sábado, 14 de maio de 2022

A necessária leveza


“Porque Deus não sobrecarrega o homem mais do que é justo, para o fazer ir a juízo diante Dele.” Jó 34;23

Esperável do “Juiz de toda a Terra”, que a justiça paute Suas Ações. Quando diz que Ele não nos sobrecarrega, significa que não requerer que portemos uma carga maior que nossas forças.

Após ensinar as consequências, tanto da obediência, quanto da rebeldia, O Eterno “condena” os Seus, à liberdade de escolha.
“Os Céus e a Terra Tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te Tenho proposto vida e morte, bênção e maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e tua descendência;” Deut 30;19

Deus não manda ninguém para o inferno; antes, chama todos a Si; a ida para lá é uma escolha humana, por cegueira, incredulidade, rebeldia, autonomia, não importa. No fundo, todas as variáveis derivam do conselho que sugeriu a independência humana em relação ao Criador. “Vós mesmo sabereis o bem e o mal”.

Esse “sabereis” é a maior "fake” de todos os tempos. Pois, se os homens deveras, soubessem as consequências das escolhas perversas não as fariam. Se, não por amor, obediência, ao menos, por esperteza.

Após a queda o homem já não pode escolher o bem, sem a bendita regeneração em Cristo.

Paulo explica os dilemas da boa vontade alojada num corpo refém do pecado; “Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero. Ora, se faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim; quando quero fazer o bem, o mal está comigo.” Rom 7;19 a 21

Ao pensar numa carga Divina devemos ter como “carregados” os que decidem dar ouvidos ao Senhor. Apenas esses poderão se evadir ao juízo; o mundo já está perdido.

Jesus não veio falando com quem poderia ser, eventualmente, morto; mas, com quem já estava. “... quem ouve Minha Palavra, e crê Naquele que Me Enviou, tem a vida eterna; não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” Jo 5;24

Os que ouvem O Divino Chamado devem tomar para si a carga correspondente; “Tomai sobre vós o Meu jugo, aprendei de Mim, que Sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para vossas almas.” Mat 11;29

O jugo, nada mais é que submissão completa a Deus; “achado na forma de homem, humilhou a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” Fp 2;8

Aprender Dele, excede em muito ao preencher de uma lacuna intelectual; deve moldar nosso viver; mais do que saber, devemos permanecer na Sua Palavra. “... Se vós permanecerdes na Minha Palavra, verdadeiramente sereis Meus discípulos; conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” Jo 8;31 e 32

Conhecedor da natureza humana após a queda, (Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus... Rom 8;6 e 7) O Eterno capacitou, mediante O Espírito Santo, os que O recebem Cristo, a levarem a carga necessária, que mantém o homem livre do juízo. “A todos quantos o receberam, deu-lhes poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no Seu Nome;” Jo 1;12

Semeadura e ceifa, muitos entendem mal, como se fosse uma via de salvação mediante obras; incide sobre os que recebem Jesus. Só esses têm a opção de “semear no espírito”, embora, também possam fazê-lo, na carne.

Seria um escárnio se, alguém abraçasse apenas o rótulo, seguisse vivendo conforme os disparates do mundo, e herdasse com Cristo; não! “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo que o homem semear, isso ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará vida eterna.” Gál 6;7 e 8

Como uma lousa totalmente escrita não pode receber um texto legível sem que aquilo seja primeiro apagado, nossas almas precisam “apagar” tudo do modo mundano entranhado, para que possamos “ler” a nova direção.

Antes da carga Divina precisamos nos esvaziar de nós mesmos; “Deixe o ímpio seu caminho, e o homem maligno seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso É em perdoar. Porque Meus pensamentos não são os vossos, nem os vossos caminhos os Meus, diz o Senhor.” Is 55;7 e 8

Para a carne rebelde a obediência é insuportável, aos que andam em espírito, a novidade de vida enseja uma leveza e segurança que não querem mais perder; “Porque Meu jugo é suave e Meu fardo é leve.” Mat 11;30

Nenhum comentário:

Postar um comentário