quarta-feira, 31 de agosto de 2022

O longe é perto


“Porventura Sou Deus de perto, diz o Senhor, não também de longe?” Jr 23;23

Sendo O Eterno, Onipresente, quando fala, perto ou longe, refere-se à humana percepção, não à Sua. O verso seguinte ajuda a esclarecer: “Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que Eu não veja? diz o Senhor. Porventura não Encho os Céus e a Terra? diz o Senhor.” v 24

Os falsos profetas se sentiam seguros de “longe” do Senhor; “escondidos” Dele. Nesse contexto, a pergunta aquela que desnuda à insensatez dos farsantes.

Davi tinha uma ideia mais apurada da “distância” que O Eterno estava dele; “Se subir ao Céu, lá Tu Estás; se fizer no inferno minha cama, eis que Tu ali Estás também. Se tomar as asas da alva, habitar nas extremidades do mar, até ali Tua Mão me Guiará e Tua Destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; trevas e luz são para Ti a mesma coisa;” Sal 139;8 a 12

Trevas e luz são a mesma coisa no sentido de não se poder fugir das Sua Vistas; não, da valoração desses, estritamente.
Como Davi sabia que o Eterno Estaria naqueles lugares todos, Céu, inferno, mar, trevas, se ele nunca fora lá? Porque sabia que O Espírito de Deus estava nele; então onde fosse, O Santo iria; tentar fugir seria como correr da sombra.

Esse privilégio de ser habitado pelo Senhor foi dado a todos os salvos da Nova Aliança. “Jesus Respondeu, e disse-lhe: Se alguém Me ama, guardará Minha Palavra e Meu Pai o amará; Viremos para ele e Faremos nele morada.” Jo 14;23

Os que evitam o chamado ao arrependimento, para receber perdão e novo nascimento, estão “longe” de Deus no sentido de alienados da Sua Santa Presença; privados da Sua Bendita Habitação; não, longe o bastante para poderem se esconder; afinal, “Não há criatura alguma encoberta diante Dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos Daquele com Quem temos de tratar.” Heb 4;13

Todos prestarão contas; não é mera possibilidade; antes, uma necessidade; crendo ou não, como Ele “temos de tratar”.

Certa vez, um ateu, a propósito da “hipotética” Onipresença Divina objetou: “Se Deus está em todos os lugares, deve estar no inferno também.” Ao que o pregador respondeu: Sim. Lá está Sua Ira. O castigo dos rebeldes é chamado também de Ira Divina, não apenas de inferno; “Segundo tua dureza teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus;” Rom 2;5
Jeremias também mencionou: “Eis que saiu com indignação a tempestade do Senhor; uma tempestade penosa cairá cruelmente sobre a cabeça dos ímpios. Não se desviará a Ira do Senhor, até que execute e cumpra os desígnios do Seu Coração; nos últimos dias entendereis isso claramente.” Jr 23;19 e 20

Os que “se escondem” de Deus fazem como o avestruz que, uma vez enterrada sua cabeça na areia sente-se protegido; lê sua cegueira como se fosse o escape das vistas alheias. Assim os ímpios, mentem para si mesmos e acreditam; “Diz em seu coração: Deus esqueceu-se, cobriu Seu Rosto; nunca isto verá.” Sal 10;11

Dizer tais coisas nos domínios do próprio coração é como encomendar sua segurança a um assassino; “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas e perverso; quem o conhecerá?” Jr 17;9

Mesmo nós que cremos temos um coração assim; daí, o conselho: “Confia no Senhor de todo teu coração; não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, Ele endireitará tuas veredas.” Prov 3;5 e 6

Agora os corações enganados e enganosos criaram nova rota de fuga; agradecem ao “Universo” pelas coisas que recebem de Deus; vida, saúde, alento, paz... poderá acontecer que na hora do aperto lembrem Dele e não sejam atendidos. Nesse caso, Deus poderia se aproximar nas emergências; porém, na hora da calmaria deveria ficar em “Seu Canto”.

“O telhado a gente concerta em dias de tempo bom.” Benjamim Franklin

Enfim, quem, se dizendo crente, seguidor do Mestre, faz uma encenação piedosa quando cultua, se nas coisas cotidianas ainda age de modo ímpio, diverso do que aprende na Casa do Senhor é mais um traidor de si mesmo que atua pensando que Deus Seja apenas “de perto”; não, também de longe.

Templos são quartéis; os cultos o treino, a ordem unida; as tentações do mundo que nos rodeia é o campo de batalha onde devemos vencer como Ele Venceu.

Quem vive como se tudo fosse um teatro, o que terá quando se fecharem as cortinas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário