domingo, 12 de junho de 2022

Vida; frente e verso


“Os que comiam comidas finas agora desfalecem nas ruas; os que se criaram em carmesim abraçam monturos.” Lm 4;5 

Os outrora ricos em Jerusalém, então, jaziam cativos em Babilônia; entre ruínas, Jeremias escrevia seus lamentos.

O risco de descansar na opulência das posses é que essas podem sumir ante uma desventura; a vida que fora regalada, pode acabar miserável. Contudo, nem era mera desventura; mas, juízo Divino pela indiferença e apostasia. As Mensagens Divinas dadas mediante Jeremias foram ignoradas. Preferiram vida mansa e ímpia, corroborada por falsas profecias.

O profeta chegara a pensar que era um desatino da ralé; mas, achou apostasia em todas as classes; “Eu, porém, disse: Deveras estes são pobres; são loucos; não sabem o caminho do Senhor, nem o juízo do seu Deus. Irei aos grandes, falarei com eles; porque eles sabem o caminho do Senhor, o juízo do seu Deus; mas estes juntamente quebraram o jugo, romperam as ataduras.” Jr 5;4 e 5 A figura do “jugo” usada por Jesus, nada mais é, que submissão, obediência a Deus.

Salomão cotejara sabedoria e posses; “A sabedoria serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro; mas a excelência do conhecimento é que a sabedoria dá vida ao seu possuidor.” Ecl 7;12

Bens podem trazer conforto à vida; apenas a sabedoria pode preservá-la; Oséias denunciou: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também te Rejeitarei... visto que te esqueceste da Lei do teu Deus, também Me Esquecerei de teus filhos.” Os 4;6

Filosoficamente é interessante conhecermos os dois lados da moeda, “No dia da prosperidade goza do bem; no dia da adversidade considera; porque Deus fez este em oposição àquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele.” Ecl 7;14 do ponto-de-vista da melhor escolha, devemos buscar sabedoria sempre, independente do que temos.

Embora seja uma virtude altamente nobre, a sabedoria também habita em lugares baixos, entre pobres. “Houve uma pequena cidade em que havia poucos homens; veio contra ela um grande rei, a cercou e levantou contra ela grandes baluartes; encontrou-se nela um sábio pobre, que livrou aquela cidade pela sua sabedoria, e ninguém se lembrava daquele pobre homem. Então disse eu: Melhor é a sabedoria do que a força...” Ecl 9;14 a 16

Tínhamos visto a sabedoria superar o dinheiro; agora a temos como melhor que a força. Ela mesmo diz: “Porque melhor é a sabedoria que os rubis; tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela. Eu, a sabedoria, habito com a prudência; acho o conhecimento dos conselhos.” Prov 8;11 e 12

Se adversidade vier, alheia aos nossos feitos, paciência; mas, que não seja consequência de más escolhas, tampouco, juízo pela arrogância manifesta nos dias fartos. A rebeldia contumaz de quem desfruta proximidade com Deus, acaba fazendo de Nosso Ajudador, um adversário, como aconteceu com Israel; “Em toda angústia deles Ele foi angustiado; o anjo da Sua Presença os salvou; pelo Seu Amor, e pela sua compaixão os remiu; os tomou e conduziu todos os dias da antiguidade. Mas, eles foram rebeldes, contristaram Seu Espírito Santo; por isso se lhes tornou inimigo; Ele mesmo pelejou contra eles.” Is 63;9 e 10

A “fé” que depende de facilidades materiais anexas, não é fé; é mero regozijo. A verdadeira segue inabalável, em momentos fartos e também, nos de carência. “Sei estar abatido, sei também ter abundância; em toda maneira e todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, quanto ter fome; tanto ter abundância, quanto padecer necessidade. Posso (suportar) todas as coisas em Cristo que me fortalece.” Fp 4;12 e 13

Então, se alguém imagina que extremas privações materiais são as mais intensas provas de fé possíveis, não entendeu o fim da mesma; não visa proporcionar conforto, antes, salvação. “Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.” I Ped 1;9

A salvação eterna, eventualmente, requer que se perca essa vida temporal; “Considerai, pois, Aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos. Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado.” Heb 12;3 e 4

Materialmente podemos conhecer os dois aspectos da vida; abastança e escassez; espiritualmente, os salvos, necessariamente conhecem os dois lados; inimigos e servos.

Quem inda está do lado de lá, deveria receber o bem que Cristo lhe fez; “Deus estava em Cristo reconciliando Consigo o mundo, não lhes imputando seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo, que reconcilieis com Deus.” II Cor 5;19 e 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário