domingo, 20 de dezembro de 2020

"Males" que vieram para o bem


“Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que... guardes os mandamentos do Senhor, seus estatutos, que hoje ordeno, para teu bem?” Deut 10;12 e 13

Seria um erro grosseiro pensar que os mandamentos Divinos com suas restrições todas tivessem como alvo algum sadismo, ou capricho do Todo Poderoso.

Ele não precisa que andemos bem; apenas deseja, porque nos ama. Esse sentimento santo em relação a nós é que patrocina os mandamentos que são para nosso bem.

Se, no prisma relacional podemos viver de modos diversos, um a agradá-lo, outro a aborrecê-lo, sob o ponto de vista objetivo nossos atos não excedem à relação com nossos semelhantes.

Deus se interessa, como Pai Amoroso; mas, não precisa deles. “Se pecares, que efetuarás contra Ele? Se, tuas transgressões se multiplicarem, que lhe farás? Se fores justo, que lhe darás, ou que receberá Ele da tua mão? Tua impiedade faria mal a outro como tu; e tua justiça aproveitaria a outro homem.” Jó 35;6 a 8

Por isso a desafio de mostrarmos nosso amor por Ele, nas relações horizontais; “Se alguém diz: Eu amo Deus, e odeia seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, que não viu? Dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também seu irmão.” I Jo 4;20 e 21

Como um pai que veta ao filho más companhias, drogas e vícios vários, ele não coloca essas “cercas” para impedir seu amado de “curtir a vida”; antes, por saber de antemão onde essas estradas largas levam, visa protegê-lo, afastando-o daquilo que, no final, será letal. “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são caminhos da morte.” Prov 14;12

Como O Eterno não sofre o engano das aparências sabe onde cada caminho conduz, chama-nos desde o início da caminhada, à vereda da vida. “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, espaçoso o caminho que conduz à perdição; muitos são os que entram por ela; porque estreita é a porta, apertado o caminho que leva à vida, poucos há que a encontrem.” Mat 7;13 e 14

Além de nos amar, O Santo ama algumas coisas mais; como justiça, equidade, verdade.

Diferente de um pai humano sentimentalóide que, equaciona frouxidão moral com amor, a afeição Divina não passa a mão por cima de erros não tratados; antes, dá tempo esperando pelo nosso arrependimento; mas, não acontecendo esse, expõe nossas culpas.

Sua Longanimidade e paciência não significam conivência; “Estas coisas tens feito, (pecados) e Me calei; pensavas que era tal como tu, mas Eu te arguirei, as porei por ordem diante dos teus olhos:” Sal 50;21

Dada a condição de peregrinos dos salvos, a impressão inicial é que os ímpios vivem melhor que eles; se chamarmos “viver” o esbaldar-se em prazeres sujos e mortais pode ser até.

Mas, aqui não é um lugar para viver, no sentido pleno do termo; antes, é local de “triagem” mediante O Salvador, para ver quem, enfim, entrará no Repouso do Senhor, a vida eterna. “Levantai-vos, e andai; porque este não é lugar de descanso; por causa da imundícia que traz destruição, sim, destruição enorme.” Miq 2;10

O imediatismo de querer o Céu na Terra é uma doença antiga; os que padecem dela acham desperdício a santificação; “Vós tendes dito: Inútil é servir a Deus; que nos aproveita termos cuidado em guardar seus preceitos, e andar de luto diante do Senhor dos Exércitos? Ora, reputamos por bem-aventurados os soberbos; também os que cometem impiedade são edificados; sim, eles tentam a Deus, e escapam.” Mal 3;14 e 15

Entretanto, O Senhor olha mais adiante, para o dia do juízo; “Eles serão meus, (os fiéis) diz o Senhor dos Exércitos; naquele dia serão para mim joias; poupá-los-ei, como um homem poupa seu filho, que o serve. Então voltareis e vereis a diferença entre justo e ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não serve.” Vs 17 e 18

Quando falo dos mandamentos para nosso bem, não me refiro à Lei de Moisés; mas, à Lei de Cristo que resumiu tudo a dois; amar a Deus e ao próximo, cultuar ao Senhor em Espírito e verdade.

Diferente dos Dez Mandamentos escritos em Pedra, o “Ministério da Condenação”, agora o Espírito, escreve em consciências o que Ele aprova, e o que desaprova.

“Mas agora alcançou Ele (Cristo) ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor Aliança que está confirmada em melhores promessas.” Heb 8;6 “... Porei Minhas Leis no seu entendimento, em seu coração as escreverei; Eu lhes serei por Deus, eles Me serão por povo;” v 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário