segunda-feira, 27 de junho de 2022

De onde Veio Jesus?


“... De onde És Tu? Mas Jesus não lhe deu resposta.” Jo 19;9

Os judeus o acusaram de ter dito que era Filho de Deus. Isso fizera o governador estremecer; mas, medo não enseja justiça nem conversão. É um abalo momentâneo que some, sumindo a circunstância que o gerou.

Quisera saber da procedência do Senhor. “De onde és tu?” O silêncio também é uma resposta.

Em se tratando do “Filho do Homem”, Seu Currículo diria que era belemita, com infância no Egito, crescido em Nazaré. Mas, não era isso que Pilatos queria saber. Esperava uma posição sobre a acusação de pretender Ser Filho de Deus.

Quem, apesar de tudo o que Fizera e Ensinara em Jerusalém e outras partes, ainda tinha dúvidas, não precisava nem merecia maiores explicações.

No entanto, quando a conversa migrou para a origem do poder, Jesus, indiretamente disse de onde viera: “... Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e para te soltar? Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra Mim, se ‘de cima’ não te fosse dado...” vs 10 e 11

Dissera: “... Vós sois de baixo, Eu Sou de cima; vós sois deste mundo, Eu não Sou deste mundo.” Jo 8;23 Ou, “Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiro estava?” Jo 6;62

Quem pretendesse realmente saber, de onde Ele dizia ser, dispunha de elementos bastantes.
Como Filho do Homem Jesus esteve por espaços rastreáveis, entre Israel e Egito; como Deus, Eterno, Seu Espaço era um pouco mais amplo. “... Porventura não Encho Eu os Céus e a Terra?” Jr 23;24

Se dissesse isso, teria inflamado inda mais aos que O acusavam de endemoninhado. Ele Não apenas ensinou de onde viera, mas fez menção a um “quando” que também assustaria aos mais atentos: “... antes que Abraão existisse, Eu Sou.” Jo 8;58 Se disse bem “antigo” e desejado também; “Pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não viram; ouvir o que ouvis e não ouviram.” Luc 10;24

Nunca se cercou de mistérios, meias verdades, misticismos; Seus Ensinos sempre emanaram o que Ele É; Luz. “... Falei abertamente ao mundo; sempre Ensinei na sinagoga e no templo, onde os judeus se ajuntam, nada disse em oculto.” Jo 18;20 

Perguntas dessa estirpe não derivavam de desejo honesto de saber; antes, eram subprodutos esfarrapados para disfarce do não crer.

Ele disse que fora enviado do Alto, e É Eterno; o “fato novo” de então, era Sua condição humana eventual, para ser Nosso Remidor; por isso se dizia sempre, “Filho do Homem”; pois, o domínio fora dado ao Homem; só outro homem que derrotasse ao usurpador o recuperaria; “O Pai a ninguém julga, mas deu Ao Filho todo o juízo... deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque É o Filho do homem.” Jo 5;22 e 27

Por ser a fé, peixe de águas mais profundas que o intelecto, a quem estiver desprovido dela, todas as informações, procedência, idade, estatura, feitos, poder, resultarão inúteis.

Quando, da oração de Jesus junto ao túmulo de Lázaro, O Pai Respondeu de forma audível dos Céus; alguns disseram que fora apenas um trovão. O intelecto ímpio se apressa em forjar máscaras pra descrença; não por acaso, a maioria dos ateus são pessoas cultas. A “luz que há neles são trevas”.

A fé não precisa de muito brilho intelectual; aliás, nenhum; “Porque, vede, irmãos, vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, ou nobres que são chamados. Mas Deus Escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; escolheu as coisas vis deste mundo, as desprezíveis, as que não são, para aniquilar as que são;” I Cor 1;26 a 28

Quem enche a boca de “argumentos” sobre as “incoerências” da fé, dificuldade de crer, talvez tente usar isso no juízo. Deus poderia responder: “Tenho aqui milhares, salvos pós uma pregação apenas; não tiveram dificuldade nenhuma."

As máscaras da incredulidade podem forjar “fisionomias” verossímeis; mas, serão rasgadas.

Aqui podem os “sábios” aquilatar a fé como coisa de “loucos”; Deus veste essa carapuça; “Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, aniquilarei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Deus o mundo não O conheceu a pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.” I Cor 1;19 a 21

Quem presume que pode inquirir Deus, responda a uma questão Dele apenas: “Onde estavas tu, quando Eu Fundava a Terra?” Jó 38;4

Nenhum comentário:

Postar um comentário