segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Neofatalismo


“Alegra-te, jovem, na tua mocidade, recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos do teu coração, pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo.” Ecl 11;9

Aparente liberação para que os jovens extravasem seus desejos, com a advertência que tais, terão consequências. Não mais que uma ironia, portanto.

A Palavra de Deus sempre traz o homem como “condenado a fazer escolhas”; um ser arbitrário, logo, responsável; diferente da visão fatalista.

O fatalismo é uma chave-mestre que abre diversos armários, permitindo que eu pendure minhas roupas sujas onde eu quiser. Mas, segundo Deus, nossas semeaduras trarão, necessariamente, colheitas. Minhas escolhas gerarão “boletos” com meu nome como devedor.

A crença num destino pré-determinado, ante o qual não temos escolhas, permeava a cultura grega antiga; esse modo de pensar dos helenos influenciou romanos, hebreus, pregadores, o alemão Nietzsche, e chegou aos nossos dias. A questão básica é: Somos agentes dos nossos destinos, ou, meros pacientes? Noutras palavras: Somos reflexos das nossas escolhas, ou, já estava escrito como seríamos?

Na tragédia, “Édipo, o Rei”, o oráculo de Delfos previu que o menino mataria ao seu próprio pai; então, para evitar um destino tão cruel, ele foi levado para Corinto; criado sem sequer conhecer seu genitor, temendo tal catástrofe. 

Entretanto, já adulto, teve um desentendimento com um estranho durante uma viagem, com o qual brigou; a luta resultou na morte do seu opositor. Só bem mais tarde ele veio a saber que, aquele que matara era seu próprio pai. Assim, nada valeu tentar evitar o parricídio profetizado pois, ao fugir, acabou facilitando as coisas, cumprindo a sina à qual estava fadado; não teve escolha. Essa forma de crer era comum entre os gregos.

Sua literatura era permeada por tal conceito; sua mitologia trazia vasta gama de “deuses” com vícios bem rasos, ao estilo dos humanos.

No meio teológico há séculos duas correntes disputam; os ditos Arminianos, que creem no arbítrio como prerrogativa dos salvos, e os Calvinistas, que advogam que Deus já predestinou quais serão salvos. Ele faria Sua graça irresistível para esses eleitos, enquanto, soaria desprezível aos demais. Com o devido respeito aos que pensam assim, tal atitude feriria a justiça, que Deus tanto ama.

Certa vez, por ocasião de um massacre de na cidade de Newtown em Connecticut, Estados Unidos, alguns “cientistas” pretenderam estudar o código genético do assassino, Adam Lanza; para descobrir, se possível, os genes da maldade. Se, ele já trazia essa “carga genética”, estava fadado a isso, não teve escolha; era mero peão, nas “mãos de Deus?”

Uma coisa é preciso que entendamos; se, a maldade tiver causas biológicas, deixará de ser maldade e se converterá em enfermidade. Desse modo, uma vez confirmado isso, teremos que implodir nossos equivocados presídios e construir mais hospitais. Afinal, há tantos políticos que definem estupro e pedofilia como doenças. Inevitável pensar nas “drágeas Bolsonaro” como cura.

Interessante que esses que creem no determinismo genético, ou no fatalismo providencial, aplicam sua “crença” apenas no âmbito moral e espiritual.

Nas coisas práticas da vida, são bem arbitrários, consequentes; afinal, estudam, preparam-se para ser médicos, psicólogos, engenheiros. Fazem uma escolha e perseveram nela; trabalham, acreditando nas consequências da mesma; os políticos se esforçam por inflar o roubo coletivo oficializado, que chamam de Fundo Eleitoral; mas, por uma questão de coerência, não careceriam nada disso; poderiam se “jogar nas cordas” afinal, seriam um dia, aquilo que nasceram para ser, independente das opções. Com ou sem campanha, os “escolhidos” pelo Fado acabariam eleitos.

Não gosto de desonestidade intelectual; pois, como caçadores noturnos, esses desonestos usam a luz para cegar às presas; invés de, como líderes probos usarem-na para iluminar. Cristo apreciou tal “Luz”; “Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!” Mat 6;23

Claro que trazemos alguns dons inatos! mas, nosso existenciário, educação, e formação moral, forjam nosso “paladar adquirido” e, são placas confiáveis que indicam, aonde a vereda da vida nos vai levar.

Afinal, se eles estiverem certos, nem mesmo o pleito entre arbitrários e fatalistas fará sentido; pois, uns nasceram fadados a crer de um modo, outros, de outro. “Cada qual no seu quadrado”.

A bem da verdade, o fatalismo é muito conveniente à má índole; pois, transfere à divindade, providência, destino, acaso, a conta pelos estragos das escolhas desastrosas feitas espontaneamente.

Por isso, muitos, mesmo “não tendo escolha”, escolheram crer assim. Para os tais, soa menos humilhante morrer do câncer da indiferença irresponsável, que submeter-se à luz da verdade, e ao ridículo exame de toque, em suas consciências.

“O fatalismo é sempre uma doença do pensamento ou uma fraqueza da vontade.” Paolo Mantegazza

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