segunda-feira, 30 de maio de 2022

Suicidas escolhas

“Porque o ímpio gloria-se do desejo da sua alma; bendiz ao avarento, e renuncia ao Senhor.” Sal 10;3

Três erros. Um: Absolutiza ao relativo; faz de seu próprio desejo, um deus; ou, como disse Jeremias, “Faz da carne mortal, seu braço;"

Dois: espelha-se em maus referenciais; bendiz ao avarento; materialismo doentio, seu objetivo de vida; dinheiro, seu alvo.

Três: A cereja da torta; renuncia ao Senhor.

Eu diria que as três coisas são sintomas da mesma doença. A alienação do Eterno, forçosamente demandará confiança em si mesmo; falta de bens nos domínios do espírito, fatalmente desviará a confiança para os bens materiais; apego doentio e egoísta ao direito de dirigir os próprios rumos, necessariamente trará à tiracolo a renúncia ao Senhor. Como ensina A Palavra, “Um abismo chama outro abismo.”

A velha autonomia proposta pela oposição, “vocês mesmos resolvem tudo.” Continua fazendo vítimas até hoje.

O problema do homem se autodeterminar nas coisas espirituais, é que, alienado da revelação que diz como as coisas são, só pode descansar em suas presunções; pois, ao recusarmos a Palavra Divina que nos revela como é, ficamos por nossa conta. Mesmo dizendo que as aparências enganam, nos posicionamos ante as coisas, como melhor nos parece. E, “Há um caminho que ao homem parece direito, mas no fim dele são caminhos da morte.” Prov 14;12

O materialismo além de impotente para o outro lado, escraviza do lado de cá. “Caixão não tem gavetas”, dizem; mas, amealham como se pudessem adquirir bens após a morte com valores daqui. O excessivo apego às coisas que o dinheiro pode comprar (que são poucas) se torna um hábito como correr atrás das sombras.

“Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade.” Ecl 5;10

Por renunciar a Deus o homem acaba endeusando a si mesmo. O Salvador ensinou que Ele fora rejeitado, não porque houvesse algum lapso em Seu Ser; antes, pelos que havia no homem; “... a luz veio ao mundo, os homens amaram mais as trevas que a luz, porque suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, não vem para a luz, para que suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.” Jo 3;19 a 21

Renunciar a Deus é fugir da luz. Platão já dizia: "É normal as crianças temerem ao escuro; trágico é os adultos com medo da luz."

Teoricamente entendemos que o valor supremo é a vida; outros bens todos perdem sentido sem a vida para usufruto. Sendo, pois, O Senhor O Único que dá a vida, a rejeição a Ele, no fundo, equivale a rejeitar tudo.

Embora possamos, pois, em nossas filosofias de botecos, tagarelar as coisas certas, no âmago, no entendimento seguimos cegos, à mercê da oposição, enquanto não nos rendemos ao Salvador. “O deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da Glória de Cristo, que é a Imagem de Deus.” II Cor 4;4

Não existe como servir a Cristo sem obediência; “Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para morte, ou da obediência para justiça?” Rom 6;16

O canhoto sutilmente apelida a obediência a ele de “liberdade”, autonomia. Estando nossa natureza totalmente inclinada ao pecado, o homem sem Deus fatalmente se faz servo dele. E pela sua obsessão poluída, é a desobediência que o serve, seu caminho se faz mais fácil. Mas, leva para onde?

Quem tenciona andar com Deus precisa negar a si mesmo e se submeter à direção do alto. “Eu sei, ó Senhor, que não é do homem seu caminho; nem do homem que caminha, dirigir os seus passos.” Jr 10;23 “Deixe o ímpio o seu caminho, o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso É em perdoar. Porque Meus pensamentos não são os vossos, nem vossos caminhos os Meus, diz o Senhor.” Is 55;7 e 8

Certa vez ouvi de um castelhano: “Los hombres prefiren ser cabezas de ratón, a ser cauda de león.” Infelizmente é assim. Preferem a autonomia suicida para cinco ou seis décadas, invés da eternidade ao lado do Senhor.

A “matéria-prima” da vida não é material. “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, não nas que são da terra;” Cal 3;1 e 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário