terça-feira, 1 de março de 2022

Saúde da alma


“Senhor meu Deus, clamei a Ti e Tu me saraste.” Sal 30;2

A ênfase sobre o poder curador do Senhor nunca será exagerada. Entretanto, nossa percepção costuma se ater às moléstias do corpo, como se, com a alma tudo estivesse bem.

A Obra de Cristo visa salvar almas; essas são mais importantes que os corpos; aos salvos estão prometidos novos corpos, espirituais; mas as mesmas almas. Falando sobre a nova vida no velho corpo, Paulo alegoriza: “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, não nossa.” II Cor 4;7

Dada a decrepitude do corpo, quando o fim chegar, diz: “Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos Céus.” II Cor 5;1

Então, embora O Senhor possa cuidar de nossa saúde física, e o faça, segundo Sua Vontade, a regeneração do Espírito para salvação da alma é Prioridade.

Antevendo a Saga do Messias Isaías disse: “O castigo que nos traz a paz, estava sobre Ele; pelas Suas pisaduras fomos sarados.” cap 53;5

Se, a dádiva que Ele trouxe foi a paz, óbvio que a cura foi da alma. A consequência da “saúde” restaurada mediante o perdão foi a reconciliação. “Isto é, Deus Estava em Cristo reconciliando Consigo o mundo, não lhes imputando seus pecados; pôs em nós a palavra da reconciliação.” II Cor 5;19

Voltemos ao salmo 30: “Senhor meu Deus, clamei a Ti e Tu me saraste. Senhor, Fizeste subir minha alma da sepultura;” vs 2 e 3

O Salvador não escondeu que falava com mortos espirituais: “Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, agora é, em que os mortos ouvirão a Voz do Filho de Deus; os que a ouvirem viverão.” Jo 5;25

Quando trouxeram um paralítico perante O Salvador e tiveram que introduzi-lo pelo telhado dada a multidão, antes de qualquer preocupação, O Salvador disse: “Perdoados estão os teus pecados.” Deixando claro que, para Deus a cura da alma é mais importante que a do corpo; ainda que possa, e eventualmente opere, a desse também.

Para alguém clamar e ter sua alma sarada, resgatada da sepultura, como disse o Salmista, precisa ter ciência disso; de que está espiritualmente morto e carece do socorro do Senhor.

Davi, depois de um adultério e um assassinato sabia que estava morto; mesmo assim, clamou: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da Tua Presença; não Retires de mim Teu Espírito Santo.” Sal 51;10 e 11

Ter pecados mortais não é privilégio de ninguém; se o “salário do pecado é a morte...” Rom 6;23 todos nós temos “direito” a esse salário. O problema é que a maioria se recusa a ver as coisas da perspectiva Divina.

O que Ele revela como um feitor mortal, para a maioria não passa de “direito” de “curtir a vida”. Como um assim oraria pela cura da alma, perdão dos seus pecados, sem ter noção que os comete? “Há uma geração que é pura aos seus próprios olhos, mas nunca foi lavada da sua imundícia.” Prov 30;12

Quando da dedicação do Templo de Salomão, ele orou para que fossem perdoados e sarados os que, reconhecendo suas falhas se humilhassem diante do Senhor. “Toda a oração e súplica, que qualquer homem fizer, ou todo o teu povo Israel, conhecendo cada um, sua chaga...” II Cr 6;29

Há meio evangélico uma ênfase doentia em “vitória”, um ufanismo insano acenando com poder, e preocupante silêncio quanto à santificação, e o ensino. Daquela A Palavra diz: “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá O Senhor;” Heb 12;14
E do conhecimento: “O Meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento...” Os 4;6

Pois, esse tipo de vitória, contra ignorância e profanação, demanda algo mais que uma “oração forte” prometida por um fraudulento qualquer. Requer dedicação, compromisso, busca pelo Senhor em Sua Palavra.

Portanto, urge que as almas sejam salvas desse comodismo suicida, dessa crendice derivada das bajulações de falsos obreiros, que, fazem parecer inversos os papéis de Senhor e servo.

Figuram levianamente a vida espiritual, como se, para essa viçar bastasse certa mandinga ou mantra, e Deus se colocaria ao nosso dispor.

O Eterno chama a uma troca, onde deixamos nossos pensares rasos pelo Seus, “Porque Meus Pensamentos não são os vossos, nem os vossos caminhos os Meus, diz o Senhor.” Is 55;8

Feito isso, ordenemos nossas vidas segundo Suas diretrizes, para sermos sarados, e finalmente, salvos. “O que me der ouvidos habitará em segurança, estará livre do temor do mal.” Prov 1;33

Nenhum comentário:

Postar um comentário