sábado, 17 de setembro de 2022

Sabor de sal



“... oferta queimada é de cheiro suave ao Senhor.” Lev 2;9

Tanto sacrifícios quanto oferendas, que eram aceitáveis Ao Eterno sempre subiam como “cheiro suave ao Senhor”.

Paulo ensinou: “As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que O Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.” I Cor 2;13

Sendo Deus, Espírito, e Desejando Ser Adorado em espírito e em verdade, não devemos entender que cheiro da carne assada ou de alimentos queimados seriam Seu Deleite; antes, “cheiro suave” é uma metáfora para pontuar o prazer que O Eterno Sente em nosso arrependimento, quando erramos; na adoração sincera, desligada de interesses mesquinhos, quando estamos em comunhão.

Nós mesmos usamos essa figura em nosso dia a dia; quando algo soa suspeito, dúbio, inconfiável, não raro dizemos: Isso não está me cheirando bem.

A Própria Bíblia, que interpreta a si mesma, mostra que se trata de figura; “Odeio, desprezo vossas festas; vossas assembleias solenes não me exalarão bom cheiro.” Amós 5;21

O mau comportamento do povo, então, desqualificava a assembleia, malgrado, solene. “Ainda que me ofereçais holocaustos, ofertas de alimentos, não me agradarei delas; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos. Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas. Corra, porém, o juízo como as águas, e justiça como o ribeiro impetuoso.” Am 5;22 a 24

Antes do ajuntamento, culto, cânticos, o caráter; os frutos.

O Sacrifício Perfeito, Daquele que não cometeu pecados, Cristo, foi apreciado da mesma forma; “Andai em amor, como também Cristo vos amou e Se Entregou mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.” Ef 5;2

Desafiando cristãos a imitarem O Mestre, Paulo disse: “Graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do Seu Conhecimento. Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles, cheiro de vida para vida. Para estas coisas quem é idôneo?” II Cor 2;14 a 16

Nossa idoneidade demanda cuidado até em minúcias que passariam despercebidas ao vulgo; “Assim como as moscas mortas fazem exalar mau cheiro e inutilizar o unguento do perfumador, assim é, para o famoso em sabedoria e honra, um pouco de estultícia.” Ecl 10;1

Alguém se preocuparia com o “cadáver” de uma mosca em decomposição?? Quem deseja que sua adoração suba em “cheiro suave”, aprenda ouvir a Voz do Espírito e obedecer. Coisas lícitas e normais ao ímpio, muitas vezes não convêm a quem teme Ao Senhor.

Não significa que um deslize mínimo romperá a relação; antes, que entristeceremos ao espírito Santo que nos foi dado; “Não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” Ef 4;30

Quem pensa que a adoração tem a ver com cânticos ainda não entendeu nada; o próspero Jó recebera uma leva de notícias catastróficas; perda dos bens e filhos, todas em sequência; “Então Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou sua cabeça, se lançou em terra e adorou. Disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor Deu, e o Senhor Tomou: bendito seja o Nome do Senhor.” Jó 1;20 e 21

Nada trouxe e nada levarei quando morrer; O Senhor que sabe, Bendito Seja Ele! Submissão e reconhecimento da Divina Soberania em meio à dor; adoração de primeira qualidade; certamente, “cheiro suave ao Senhor”.

O mesmo que Isaías propôs: “Quem há entre vós que tema Ao Senhor e ouça a voz do Seu servo? Quando andar em trevas, não tiver luz nenhuma, confie no Nome do Senhor, firme-se sobre o seu Deus.” Is 50;10

Nos dias do Antigo Testamento não havia energia elétrica, geladeiras; o conservante de alimento então, era o sal; “Todas as tuas ofertas dos teus alimentos temperarás com sal; não deixarás faltar à tua oferta de alimentos o sal da aliança do teu Deus; em todas as tuas ofertas oferecerás sal.” Lev 2;13

Três vezes o preceito num verso apenas; O Pai, O Filho nem Espírito Santo Querem nada com as moscas. Elas deteriorariam a carne dos sacrifícios se não fosse o sal.

Pois, nossa aceitação está condicionada aos mesmos princípios; “Vós sois o sal da terra; se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens.” Mat 5;13

Se nosso porte em Cristo não tiver esse elemento que inibe as moscas, invés de servos de Deus acabaremos capachos dos homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário