domingo, 4 de junho de 2023

A força do poder


“Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados.” Sal 84;5

A força humana normalmente evoca músculos desenvolvidos, corpo “sarado”, marombado. Cheias estão as academias, de gente que se esforça buscando essas qualidades.

Coisas benéficas à saúde do corpo; mas, se mal administradas, podem forjar autoconfiança doentia, invés de uma boa sina; nos apartar da essência, se superestimarmos mera aparência: “Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne seu braço, e aparta seu coração do Senhor!” Jr 17;5

Insano sermos autoconfiantes em coisas que pertencem ao Senhor; dizermos: Eu sou mais eu! Onde deveríamos ser totalmente, Ele. “Negue a si mesmo”. Essa confiança em algo instável nos coloca alheios às bênçãos do Eterno.

No verso inicial temos um abençoado, cujo coração traz caminhos aplanados; agora nosso maldito, em apreço, “aparta seu coração do Senhor.” Benéfico é o usufruto de vigor, força, entretanto é necessário que apreciemos cada coisa em seu devido lugar.

O “músculo” que conta para o sustentáculo da força, nos domínios espirituais, é o coração devidamente alinhado com Deus, submisso a Ele. A força humana é transitória, fugaz; porque está atrelada ao vigor de algo efêmero; “... Porque, que é a vossa vida? Um vapor que aparece por um pouco, depois desvanece.” Tg 4;14 “Os dias da nossa vida chegam a setenta anos; se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta, o orgulho deles é canseira e enfado, pois, cedo se corta e vamos voando.” Sal 90;10

Mesmo tendo esse potencial, um verme ridículo, um vírus invisível, uma bactéria podem nos vulnerar, abreviando nossos dias; quiçá, um acidente, tal a insignificância da força física para preservação da vida.

Não significa que os cuidados com o corpo sejam vãos, desnecessários; mas, seu proveito não excede aos dias da vida terrena. Quem lograr enxergar um pouco além disso, certamente também tomará providências para chegar “sarado” no além; Paulo advertiu: “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.” I Cor 15;19

Depois aconselhou a Timóteo: “... exercita a ti mesmo em piedade; porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.” I Tim 4;7 e 8

Normalmente entendemos a fé que remove montanhas, como sendo um meio, um poder para tirar obstáculos de diante de nós. Entretanto, ter no “coração, os caminhos aplanados”, alude a ausência de “montes” por dentro. A remoção de vícios, maus hábitos que nos alienam de Deus é possível mediante à fé Se dermos crédito aos ensinos ouvidos, colocaremos por obras os mesmos, pois, a fé sem obras é morta. Assim, remove montes quando a colocamos para trabalhar.

Paulo ensinou quais “ferros” puxava ao se exercitar em piedade: “todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Assim corro, não como a coisa incerta; combato, não como batendo no ar. Antes, subjugo meu corpo e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira, ficar reprovado.” I Cor 9;25 a 27

Trazemos em nossas naturezas caídas, muitas coisas que tornam acidentados os caminhos do coração. Conhecer essas coisas e tratá-las à luz da Palavra de Deus, fará em nós a devida “terraplanagem”. “... endireitai no ermo vereda a nosso Deus. Todo o vale será exaltado, todo o monte e todo o outeiro será abatido; o que é torcido se endireitará, o que é áspero se aplainará.” Is 40;3 e 4 Figuras de linguagem para o aperfeiçoamento tencionado pelo Senhor em nós.

A Palavra enumera montes que devemos remover de nós mediante a fé que gera obediência, transformação; “Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima Sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.” Prov 6;16 a 19

Não é uma lista exaustiva dos pecados que cometemos. Apenas algumas “laranjas” mais viçosas que apresentamos na feira da vida; porém, há muito mais no pomar. Até chegarmos a ser “limpos de coração” para vermos a Deus, é grande a caminhada. “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá O Senhor;” Heb 12;14

Para nossa força estar Nele, precisamos enfraquecer de presunção, deixando-o decidir quando, e o que é preciso mudar em nós; “Por isso sinto prazer nas fraquezas, injúrias, necessidades, perseguições, angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.” II Cor 12;10

Nenhum comentário:

Postar um comentário