quarta-feira, 23 de março de 2022

Você está enganado!


“Porque tanto o profeta, quanto o sacerdote, estão contaminados; até na Minha Casa achei sua maldade, diz o Senhor.” Jr 23;11

Deus ensina que tudo tem seu tempo determinado. Atrevo-me a dizer que muitas coisas têm também um local apropriado; desfilando fora desse, não farão boa figura.

A dança requer o concurso da música, sem a qual soaria esquisita, no mínimo. O solene é refratário ao bufão; um hospital a algazarras, barulho; a intimidade é um “cenáculo” hermético, sem espaço para terceiros; o testemunho deveria desfilar de mão dadas com a verdade; senão, nem deveria sair de casa; “Não dirás falso testemunho.” Se, alguém frequenta ambientes dedicados ao Santo, pelo menos nesses, deveria manifestar certa reverência, temor; não entraria de botas embarradas, num local sofisticadamente limpo, decorado.

Em Jeremias encontramos dois, que, pelas funções exercidas deveriam, não apenas respeitar esses ambientes, mas, ser instrumentos do Supremo Arquiteto, para cooperarem na “decoração” que Ele deseja. Sacerdote e profeta.

Estando em suas almas, contaminados, poluíam onde frequentavam, também; “Porque tanto o profeta, quanto o sacerdote, estão contaminados; até na minha casa achei sua maldade...”

Não significa que existam lugares apropriados para pecar; mas, alguns, pela Santa Presença envolvida, são espaços que demandam temor, reverência. Isaías denunciou outros assim: “Ainda que se mostre favor ao ímpio, nem por isso aprende justiça; até na terra da retidão ele pratica iniquidade; não atenta para a Majestade do Senhor.” Is 26;10

Nos dias do Salvador ocorreu o mesmo; “... A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.” Mat 21;13

Uns pecavam até na Casa do Senhor; outros, na “Terra da retidão”; deve ser a mesma coisa.

A loucura do ímpio é tal, que consegue a proeza de pecar orando!! “O que desvia seus ouvidos de ouvir a Lei, até sua oração será abominável.” Prov 28;9

A Palavra ensina-nos a termos ouvidos, mais que bocas. Que sejamos prontos a ouvir, tardios em falar.

Não significa que os que atuam ministerialmente sejam perfeitos, não pequem; mas, o mínimo que se espera é sejam detentores do conhecimento necessário sobre sua função, e o que ela significa. Um lapso miúdo, no que ocupa lugares santos já incomoda; “... as moscas mortas fazem exalar mau cheiro e inutilizar o unguento do perfumador...” Ecl 10;1

Buscar um desses deveria significar aproximação com Deus; não, com o pecado; “Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento; da sua boca devem os homens buscar a Lei porque ele é mensageiro do Senhor dos Exércitos.” Ml 2;7

Não tomar o Nome do Senhor em vão é um mandamento.

Entretanto, as redes sociais estão eivadas de “profetas” com uma “intimidade” com O Eterno que até dá medo; “Deus me mostra isso, aquilo; manda dizer aquilo outro para alguém...” Cáspita!!!

Deus não fala com alguéns! Se, entregar algo pontual para determinada pessoa, Pode chamá-la pelo Nome. Se o “profeta” fica palpitando para todo lado, mesmo que “adivinhe” eventualmente, o dito não vem do Senhor.

São chutadores sem noção, privados da Graça de Deus; pois, algumas coisas são aprendizados básicos para os que, a recebem; situa-nos como pecadores que somos, e faz entender que, sem santificação ninguém verá O Senhor.

Nos torna cautelosos ao falar em Nome do Eterno; “Não te precipites com tua boca, nem teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus; tu estás sobre a terra; assim sejam poucas tuas palavras.” Ecl 5;2

Se estivessem a serviço Dele, antes de entregar “vitórias” a torto e a direito para gente que não se atreve a vencer nem mesmo, à cobiça material, manteriam a reverência Devida ao Santo, invés de profaná-lo. “Ao Meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano; o farão discernir entre o impuro e o puro.” Ez 44;23

Algumas pistas são básicas para se identificar um profeta probo; “Mas, se estivessem no Meu Conselho, então teriam feito Meu povo ouvir as Minhas Palavras; o teriam feito voltar do seu mau caminho, e da maldade das suas ações.” Jr 23;22 Entregariam correção segundo a Palavra, não essas “vitórias” incondicionais, segundo os desejos carnais.

Perguntado sobre características dos últimos dias, O Salvador advertiu: “Vede que ninguém vos engane...” A maior “vitória” de um salvo nesse contexto seria caminhar à Luz Divina, vendo pelos Olhos do Espírito; “O que é espiritual discerne bem tudo e de ninguém é discernido.” I Cor 2;15

O primeiro engano que precisamos vencer habita em nós mesmos, e nos faz crer que andando à nossa maneira somos chegados do Santo. “Há um caminho que ao homem parece direito, mas no fim, são os caminhos da morte.” Prov 14;12

Nenhum comentário:

Postar um comentário