quinta-feira, 12 de maio de 2022

No apagar da Luz


“... Pode, porventura, um demônio abrir os olhos aos cegos?” Jo 10;21

Se pode abrir os olhos de alguém literalmente, curando da cegueira; ou, figuradamente, no sentido de aclarar o entendimento, ensinar, advertir, informar, fazer entender.

No caso, tratava-se de uma cura que O Senhor fizera; quando alguém atribuiu Seus Ensinos aos demônios, o feito foi usado como argumento: “Pode um demônio abrir os olhos aos cegos?” Afinal, “Pelo fruto se conhece a árvore.”

Muitas curas são operadas por gente que debita isso a certos espíritos, “guias” “rezas” “benzeduras”; invocações ausentes nas Escrituras; portanto, não oriundos de Deus. Essas coisas costumam ter um custo espiritual imenso; enquanto, “A bênção do Senhor enriquece; não traz consigo dores.” Prov 10;22

Não significa que alguém curado se tornará Seu servo, necessariamente; Jesus curou dez leprosos e apenas um voltou para agradecer. “Um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz; caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; era samaritano. Respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? Onde estão os nove?” Luc 17;15 a 17

Os judeus deram as costas; o estrangeiro voltou, agradecido. Como disse Paulo: “Se formos infiéis, Ele permanece fiel.” II Tim 2;14

Todavia, se “curas” periféricas o inimigo até encena, algo dessa grandeza, restituir a visão a um cego, faltam registros de que tenha acontecido; senão, pelo Espírito de Deus.

Assim como um mago faz seus “milagres”, o simples adjetivo de ilusionista, já deixa patente que, seu “poder” reside na arte de ludibriar, enganar. Também, os “prodígios da mentira” normalmente são mais mentirosos que prodigiosos.

Um desses, quando viu os milagres operados pelos apóstolos desejou ser como eles; porém, invés de “nascer de novo” em Cristo, quis um atalho forjado pelo dinheiro; Pedro advertiu: “Teu dinheiro seja contigo para perdição, pois pensaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque teu coração não é reto diante de Deus.” Atos 8;20 e 21

Dos “milagres” do canhoto A Palavra de Deus diz que a vinda do seu milagreiro mor “... é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, sinais e prodígios de mentira, com todo engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.” II Tess 2;9 e 10

Seus métodos: mentira, engano, injustiças... seus “pacientes”, os que perecem por não amar à verdade.

Sobre esses, depois de os ter cegado, deita e rola; “Mas, se ainda o nosso Evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do Evangelho da glória de Cristo, que é a Imagem de Deus.” II Cor 4;3 e 4 Cegueira de entendimento, compreensão do significado do Evangelho.

Normalmente a cegueira soa conveniente aos incrédulos, com ela se identificam, por não os “incomodar”; deixar que durmam o sono da morte sem as demandas que acompanham à Água da Vida.

Quem pensa que somos chamados para um bom encaixe com os descaminhos do mundo, ainda não entendeu o significado da “porta estreita”; nosso desafio é para um bom confronto espiritual, firmados na Doutrina de Cristo; ou, como disse Paulo, o “bom combate.”

O Salvador denunciou que Sua Luz fora rejeitada, pela identificação preferencial com o mal, por aqueles que Tentara iluminar; “... a luz veio ao mundo, os homens amaram mais as trevas que a luz, porque suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, não vem para a luz, para que suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.” Jo 3;19 a 21

Se, como vimos no exemplo dos leprosos, alguém curado fisicamente pode dar as costas ao Senhor, outrem iluminado espiritualmente, dificilmente fará isso;

se o fizer, patrocinará uma segunda crucificação; “Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, se tornaram participantes do Espírito Santo, provaram a boa Palavra de Deus, as virtudes do século futuro e recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e O expõem ao vitupério.” Heb 6;4 a 6

Embora os demônios não possam curar, podem arrastar ao curado, para a cegueira novamente. A luz espiritual não é para vermos apenas; mas, para moldar nosso andar. “se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o Sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo pecado.” I Jo 1;7

Nenhum comentário:

Postar um comentário