terça-feira, 13 de junho de 2023

Brechas nos muros


"Não subistes às brechas, nem reparastes o muro para a casa de Israel, para estardes firmes na peleja no dia do Senhor. Viram vaidade, adivinhação mentirosa os que dizem: O Senhor disse; quando o Senhor não os enviou; fazem que se espere o cumprimento da palavra.” Ez 13;5 e 6

Antes de denunciar o que os falsos profetas faziam, O Senhor lembrou o que eles não faziam; “Não subistes às brechas nem reparastes o muro...” O omisso, relapso nas coisas mais elementares, por que seria diligente nas importantes? “Um abismo chama outro abismo.”

Quem é espiritual identifica que há uma disputa em tempo integral pelos nossos pensamentos, pelo domínio dos temas a ocuparem-nos a mente. Se negligenciarmos às coisas santas, de modo automático acabaremos mesclados às profanas. Quando se diz que, “mente desocupada é oficina de Satanás” a ideia é essa. Que sendo o homem alheio ao que deve, mais cedo ou mais tarde estará se ocupando do que não deve.

Devemos disciplinar nossos pensamentos; “... tudo o que é verdadeiro, tudo que é honesto, tudo que é justo, tudo que é puro, tudo que é amável, tudo que é de boa fama, se há alguma virtude, algum louvor, nisso pensai.” Fp 4;8

O mundo aplaude irreverência, independência, atrevimento, esperteza e coisas afins; a nós que somos de Cristo essas “virtudes” seriam brechas; não apenas devemos evitar a arrogância, o orgulho e similares, como, à medida que essas “cartas” forem postas à mesa, devemos “jogar” outras melhores; “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus para destruição das fortalezas; destruindo conselhos, e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus; levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo;” II Cor 10;4 e 5

Expor o que supostamente O Eterno dissera aos “profetas” óbvio que era mais fácil que organizar as coisas à luz do que fora dito em dias idos já, sobre a Vontade Divina e o dever dos que invocam Seu Santo Nome. Reparar as brechas, tem a ver com denunciar descaminhos do povo; chamá-lo de volta à obediência. Só um profeta idôneo faria assim. Os citados por Ezequiel estavam longe disso.

Quando compôs suas lamentações perambulando entre as ruínas de Jerusalém, Jeremias bem sabia de quem era a culpa: “Os teus profetas viram para ti, vaidade e loucura; não manifestaram tua maldade, para impedirem teu cativeiro; mas viram para ti cargas vãs, motivos de expulsão.” Lam 2;14

Manifestar a maldade de quem se desencaminha, é reparar o muro, tapar as brechas. A mensagem de correção, exortação, nunca é popular. Porém, os falsos profetas laboram em causa própria, buscando aplausos, aceitação, não a correção de rumos de quem está errado. Nos dias de Paulo já havia os que evitavam os temas mais sisudos de olho apenas em facilidades; “Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora repito chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, cuja glória é para confusão deles; pois, só pensam nas coisas terrenas.” Fp 3;18 e 19

Os erros desses, além de mascararem suas mortes espirituais, servem muito bem aos interesses da oposição; pois, mais que ir minando a fé dos crédulos que lhes rodeiam, profanam ao Nome do Senhor, fazendo parecer que Ele falha em Suas promessas; O Senhor não os enviou, porém, usam O Nome Dele como fiador, fazendo os crédulos esperarem o cumprimento da suposta palavra do Eterno.

Se, então era necessário reparar o muro sanando as brechas para estar firme no dia da peleja, agora muito mais. Naqueles dias, falsos profetas viçavam quais ervas daninhas; agora a profusão é assustadora. Basta que alguém abra as redes sociais, onde esses salafrários semeiam seu joio, para ser informado que “O Senhor lhe reservou três bênçãos”; sempre incondicionais, no quesito, abandono de pecados; no máximo hão de requerer uma “curtida” ou a partilha da mentira em busca de outras vítimas.

Nossa fé nunca foi atacada como agora. Censura, coerção, afrontas, falsificações, deboches, blasfêmias, infiltrações de ministros da oposição, perversão da sã doutrina... porém, os “profetas” seguem “anestesiados” distribuindo facilidades! Pilantras!

“Não mandei esses profetas, contudo, eles foram correndo; não lhes falei, mas, profetizaram. Porém, se estivessem no Meu conselho, então teriam feito o Meu povo ouvir as Minhas palavras; o teriam feito voltar do seu mau caminho e da maldade das suas ações.” Jr 23;21 e 22

Todos os dias os “aríetes” da imprensa a serviço do maligno tentam abalar nossos muros; os farsantes seguem ensinando edificar sobre a areia; desprezíveis, uns e outros.

Permanecemos firmados na Rocha. “Em Deus faremos proezas; porque Ele é que pisará nossos inimigos. Sal 60;12

Nenhum comentário:

Postar um comentário