terça-feira, 30 de agosto de 2022

Falsos doutores


“Houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição; negarão O Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.” II Ped 2;1

Os produtos de um falso profeta são profecias falsas; mas, temos os falsos doutores. Então, um doutor era um pouco distinto dos atuais. A formação superior em diversas áreas legitima o uso de tal título, ao formado. Médico, advogado, psicólogo, etc... naquela época, doutor tinha a ver com ensinador de uma doutrina; no caso da igreja, da Doutrina de Cristo.

“Ele mesmo deu uns para apóstolos, outros para profetas, evangelistas, pastores e doutores; querendo o aperfeiçoamento dos santos...” Ef 4;11 e 12

Seu método: Introdução dissimulada. “Introduzirão encobertamente, heresias de perdição...” A Obra de Deus não combina com coisas ambíguas, ocultas; por atuar mediante à Luz, condena essas coisas. “Jesus lhe Respondeu: Eu falei abertamente ao mundo; sempre Ensinei na sinagoga e no templo, onde os judeus se ajuntam; nada Disse em oculto.” Jo 18;20

Paulo foi enfático quanto às coisas ocultas; “Não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas; antes, condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe. Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta.” Ef 5;11 a 13 Não há espaço para coisas encobertas na Obra de Deus.

Quem prefere seguir na prática do mal, mantém “distância segura” da Luz. “Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz; não vem para a luz, para que suas obras não sejam reprovadas.” Jo 3;20 Um suicídio particular.

No entanto, quem se infiltra para perverter à Sã Doutrina é mais que uma pessoa que prefere a prática do mal; antes, é um ministro de Satanás disfarçado em ministro de justiça. “Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. Não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que seus ministros se transfigurem em ministros da justiça...” II Cor 11;13 a 15

A um falso profeta basta o não cumprimento de sua profecia para desmascarar; quanto ao falso doutor, demanda que tenhamos conhecimento da Sã Doutrina para cotejarmos essa com os ensinos do tal.

Sua profecia ou “sinal” até poderá se cumprir; mas a doutrina subsequente se mostrará falsa. “Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, te der um sinal ou prodígio, e suceder tal coisa, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste e sirvamo-los; não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador...” Deut 13;1 a 3

Os do nosso texto em apreço, segundo Pedro, “Negarão O Senhor que os resgatou trazendo sobre si mesmos, repentina perdição.” Existem mil maneiras de negar a Cristo. Não é preciso uma posição ostensiva nesse sentido, como fez Pedro em suas fraquezas.

Basta perverter a Graça Divina como fizeram alguns na Galácia e pronto. Paulo pegou pesado: “Ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.” Gál 1;8 Uma interpretação, diversa da sadia, criara “outro evangelho”.

Quaisquer credos, que proponham caminhos alternativos como válidos, (vide ecumenismo) derivam de falsos doutores; Cristo não abre mão da Exclusividade: “... Eu Sou O Caminho, A Verdade e A Vida; ninguém vem ao Pai, senão por Mim.” Jo 14;6 Os de Cristo formam um rebanho de ovelhas, não um balaio de gatos.

Mero desvio de foco; tendo O Mestre Ensinado a buscarmos Tesouros no Céu; se, invés disso um aponte para conquistas efêmeras na Terra, também é produto de falso doutor. “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.” I Jo 2;15 e 16

O problema é que, as almas adoecidas, acostumadas à falsidade buscam por falsários que ensinem segundo suas inclinações perversas. “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme suas próprias concupiscências;” II Tim 4;3

Quando existe simbiose entre farsantes e consumidores de falsidade, pouco se pode fazer. “Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra. Os profetas profetizam falsamente, os sacerdotes dominam pelas mãos deles, e Meu povo assim o deseja; o que fareis no fim disto?” Jr 5;30 e 31

A pessoa falsa geralmente parecerá mais simpática, carismática que a média; sabe que seu produto é ruim; daí capricha na embalagem e no rótulo. Assim, os falsos doutores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário