terça-feira, 24 de maio de 2022

A Luz necessária


“Não há trevas nem sombra de morte, onde se escondam os que praticam a iniquidade.” Jó 34;22

Não devemos entender, dada a impossibilidade expressa de se esconderem, que os iníquos não tentem. Todavia, a simples necessidade de se esconder, no fundo, é uma confissão de que, as pessoas sabem que estão agindo mal; de modo que, se fossem vistas se envergonhariam.

“Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, não vem para luz, para que suas obras não sejam reprovadas.” Jo 3;20

Os que sabem que, vistas, suas obras seriam reprovadas, possuem boa noção acerca dos valores; embora, vivam reféns do mal; de tal forma, a buscarem o acessório das trevas, invés de atuar sem nada a esconder.

Quando o homem é desafiado a negar a si mesmo, por um lado, significa a renúncia de uma série de “direitos” de viver a vida à sua maneira, por outro, a abertura ao Novo Nascimento, da água e do Espírito, trazendo à Luz, um ser que não tem afinidade com as trevas. “Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na Face de Jesus Cristo.” II Cor 4;6

Os que se “escondem”, no fundo se ocultam de si mesmos, sabedores que estão visíveis diante de Deus. “Não há criatura alguma encoberta diante Dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos Daquele com Quem temos de tratar.” Heb 4;13 “Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não posso atingir. Para onde me irei do Teu Espírito, ou para onde fugirei da Tua Face?” Sal 139;6 e 7


Quando o salmista cogita que, subindo aos Céus, descendo ao Inferno, ou mesmo ao abismo, em qualquer lugar O Eterno estaria, não significa que tenha ido a esses lugares pra saber; antes, sabia que O Espírito de Deus estava em si; assim, onde fosse Esse Iria. “O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, que esquadrinha todo o interior até o mais íntimo do ventre.” Prov 20;27

A Luz ilumina, não, coage; O Eterno Mostra O Caminho e nos desafia a andarmos nele; agora obedecer é uma decisão nossa. Mas, só fazendo isso, seremos purificados; “Se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o Sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo pecado.” I Jo 1;7

Infelizmente, muitos correm após “revelações” que não ousam mostrar o que é vital às pessoas; que elas estão mortas em delitos e pecados e carecem urgentemente de Cristo.

Qualquer falsário manipulador de tecnologias, ou, mesmo um espírito de pitonisa, bem podem “revelar” nomes, números de documentos, e frivolidades afins; mas, só um servo de Deus genuíno, se atreveria revelar para onde rumam os ímpios sem Cristo, bem como apontar o caminho que conduz a Ele. “Arrependei-vos e crede no Evangelho!”

Mais que conhecer mistérios ocultos, devemos nos atrever a abraçar e viver os ensinos revelados. “Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho.” Sal 119;104

Nossa preocupação, mais que, com refrigérios eventuais, é com a rota verdadeira; o sentido de um caminho não é ele, estritamente; mas, aonde conduz. Cristo foi categórico: “... ninguém vem ao Pai, senão por Mim.” Jo 14;6

Então, invés de nos gastarmos correndo após pretensos reveladores de eventos futuros, que tal nos dedicarmos mais à edificação, ao Conhecimento do Santo, para que possamos atuar Segundo Ele, em futuros eventos? “Sou teu servo; dá-me inteligência, para entender Teus Testemunhos.” Sal 119;125

Afinal, o aprendizado espiritual não tem nada a ver com decorar sentenças, assimilar ensinos; antes, permanecer na Palavra; ou seja, aprender a mesma e continuar nela, na hora de agir. “... Se vós permanecerdes na Minha Palavra, verdadeiramente sereis Meus discípulos;” Jo 8;31

O homem traidor de si mesmo consegue pintar palavras bonitas ao longo de sua apostasia; “tolerância, inclusão, liberdade, amor, independência, autonomia, liberalidade, bem comum”, etc. Mas, lá no fundo todos sabem que lhes pesa, uma sentença, enquanto, alienados do Salvador. “A condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.” Jo 3;19

Uma má obra não deixa de ser o que é, se se colarmos um rótulo bonito.

Andar na luz fatalmente, nos indisporá contra esse mundo que jaz nas trevas.

Não é necessário que as pessoas do mundo concordem conosco. É indispensável, apenas, que vejam Cristo atuando através de nós. “Assim resplandeça vossa luz diante dos homens, para que vejam vossas boas obras e glorifiquem ao vosso Pai, que está nos Céus.” Mat 5;16

Nenhum comentário:

Postar um comentário