quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

O Dia da Angústia


“Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que tua força é pequena.” Prov 24;10

O dia da angústia é diferente de um para outro; tanto no tempo que a mesma incide sobre cada um, quanto, no conteúdo que pode causá-la; aquilo que é angustiante para um, pode ser celebrado como bênção por outro.

Quantas vezes vemos, por exemplo, pessoas partilhando vídeos de mercenários safados, falsos profetas sem noção; se o fazem é porque acham bom. Mas, quem pode ver um pouco adiante se angustia com o engano disseminado. Invés de partilhar novamente sente vontade de partir em pedaços aquelas heresias todas.

O que os olhos não vêm o coração não sente;” adágio verdadeiro. Muitos estão, como o Pródigo no desterro comendo com porcos e pensado que aquilo é o cardápio da casa do Pai. Ver isso, para quem pode, causa angústia; para os incautos, a coisa parece ser comida boa.

Por isso Salomão advertiu contra os “males” da luz; “Porque na sabedoria há enfado; o que aumenta em conhecimento, aumenta em dor.” Ecl 1;18

Às vezes nos assalta a dolorosa e desanimadora sensação de estar denunciando obscenidades em campos de nudismo; a única coisa fora de lugar, nesses casos, é a nossa roupa; quem pensamos que somos?

Paulo mencionou, de passagem, suas angústias por motivos alheios; “Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas. Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase?” II Cor 11;28 e 29

Pedro citou Ló no vale de Sodoma; “Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias sua alma justa, vendo e ouvindo sobre suas obras injustas.” II Ped 2;8

Se, as causas das angústias podem ser diversas, o sentimento é mais ou menos o mesmo; um misto de estreitamento, impotência, ansiedade, dor psíquica, aflição...

Contudo, chega um momento na história, (há indícios que chegou) em que O Próprio Senhor parece duvidar que haja mudanças de vidas; nem as preceitua mais; antes, encoraja cada um para que se aprofunde em suas escolhas; “Quem é injusto, faça injustiça ainda; quem está sujo, suje-se ainda; quem é justo, faça justiça ainda; quem é santo, seja santificado ainda. Eis que cedo venho; Meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo sua obra.” Apoc 22;11 e 12

Tentar despertar quem quer dormir, necessariamente nos fará indesejáveis; Entretanto, “pendurar as chuteiras” com tentou Jeremias não é opção; aquele pensou que sua chamada profética frutificaria segundo seus desejos, e nada.

Invés de conversões gerava perseguições; desse modo, concluiu que Deus o enganara; chegou a pensar em desistir; “Persuadiste-me, ó Senhor, persuadido fiquei; mais forte foste que eu e prevaleceste; sirvo de escárnio todo o dia; cada um deles zomba de mim. Porque desde que falo, grito, clamo: Violência e destruição; porque se tornou A Palavra do Senhor um opróbrio e ludíbrio todo o dia. Então disse eu: Não me lembrarei dele, não falarei mais no Seu Nome; mas isso foi no meu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; estou fatigado de sofrer, não posso mais.” Jr 19;7 a 9

No início do seu fracassado ministério chegou a pensar que estava mirando baixo demais; pregando ao populacho, invés dos líderes; aí, tentou pregar ao público mais seleto; “Eu, porém, disse: Deveras estes são pobres; são loucos, pois não sabem o caminho do Senhor, nem o juízo do seu Deus; irei aos grandes, falarei com eles; porque eles sabem o caminho do Senhor, o juízo do seu Deus; mas estes juntamente quebraram o jugo...” Cap 5;4 e 5

A questão não era o nicho social no qual a mensagem fora entregue; antes, uma apostasia coletiva onde o domínio espiritual dos maus satisfazia o povo, como hoje; “Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra. Os profetas profetizam falsamente, os sacerdotes dominam pelas mãos deles, e meu povo assim deseja; mas que fareis ao fim disto?” Cap 5;30 e 31

Se, nas filosofias de botecos correntes se diz que qualidade vale mais que quantidade, para Deus é assim. Desse modo, o sucesso ministerial nada tem a ver com agregar multidões em torno de um ministro; antes, com a manutenção da integridade de vida como testemunho; honestidade intelectual e espiritual como exercício.

Quando Deus enviou Ezequiel preveniu-o: “... a casa de Israel não te quererá dar ouvidos, porque não quer dar ouvidos a Mim.” Ez 3;7

Há dias em que nossas angústias são mesmo nossas; outros, mais honrosos e dolorosos, onde, a comunhão no Espírito Santo nos faz sofrer a Impotência Divina.

No entanto, Ele socorre: “Invoca-me no dia da angústia; Eu te livrarei, e tu Me glorificarás.” Sal 50;15

Nenhum comentário:

Postar um comentário