domingo, 17 de julho de 2022

Corações sábios


“Tenho posto com ele, Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã; Tenho dado sabedoria ao coração de todos aqueles que são hábeis, para que façam tudo que te Tenho ordenado.” Ex 31;6

A planta do Tabernáculo com seus utensílios fora detalhada a Moisés; então, O Senhor apontara pelo nome a dois artífices capacitados e escolhidos por Ele. Bezalel e Aoliabe.

“Tenho dado sabedoria ao coração de todos aqueles que são hábeis...” havia habilidade natural nos artesãos escolhidos; mas, um dom natural a serviço de um coração mau acaba descambando em inutilidade, em pecado. Por isso, além da destreza das mãos, O Eterno requer um coração alinhado ao Dele.

Além dos meios, a habilidade, contam os fins, o propósito. Que valeria a mais esmerada destreza nas mãos de um de coração idólatra, rebelde, que usaria tal talento para forjar uma imagem espúria, que desviaria ao povo do Deus Vivo? Certamente quem moldara ao Bezerro de ouro era hábil; qual o fruto? Milhares de mortes derivadas da desobediência que sua arte ajudou a ornamentar.

Quando falamos “coração”, nesse caso, não nos referimos ao órgão estritamente. Trata-se do centro da personalidade humana; a soma dos pensamentos, emoções e vontades perfazem o que chamamos coração. Normalmente os primeiros dão origem aos demais; os pensamentos forjam emoções e oferecem “matéria prima” sobre a qual nossa vontade arbitra.

Por isso, para que nosso coração se torne, “segundo o Coração de Deus”, como disse de Davi, o primeiro passo é que nossos pensamentos sejam deixados, em prol dos Dele.

“Deixe o ímpio seu caminho, o homem maligno seus pensamentos e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque Grandioso É em perdoar. Porque Meus pensamentos não são os vossos, nem vossos caminhos os Meus, diz O Senhor.” Is 55;7 e 8

Na Nova Aliança, cada um é chamado a ser artífice da própria edificação para “tabernáculo” de Deus; “Chegando-vos para Ele, Pedra Viva, reprovada na verdade, pelos homens, mas para com Deus Eleita e Preciosa, vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual, sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.” I Ped 2;4 e 5

Não apenas para oferecermos “sacrifício vivo”, mas, para sermos habitação do Senhor; “... Se alguém Me ama, guardará Minha Palavra e Meu Pai o amará; Viremos para ele, e Faremos nele morada.” Jo 14;23

Nossas habilidades naturais respeitam à capacidade de raciocinar, entender, fazer escolhas; precisamos, como os artífices aqueles, sermos feitos sábios de coração para devida edificação.

Não é um dom a ser recebido de vez; antes, um crescente processo, que demanda nossa participação; depois de recebermos a Cristo e Nele a vida, devemos nos esforçar no aprendizado, para que nossos corações sejam aperfeiçoados. “Ele mesmo deu uns para apóstolos, outros para profetas, evangelistas, pastores e doutores; querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, ao conhecimento do Filho de Deus, homem perfeito, à medida da Estatura completa de Cristo.” Ef 4;11 a 13

Não mais uma tenda; Deus Opera para edificar pessoas.

Ainda, as habilidades naturais, de raciocínio, aprendizado, inteligência se revelarão inúteis, se o coração que as anima estiver alienado de Deus. Quantas mentes mui hábeis e mortas, erram nas trevas; negam a existência do Criador, embora evidente pelas Suas Obras?

O lapso não costuma ser intelectual, mas volitivo. O que a mente entende a vontade se recusa a abraçar, por rebeldia. “Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lhes manifestou. Porque Suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto Seu Eterno Poder, quanto Sua Divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, não O glorificaram como Deus...” Rom 1;19 a 21

Em se tratando de obreiros, ainda deveria ser a escolha, estritamente do Senhor, como foi nos dias de Moisés. Todavia, no aspecto da salvação, o convite é abrangente; “Vinde a Mim todos...” Mat 11;28

Uma vontade submissa é a “habilidade” indispensável para quem deseja servir e ser habitado por Deus. “Já estou crucificado com Cristo; vivo, não mais eu, mas Cristo Vive em mim; a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e entregou a si mesmo por mim.” Gál 2;20

Deus dá os “materiais de construção”; edificar sobre a areia, ou sobre a Rocha é uma escolha que nos cabe. Os vendavais virão a despeito de nossas vontades. Quem edificou Nele, nada precisa temer; “Deus é nosso refúgio e fortaleza...” Sal 46

Nenhum comentário:

Postar um comentário