos estão num beco sem saída e precisam ser tirados daí por quem sabe.

Nossa “sabedoria” é tão frágil que ninharias como essas já nos podem levar a disputas; isso mostra o limite de nossa capacidade intelectual e dependência da Sabedoria Superior, Deus, para dizer como as coisas são, a despeito das aparências. Pois se cada um “tem sua verdade” a Verdade deixa de existir, cedendo seu nobre assento à doentia e pueril opinião.

Quando convém às humanas predileções se diz que as aparências enganam; donde parece lógico concluir que não devemos confiar nelas; contudo, se, o fito do traidor mor é nos conservar no erro, aí usa-se e abusa-se de aparências ardilosamente criadas, para validar a ignorância como se fosse conhecimento.

Nós, os que seguimos olhando para Aquele que É, a despeito das opiniões e predileções de terceiros, não raro somos acusados de radicais, fundamentalistas, fanáticos, primitivos até.

Se O Eterno tivesse “dado corda” ao relógio da humanidade e deixado o mesmo funcionar por sua conta, vá bene! Cada um se virasse como pudesse.

No entanto, Ele sempre esteve presente, interessado, amoroso; “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho.” Heb 1;1

Isso é honroso, extraordinário, inaudito; mas, também responsabilizador; “Se Eu não viesse, nem lhes houvesse falado, não teriam pecado; mas agora não têm desculpa do seu pecado.” Jo 15;22

Aliás, palavras como pecado, arrependimento, são mais notórias pela ausência que pela menção, nesses ensinadores relativistas. Não há um Alvo Absoluto; cada um anda à sua maneira e está “tudo bem;” só que não.

Num breve arranjo como esse, várias porções da Palavra de Deus são necessárias, derivando ele de submissão ao Senhor. Sua Palavra é o “Tribunal de Apelação” dos nossos argumentos, que no fundo, são Dele.

Contudo circulam por aí ensinos com dados de uma precisão que assusta; “são 35 milhões de espíritos aperfeiçoados na quinta dimensão”; no fim de um tratado com afirmações como essa, o sujeito diz: “Eu sou fulano de tal, namastê!” Pronto. Quem duvidaria dele?

Aí, nem se trata de relativismo, ser sábio aos próprios olhos; mas, de rejeitar à Palavra de Deus; pôr, em Seu lugar, escritos espúrios de nebulosos “mestres espirituais”;

Deus já os previu e adjetivou: “Os sábios são envergonhados, espantados e presos; rejeitaram A Palavra do Senhor; que sabedoria, pois, têm eles?” Jr 8;9

Enfim, pretender chegar ao Reino Eterno alheio aos termos do Rei, baseado em si mesmo, é como pensar que consegue elevar os pês do solo puxando os próprios cabelos. Se acreditas mesmo nisso, eia, força!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário