domingo, 31 de julho de 2022

Mundo líquido


“Temos mui firme a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a Estrela da Alva apareça em vossos corações.” II Ped 1;19

“Mui firme...”
Vivemos num mundo “líquido”; tudo é relativo, moldável, se encaixa nos recipientes mais esdrúxulos, sem problema. A “moral” vigente é a que cantou Raul Seixas: “Se hoje sou estrela amanhã já se apagou; se hoje te odeio amanhã te tenho amor, te tenho horror...” Conservadorismo, princípios morais são “jurássicos, fundamentalistas, radicais;” a onda é ser “progressista”, nome palatável dado às irreverências e perversões.

Nesse mosaico escorregadio, valores inversos, palavras anêmicas de significados, conceitos camaleônicos que mudam ao gosto do freguês, termos algo mui firme deveria merecer nosso apreço; como um náufrago num mar de lama, que encontrasse uma ilha.

Tudo soa biodegradável, descartável, efêmero, superável; no entanto, A Palavra segue sóbria, estável; “... Ponde-vos nos caminhos e vede; perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho e andai por ele; achareis descanso para vossas almas...” Jr 6;16

“... a palavra dos profetas...”
Dos profetas idôneos, que falaram da parte de Deus. Embora o texto conceda essa honra aos que foram instrumentos, toda honra e glória Ao que É A Fonte; Deus. Simplifiquemos: “Tende como mui firme A Palavra de Deus.”

“À qual bem fazeis em estar atentos...”
desgraçadamente, a maioria dormiu na semeadura do joio; hoje muito do que se ouve por aí, rotulado de Palavra Divina provém de fontes espúrias; o entretenimento usurpou ao ensino; o “viver melhor” tem subido na mesa onde deveria ser servida a receita de morrer melhor. Perder a vida (natural) para receber a eterna.

“Aquele que quiser salvar sua vida, perdê-la-á; quem perder sua vida por amor de Mim, achá-la-á. Pois, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder sua alma...? Mat 16;25 e 26

A busca pelo prazer onde deveríamos buscar vida; motivacionais insossos, onde deveríamos ser exortados ao arrependimento, tem desviado nossa atenção do que é vital; por desatentos, muitos vão morrendo super motivados e sujos, alheios ao Sangue que purifica. “Há uma geração que é pura aos seus próprios olhos e nunca foi lavada da sua imundícia.” Prov 30;12

“... como uma luz que alumia em lugar escuro...”
Nada mais encontrável que uma luz, em ambiente escuro. Todavia, mais que nos fazer ver, a luz espiritual nos faz visíveis, nos expõe; normalmente as pessoas escolhem seus melhores ângulos, falsificam imagens, editando-as, para saírem “bem nas fotos”; recusam ser vistas como são. “Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, não vem para luz, para que suas obras não sejam reprovadas.” Jo 3;20

Os desejos desses não é por salvação; antes, aprovação. Hoje, os obreiros já não são poucos, temos profetas para todos os gostos. Na mesma levado do mundo líquido, esses fazem parecer que A Rocha Eterna seria líquida também; que Deus mudaria ao sabor “progressista”. “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme suas próprias concupiscências; desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.” II Tim 4;3 e 4

“... até que o dia amanheça...”
Figura de linguagem para discernimento espiritual, de quem amadurece na prática da justiça. “A vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” Prov 4;18 

“Justos” porque justificados pelos Méritos de Jesus Cristo. A falta das nossas justiças, a misericórdia Divina supriu com O Feito do Senhor Justiça Nossa.

“... A Estrela da Alva apareça em vossos corações.” Por fim, temos o “endereço” onde a escuridão grassa: Nossos corações. Como a estrela da alva é precursora do dia, assim Cristo, difunde Sua Luz, sobre aqueles que se lhe submetem. Ele Se autodefiniu assim: “... Eu Sou a raiz e a geração de Davi, a Resplandecente Estrela da manhã.” Apoc 22;16

Raiz porque É antes; É Eterno. Geração porque veio depois dele, na árvore genealógica de Davi, ao se fazer carne para nos remir.

Quem quiser, ainda pode beber da Água da Vida; nem todos os profetas são falsos; O Senhor reservou Seus “sete mil varões”. Entretanto, para cada “Elias” há uns quatrocentos de Baal.

Todo o falso profeta, por envernizado e modernético que pareça, é só fruto de uma reengenharia do capiroto, dizendo de novo, o mesmo; vós mesmos sabereis o bem e o mal.

Deus, O Único Bem Eterno, afirma: “... o erro dos simples os matará, o desvario dos insensatos os destruirá. Mas, o que Me der ouvidos habitará em segurança, estará livre do temor do mal.” Prov 1;32 e 33

Nenhum comentário:

Postar um comentário