sexta-feira, 18 de março de 2022

Guias cegos


“Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas; elas ouvirão Minha Voz, haverá um rebanho e Um Pastor.” Jo 10;16

Deparei com um “estudo” onde um líder adventista ensinava, “baseado” nesse texto, que Jesus tem duas igrejas. Uma visível, o citado “aprisco”, outra invisível, espiritual; composta dos salvos entre todas as denominações.

Segundo sua interpretação a Igreja Adventista é o “Aprisco do Senhor”; “Os que guardam a Lei do Senhor e têm o testemunho de Jesus”; as ovelhas desgarradas que O Sumo Pastor buscaria para formar um só rebanho, são os sinceros de outras denominações, que estariam sendo agregadas ao adventismo.

A concessão de que haja salvos entre outras denominações é um progresso; normalmente, “só tem tantã; certos aqui, apenas eu e você.”

Vero que, nem tudo o que frequenta uma igreja é salvo. Morar numa garagem não transformaria ninguém em carro; frequentar assíduo uma igreja cristã não transforma ninguém em cristão, necessariamente.

Existem duas igrejas sim. A Palavra de Deus chama de joio e trigo, numa figura; noutra, palha e trigo; fazendo diferença entre o vero e o falso cristão.

É válido mencionar as duas igrejas, se, com isso pretendermos que uma seja a totalidade do pacote contendo palha e trigo; outra, apenas os grãos. João Batista ensinou: “Em sua mão (Cristo) tem a pá, e limpará Sua eira; recolherá no celeiro Seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.” Mat 3;12

No entanto, o que O Salvador pretendeu dizer, nem de longe se assemelha à interpretação que o proponente do adventismo ensinou.

O “Aprisco” em questão era a nação de Israel; os que dentre eles creram, era o alvo primeiro da Sua Obra, como ordenou: “... Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.” Mat 15;24

A inclusão dos gentios no projeto de salvação que era o fato novo. Tanto que, isso deu azo a um concílio apostólico para decidir como agir, quando Deus decidiu derramar O Espírito Santo sobre eles.

Após Pedro ter testemunhado o Agir Divino junto aos gentios, O veredicto final veio mediante Tiago; “Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para Seu Nome. Com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito: Depois disto voltarei, reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, levantarei das suas ruínas, e tornarei a edificá-lo. Para que o restante dos homens busque ao Senhor, e todos os gentios, sobre os quais Meu Nome é invocado, Diz o Senhor, que faz todas estas coisas”. Atos 15;14 a 17

A própria Palavra de Deus ensina quais eram as ovelhas de fora do aprisco, que O Senhor pretendia congregar também, para fazer um só rebanho; os gentios.

Em Cristo não haveria mais separação, como ensinou Paulo: “Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos (judeus e gentios) fez um; derrubando a parede de separação que estava no meio.” Ef 2;14

O Adventismo existe desde meados do século 18; como poderia ser o “Aprisco” destacado pelo Senhor no ano trinta e poucos?

Sua ênfase doentia em ser os únicos a “guardar à Lei do Senhor” porque se diferenciam no que tange ao sábado, não seria assim tão febril, se ousassem ler sem óculos distorcidos o que está escrito: “Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.” Rom 14;5 “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, beber, por causa dos dias de festa, da lua nova, ou dos sábados.” Col 2;16 “Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.” Mat 12;8

A “Lei do Senhor foi reduzida a dois mandamentos por Ele mesmo; amar a Deus sobre tudo, e ao próximo como a si mesmo; “Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” Mat 22;40

Claro que amar a Deus implica obediência à Sua Vontade! Mas, essa demanda separação do mundo, não adequação ritual a algo superado; “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Rom 12;2

Ufanarem-se que são os únicos que cumprem à Lei, ignorando que a mesma condena falso testemunho e mentira é falta de noção; Tiago ensina: “Porque qualquer que guardar toda Lei, se tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.” Cap 2;10

Com a aludida noção, teriam entendido que em Cristo as coisas mudaram; “Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.” Heb 7;12

As denominações várias O Eterno suporta; mas, de ser adorado em Espírito e Verdade não abre mão.

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