quarta-feira, 6 de julho de 2022

O Evangelho segundo Filipe Neto


“Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente...” Ecl 3;14

O Eclesiastes é um escrito de meditações humanas; “Eu, o pregador, fui rei sobre Israel em Jerusalém. Apliquei meu coração a esquadrinhar, informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu...” Cap 1;12 e 13

Salomão recebera sabedoria vinda de Deus; porém, não pretendeu que suas observações e reflexões se igualassem à Palavra Divina. “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda Seus Mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.” Cap 12;13

Embora esse registro faça parte da Palavra de Deus, todo intérprete prudente não embasa doutrinas estritamente nesse livro; mesmo havendo nele muitas coisas profundas; reflexões de um filósofo (relativamente) temente a Deus, não é, estritamente, A Palavra de Deus. Seu “fio condutor” é extremamente pessimista; alguém que não vê proveito em nada, “debaixo do sol” e termina apontando para além; Deus.

Então, voltemos ao “tudo que Deus Faz durará eternamente...” as mudanças que desaconselha ao ser humano têm a ver com as que interferem na retidão de caráter; “... Deus fez o homem reto, porém eles buscaram muitas astúcias.” Cap 7;29

As Obras da Criação, O Senhor assegurou que não terão vida eterna; “O Céu e a Terra passarão, mas Minhas Palavras não hão de passar.” Mat 24;35

Logo, poderíamos parafrasear: “Tudo o que Deus Fala durará eternamente...” Advertência presente noutros endereços; “Toda Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam Nele. Nada acrescentes às Suas Palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.” Prov 30;5 e 6 Ou, “... se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará sua parte do livro da vida, da cidade santa e das coisas que estão escritas neste livro.” Apoc 22;18 e 19 etc.

Outrora, quem não cria se mantinha distante; quem acreditava buscava praticar. Concordando ou discordando com o conteúdo, era A Palavra de Deus; quem usaria tocar nela? No entanto, o óbvio já não é tão óbvio assim.

Outro dia deparei com uma agressão profana do youtuber Filipe Neto que, em defesa da sagração da perversão sexual, chamou o livro de Levítico de “porcaria:” “Foca em Jesus!” “Faça aos gays o que Jesus falou - disse - nada!”

Bem, vamos por partes: A Bíblia ensina que “um pouco de fermento leveda toda a massa”. Assim, se um dos 66 livros é uma porcaria, o que impede que o todo, se torne?

O Próprio Senhor citou inúmeras passagens do Velho Testamento validando-as; inclusive, a que prescreve o casamento hetero-monogâmico; “... Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez; portanto, deixará o homem pai e mãe, se unirá a sua mulher e serão dois numa só carne?”

Então, como poderíamos “focar” em Jesus agindo diferente do que Ele ensinou?

Não sei em qual escola teológica o referido influencer estudou, mas deveria saber que o silêncio não é uma atitude normativa; nenhum hermeneuta intelectualmente honesto baseia argumentos nisso.

É certo que Cristo nada falou sobre gays. Contudo, nada falou sobre incesto, pedofilia, zoofilia; seria Seu Silêncio um aval a essas práticas?

Cheia está a “nuvem” de vídeos do dito youtuber, onde a promiscuidade e a irreverência estão no âmago; será que aprendeu e viveu essas coisas “focado” em Jesus?

A Palavra de Deus despreza gente imoral, que a toma nos lábios, apenas quando convém, por interesses rasos; “Mas ao ímpio diz Deus: Que fazes tu em recitar Meus Estatutos e tomar a Minha Aliança na tua boca? Visto que odeias a correção, e lanças Minhas Palavras para detrás de ti.” Sal 50;16 e 17

Mas, isso é Velho Testamento! E daí? Jesus não anulou à Lei; Ele cumpriu. O propósito da Lei não era Salvar, mas mostrar que somos pecadores indignos; que precisamos do Salvador; “... a Lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo...” Gál 3;24

Aos convertidos deu “Nova Lei”, que em nada conflita com os princípios morais daquela.

Quem pensa que a Graça facilita o caminho se equivoca; ela faz possível o que antes não Era; salvação “... era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne...” Rom 8;3

Dado o preço que custou, a responsabilidade aumenta; “Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo pensais será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, tiver por profano o Sangue da Aliança com que foi santificado, fizer agravo ao Espírito da graça?” Heb 10;28 e 29

Nenhum comentário:

Postar um comentário