sábado, 28 de maio de 2022

Os escolhidos


“... Ainda que todos se escandalizem, nunca, porém, eu.” Mc 14;29

Quando O Mestre lavara os és aos discípulos, Pedro se recusara, inicialmente; agora, advertido que todos se escandalizariam por ocasião da crucificação, de novo, assegurava que com ele seria diferente. Ah a presunção humana!! Nossas boas intenções, alienadas da miséria que nos habita.

Facilmente sabemos o que seria o certo a fazer; porém, entre o que sabemos e fazemos, vai uma grande diferença. “Porque o que faço não aprovo; pois, o que quero não faço, mas o que aborreço, faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.” Rom 7;15 a 17

Por isso o ditado que, de boas intenções o inferno está cheio. Muitos que até desejaram as coisas certas, mas acabaram presos às erradas.

Para o catolicismo Pedro recebeu o “Primado” que o teria feito “Primeiro Papa”; mas, suas precipitações em contrariar O Mestre, a sua promessa de fidelidade mesmo em momento adverso, depois tendo falhado miseravelmente mediante de tripla negação, vistas essas coisas, parecia à “Igreja” de então, que o infeliz estava fora dos planos.

O Anjo do Senhor, ao invés de mandar um recado ao colégio dos discípulos como um todo, mencionou Pedro em particular; “Mas ide, dizei a Seus discípulos e a Pedro, que Ele vai adiante de vós para a Galileia; ali O vereis, como Ele vos disse.” Mc 16;7

Pedro não foi citado particularmente por ser o mais importante; mas, porque naquele momento parecia o menos, o que falhara mais grotescamente. Como se, o anjo dissesse: Incluam ainda a esse infeliz.

As “Chaves do Reino” que O Salvador lhe prometera, nada tinham a ver com hierarquia, governo. Mas, com a honra se ser o primeiro pregador do Evangelho, o que abriria a Porta (Jesus) ao entendimento dos demais. “Em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” Atos 4;12

Ao atual “sucessor de Pedro,” todas as portas se abrem para o Céu; endossa os credos mais antagônicos, no fatídico ecumenismo!!

Todos somos como Pedro. Uns mais falastrões, outros comedidos, mas, com limitada visão no tocante à nossa maldade. Facilmente prometemos coisas que não fazemos; muitas vezes, fazemos o oposto até.

A Luz, para cada um de nós em particular é quando conhecemos a Cristo; junto ao desafio de amarmos a quem nos desnuda e denuncia, O Senhor; negando quem nos fazia presumir bons, o ego. “Negue a si mesmo tome sua cruz e siga-me.”

A conversão aplica duro golpe no amor-próprio. Geralmente as pessoas preferem a condenação à verdade. “A condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, os homens amaram mais as trevas que a luz, porque suas obras eram más.” Jo 3;19

Nos presumimos “do bem” mesmo agindo totalmente alienados a Deus. “Há uma geração que é pura aos seus próprios olhos, mas nunca foi lavada da sua imundícia.” Prov 30;12

Por isso o conselho: “Confia no Senhor de todo teu coração, não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, Ele endireitará tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.” Prov 3;5 a 7

Tendemos a reivindicar as promessas bíblicas e nem sempre dar a devida importância às advertências. Essa “seletividade” ainda é a velha maldade se esgueirando pelas beiradas, para, se possível nos passar despercebida, sem enfrentar o devido embate. Tanto fazemos bem em confiar na Palavra do Senhor, quanto, em desconfiar de nossa “bondade”.

Pedro foi reabilitado, capacitado, feito uma bênção na Obra de Deus. O mesmo pode se dar com cada um de nós.

Deus não trabalha sobre nossas “qualidades”; antes regenera apesar dos nossos defeitos. “Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; escolheu as coisas vis deste mundo, as desprezíveis, as que não são, para aniquilar as que são;” I Cor 1;27 e 28

Pedro era falastrão; O Salvador começou por ele. Não há pecado em você que o desqualifique para a salvação, basta estar perdido; sem Cristo você está, portanto, és a pessoa certa para essa mensagem.

“Esta é uma palavra fiel, digna de toda aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais sou o principal. Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda Sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para vida eterna.” I Tim 1;15 e 16

Nenhum comentário:

Postar um comentário