segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

O duro coração de Faraó


“O Senhor, porém, endureceu o coração de Faraó, este não os quis deixar ir.”

Críticos lendo textos assim dizem que há injustiças em Deus; afinal, teria endurecido o coração do soberano para que não obedecesse, e o punido com pragas, pela desobediência.

Todavia, como disse Jó, “... ao meu Criador atribuirei justiça.” Jó 36;3

Paulo ampliou: “... sempre seja Deus verdadeiro, todo o homem mentiroso...” Rom 3;4 ainda, Agostinho: “lendo a Bíblia encontrei muitos erros; todos, em mim.”

Após esses três testemunhos de peso a favor da Integridade Divina, o problema do endurecimento do coração de Faraó permanece clamando por uma solução.

Ainda em Jó temos: “Porque Deus não sobrecarrega o homem mais do que é justo, para o fazer ir a juízo diante Dele.” Jó 34;23

Filósofos fazem distinção entre fenômeno e númeno. O primeiro seria a coisa como parece; o segundo, a coisa em si, como é; a despeito de nossa percepção.

Por exemplo: A Terra gira; dizemos que o sol nasce ou se põe. É assim que percebemos as coisas; nosso corpo ganha peso e dizemos que determinada roupa ficou apertada; foi o corpo que mudou, não a roupa; etc.

O homem natural não pode agir como filho de Deus. É refém da carne, alienado de Deus; “A inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus...” Rom 8;6 e 7

Por isso, a primeira mudança nos que recebem a Cristo é uma capacitação, para contrariar essa tendência natural; “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no Seu Nome;” Jo 1;12

Isaías dissera: “... Tu És o que fizeste em nós todas nossas obras.” cap 26;12 As boas obras, acrescento. As más tem nossa autoria, pela inclinação natural já vista.

Essa é a atuação do Espírito Santo, mediante A Palavra de Deus; persuadir corações, rumo ao entendimento e prática da Santa Vontade. O homem sozinho não consegue; daí, “Confia no Senhor de todo teu coração; não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos teus caminhos, Ele endireitará tuas veredas.” Prov 3;5 e 6

Deus não precisa intervir para que façamos o mal; a gente se vira “bem” sem Ele. O inimigo, a carne e o mundo patrocinam a empresa.

Mas, como vimos, a prática da justiça requer um reforço celeste, senão nossos esforços fracassarão. Assim, O Eterno não “endurece corações” no sentido de os fazer maus; antes, no de não interferir para refrear a má tendência. Deixa o rebelde entregue a si mesmo; “Tens visto o homem que é sábio aos seus próprios olhos? Pode-se esperar mais do tolo que dele.” Prov 26;12

Em suma: Deus deixava Faraó entregue a si mesmo; o resultado eram ações teimosas de desobediência; o fato. “Deus endureceu o coração de Faraó” a percepção humana do mesmo.

Ele deixa patente Seu amor, cujo prazer é consorte do arrependimento e salvação, não de algum sadismo, doença humana. “Vivo Eu, diz o Senhor Deus, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis...? Ez 33;11

O mesmo Ezequiel aliás, mostra como O Senhor “amolecia” seu coração para obediência: “Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo. Então ‘entrou em mim o Espírito’, quando Ele falava comigo, me pôs em pé e ouvi o que me falava.” Cap 2;1 e 2 O Senhor ordenou algo; Seu Espírito ajudou o profeta a obedecer.

Ainda é assim; A Palavra evidencia a Vontade Divina para nós; O Espírito Santo em nós, nos ajuda a obedecê-la; a quem o ouve e se submete é claro! Ninguém é forçado ao que não quer. “Os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para direita nem para esquerda.” Is 30;21

A Santa Palavra ensina que devemos nos inconformarmos com uma série de coisas “normais” que nos rodeiam, para termos acesso ao sobrenatural que nos quer habitar; “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis a boa, agradável, e perfeita Vontade de Deus.” Rom 12;2

Deus não cria ímpios pela sina de punir; regenera-os pelo prazer de perdoar. Todavia, muitos seguem insistentes no erro, avessos ao Seu Amor que chama, desviam-se da ventura porvir, reservada aos salvos; escolhem o “dia do mal.” Ainda assim pertencem ao Criador. Não há autonomia possível.


O que existe é possibilidade de escolha; seguir de coração endurecido, ou dar ouvidos A Cristo, para salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário