quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Máscaras


“Destruirá neste monte a face da cobertura, com que todos os povos andam cobertos; o véu com que todas nações se cobrem.” Is 25;7

O contexto mostra que esse verso trata da vinda do Salvador que, além de salvação mostraria a aversão que O Eterno tem à hipocrisia; destruiria máscaras. A Palavra não diferiu uns e outros, como se esse mal fosse pontual; “... véu com que todas nações se cobrem.”

Pecados são diversos em suas formas de expressão; uns fazem coisas abjetas, escandalosas, outros ocultam as garras retráteis como certos felinos, pois, estamos todos no mesmo barco; sem Cristo O Salvador, mortos. “Porque o salário do pecado é a morte...” Rom 6;23

Deus não se preocupa com “danos psicológicos” que a verdade nua possa fazer; ensina: “O Senhor olhou desde os Céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Desviaram-se todos, juntamente se fizeram imundos: não há quem faça o bem, sequer um.” Sal 14;2 e 3

Cristo deixou patente que falava com mortos; “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve Minha Palavra e crê Naquele que Me Enviou, tem a vida eterna; não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, agora é, em que os mortos ouvirão a Voz do Filho de Deus; os que ouvirem viverão.” Jo 5;24 e 25

Geralmente os “melhores” são os mais mascarados. Por astutos aprenderam a dissimular seus vícios; conseguem encenar gestos probos no teatro da vida, enquanto fazem coisas vis atrás das cortinas.

As maiores pelejas de Cristo nos Seus dias na Terra foram contra hipócritas; os que encenavam virtudes para a plateia enquanto faziam coisas perversas escondido. Foram chamados de sepulcros caiados; pintados por fora e podres por dentro.

O amor que “folga com a verdade”, eventualmente precisa dar nomes feios aos bois, porque a verdade sempre liga o nome ao boi; à pessoa, digo.

Vulgarmente dizem: “Só o amor constrói.” Porém, me atrevo a dizer que não é bem assim.

Já vi a inveja construindo armadilhas; a hipocrisia fabricando verossimilhança; a calúnia montando falácias de destruir reputações; o ódio fabricando armas mortais... ademais, o amor pode destruir também.

Acaso não é o amor pela verdade que leva O Eterno a destruir máscaras? A implodir as casamatas da mentira? “Regrarei o juízo pela linha, a justiça pelo prumo; a saraiva varrerá o refúgio da mentira, as águas cobrirão o esconderijo.” Is 28;17

O fato que “Deus É Amor” tem sido usado de modo indevido pelos que vivem às suas ímpias maneiras; quando exortados a mudar para evitar o juízo escondem-se atrás dessa verdade. O amor pela justiça traz alguns “efeitos colaterais” que devemos considerar: “Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o Teu Deus, Te Ungiu com óleo de alegria mais que aos teus companheiros.” Sal 45;7

Desgraçadamente, as palavras arrependei-vos! e pecado, sutilmente têm sumido dos lábios de muitos “pregadores.” Também esses carecem ter suas máscaras rasgadas.

A onda é encher “igrejas” sem ferir suscetibilidades, sem confrontar para que haja arrependimento, mudança. “Nada de novo debaixo do sol.” Outrora já foi assim: “Dizem aos videntes: Não vejais; aos profetas: Não profetizeis para nós o que é reto; dizei-nos coisas aprazíveis, vede para nós enganos.” Is 30;10

Os bons de Bíblia estão perdendo espaço para os bons de marketing. “... dizei-nos coisas aprazíveis...” O cristianismo de muitos que precisam se arrepender de seus “arrependimentos” não passa de um hábito confortável de colar “banners” virtuais de alheia feitura, com algumas frases bonitas; não importa se, de cunho humanista, espírita, new age, etc.

Qualquer um pode exibir “profundezas” do oceano do saber, sem sequer se molhar. Nunca foi tão fácil se mascarar de vivo, como tantos mortos fazem.

Seguido deparo com: “O que Deus significa para você?” “tudo”, “tudo;” as respostas. Depois de comentar segundo a formatação mundana, de falar sem compromisso, cada um retorna ao consumo de cultura inútil, distribuição de farpas venenosas, memes engraçados, enquanto esquece rapidamente de “Tudo”.

“... nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos...” II Tim 3;1 e 2

No auge da pandemia só de máscaras podíamos ser atendidos em ambientes comerciais; perante Deus compareceremos de almas despidas; “Não há criatura alguma encoberta diante Dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos Daquele com Quem temos de tratar.” Heb 4;13

Inocente, o primeiro casal andava nu e não se envergonhava; mas, pecando a primeira reação foi se esconder.

Religiões, obras, filosofias alternativas... tudo máscaras. “Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz...” Jo 3;20

Nenhum comentário:

Postar um comentário