sábado, 6 de agosto de 2022

Traficantes e viciados


“Nos profetas de Jerusalém vejo uma coisa horrenda: cometem adultérios, andam com falsidade; fortalecem as mãos dos malfeitores para que não se convertam da sua maldade...” Jr 23;14

“... profetas de Jerusalém...”
O Senhor sempre diferencia as coisas que Ele escolhe, das escolhas alheias; não se responsabiliza por essas. O fato de alguém se pretender profeta, não significa que seja. Pelo menos, não, a serviço do Senhor. Tivemos os profetas de Jezabel, os de Jerusalém; os postulantes das “escolas de profetas” até, e os raros e probos, Profetas do Senhor.

“Não mandei esses profetas, contudo, foram correndo; não lhes falei, mas profetizaram. Se estivessem no Meu Conselho, então teriam feito Meu povo ouvir Minhas Palavras; o teriam feito voltar do seu mau caminho, da maldade das suas ações.” vs 21 e 22
Os que Deus Escolhe falam as Palavras Dele; desafiam ouvintes à conversão.

O problema de cada um ter “profetas” de estimação é que, precisando desesperadamente mudar mediante o ensino da verdade, não a ouvem deles; pois, não é agradável de ouvir; escolhendo a dedo o que gostam fogem do que precisam. Trocam o ditoso chamado da morte à vida, pela sina de cobaias para maquiadores de cadáveres. “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme suas próprias concupiscências.” II Tim 4;3

“... cometem adultérios...”
grave em qualquer circunstância. Mas, praticado por aqueles que fingem representar a Deus, além da mácula normal da impureza, ainda se fazem profanos.

Sempre que tratamos às coisas santas como vis, estaremos envilecendo ao Santo Nome do Senhor; fazendo parecer que, O que É Excelso soe comum, vulgar. “... Em que te havemos profanado? Nisto que dizeis: A Mesa do Senhor é desprezível... Vós O profanais, quando dizeis: A mesa do Senhor é impura, Seu produto, isto é, sua comida é desprezível.” Ml 1;7 e 12 Isso foi dito num contexto de sacrifícios defeituosos que eram oferecidos; o que dizer de um sacerdócio profano?

No contexto espiritual o adultério também pode ser cometido diga-se; “Adúlteros e adúlteras, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” Tg 4;4

Acaso os que agradam ímpios por interesses, deixando de denunciar à impiedade em busca de aceitação não agem segundo o mundo? Quais políticos fisiológicos em campanha? Desse tipo de adúlteros estão cheios os púlpitos, infelizmente; sem falar que muitos cometem adultério carnal também. Deveriam os santos ser apascentados por biltres assim?

“... andam com falsidade...” se, ostentam uma imagem de gente santa, não o sendo, em nome da verossimilhança, de parecer um pouco o que pretendem que se creia, precisam agir de modo hipócrita. O mundo em sua prudência astuta não usaria um careca para fazer propaganda de shampoo para queda de cabelos, seria contraproducente. Assim, os falsos precisam de algum verniz com brilho de verdade, justiça, santidade se quiserem enganar.

Como “nem tudo o que reluz é ouro”, aos fiéis o Senhor lega o discernimento necessário; eles podem sentir o “cheiro” da falsidade antes que a razão, o intelecto, tenham percebido as incongruências entre a mensagem e o modo de vida dos falsários. Palavras podem estar certas, mas o espírito não; O Santo faz ver. “O que é espiritual discerne bem tudo e de ninguém é discernido.” I Cor 1;15

Invés de ser instrumentos de Deus, por meio dos quais Ele Fala, tais, se tornam alvo da correção, quando por meio de outro, idôneo, O Eterno Se Expressa: “Filho do homem, profetiza contra os profetas de Israel...” Ez 13;2

“... fortalecem as mãos dos malfeitores para que não se convertam...”
Quando alguém anda errado, carecendo urgentemente mudar de vida mediante arrependimento; e arrepender-se ouvindo A Palavra de Deus; invés de uma mensagem de mudança ouvirá conselhos motivacionais, assentado ante um falsário, nunca receberá o que necessita.

Será chamado a “tomar posse da vitória, da chave” disso ou daquilo, receber cura de supostas enfermidades do corpo, com as almas desesperadamente enfermas, à morte; seu pecado que o está levando a isso será ignorado. Os falsos se preocupam consigo mesmos; aceitação, número de seguidores, repercussão favorável; não, com O Altíssimo, Seus Santos e Justos Reclames.

“Eis que Sou contra os profetas, diz O Senhor, que usam de sua própria linguagem, e dizem: Ele disse.” Jr 23;31

Desgraçadamente, traficantes de ilusões forjaram uma geração de viciados em enganos. Os poucos idôneos que há soam a desmancha-prazeres. Na verdade, são. Cristo não veio nos dar prazer; Veio para dar vida.

Mas a vontade foge por estar essa, atrelada à cruz; “não quereis vir a Mim para terdes vida.” Jo 5;40

Nenhum comentário:

Postar um comentário