domingo, 28 de agosto de 2022

Transparência necessária


“Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, prostrou-se diante Dele e disse toda a verdade.” Mc 5;36

Jesus estava cercado por uma multidão; porém, queria saber quem lhe tocara de um modo tal que de Si saíra virtude. Objeções dos discípulos lembraram que muitos os apertavam; O Senhor pontuou que não se referia ao empurra-empurra; mas, a um toque especial, diferente, movido por fé. Então, a mulher se revelou.

Se alguém nos “tocar”, se aproximar de modo a ser, de alguma forma, contagiado pelo que em nós há, o será pelo quê? De nós sairá virtude, ou vício? Bons conselhos, exemplos, ou, maledicências? “Aquele que diz que está Nele, também deve andar como Ele Andou.” I Jo 2;6

Em muitos casos, “cristianismo” é apenas uma “esperteza” que usa Seu Nome e ambientes dedicados a Ele, tentando auferir vantagens egoístas. “Por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas;” II Ped 2;3

O juízo será mais severo contra profanos, que, contra pecadores comuns. “O servo que soube a Vontade do seu Senhor e não se aprontou, nem fez conforme ela, será castigado com muitos açoites;” Luc 12;47

Muito da “igreja”, atualmente, não passa de um puxadinho do mundo, decorado com papéis religiosos.

A sociedade é reflexo filosófico do mundo que “jaz no maligno;” não se cansa de afrontar valores, vilipendiar leis, premiar injustiça. Além disso, criaram a tal “Lei do Abuso de Autoridade” segundo a qual, os criminosos devem ter suas identidades preservadas. Um patife desses mata um homem de bem, o nome da vítima é publicado; do assassino quando muito as iniciais; francamente!

Outra coisa que discordo: O tal “direito de ficar calado”. Porém, caso alguém decida não falar quando acusado, como fica? O Estado o torturaria? Não.

Se dirigiria a ele, mais ou menos nesses termos: “Fulano de tal, estás sendo acusado de formação de quadrilha, latrocínio, seguido de ocultação de cadáver; lhe é facultado amplo direito de defesa, no exercício do qual, podes falar o que quiseres; caso te recuses a falar, O Estado o considerará culpado dos crimes que és acusado; por eles o julgará”.

hipotética sociedade sadia, que buscasse justiça; entretanto, não vivemos numa assim.

Pois, perante Deus esses “direitos” de defecar e cobrir com areia como fazem os gatos não têm espaço.

Nos dias de Josué um pecado oculto tinha dado azo a uma vergonhosa derrota perante um exército mui inferior; lamentaram-se perante O Senhor, que, Revelou a causa do abandono e da derrota; pecado oculto.

Então, se reuniram para descobrir quem fizera o quê? Um por um, os líderes eram inquiridos; chegada a vez de Acã ele o foi nesses termos: “... Filho meu, dá, peço-te, glória ao Senhor Deus de Israel, e faze confissão perante Ele; declara-me agora o que fizeste, não me ocultes. Respondeu Acã a Josué, e disse: Verdadeiramente pequei contra o Senhor Deus de Israel; fiz assim e assim.” Jo 7;19 e 20

Como vimos, não foi permitido falar apenas treinado por um advogado; tampouco, oferecido direito ao silêncio. “não me ocultes”.

No caso da mulher com fluxo de sangue de nosso texto inicial, também; O Senhor requereu que ela se apresentasse e confessasse o que tinha feito.

“Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, prostrou-se diante Dele e disse toda verdade.” Mc 5;36

Não que nossa confissão seja necessária perante O Deus Onisciente; mas Ele a deseja porque a plateia que a ouvirá não é assim.

O próprio batismo de quem se converte é uma confissão pública de que deixamos a vida pregressa e passamos a pertencer a Jesus; Ele diz: “Portanto, qualquer que Me confessar diante dos homens, Eu o confessarei diante de Meu Pai, que Está nos Céus. Mas qualquer que Me negar diante dos homens, o Negarei também diante de Meu Pai, que Está nos Céus.” Mat 10;32 e 33

Somo chamados à Luz e para sermos também, luz. Invés de esconder o que fazemos devemos mudar a qualidade dos nossos atos, para que não haja motivos para isso. O Mestre ensina: “Assim resplandeça vossa luz diante dos homens, para que vejam vossas boas obras e glorifiquem ao vosso Pai, que Está nos Céus.” Mat 5;16 Pois, “Quem pratica a verdade vem para luz, a fim de que suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.” Jo 3;20

Invés do direito de calar, temos dever de falar das coisas santas que vivenciamos; “Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.” Atos 4;20

Para o mundo “a propaganda é a alma do negócio”, para os regenerados em Cristo, ser verdadeiros é o negócio da alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário