domingo, 11 de setembro de 2022

A Obediência de Cristo


“Pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.” Rom 5;19

Justificados pela obediência de Cristo. Woody Allen zombando do pecado, disse: “Se Cristo morreu pelos nossos pecados, seria tolice deixar de cometê-los.” Parece que acreditava e vivia mesmo isso; um relacionamento amistoso com o pecado. Traiu sua companheira Mia Farrow com sua própria enteada, e passados muitos anos disse que faria tudo de novo.

Justificados por Cristo não são todos; embora o dom da Graça esteja acessível a todos, só incide sobre os que, uma vez iluminados, deixam as trevas pretéritas onde viveram e passam a andar na Luz; “Se andarmos na luz, como Ele na luz Está, temos comunhão uns com os outros e o Sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo pecado.” I Jo 1;7

Um “se” condicionado a incidência da graça. Justificação é um processo gracioso que independe de nossas obras, basta que creiamos no que justifica; “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; isto não vem de vós, é dom de Deus. Nem das obras, para que ninguém se glorie;” Ef 2;8 e 9

No entanto, uma vez justificados, reputados justos, somos chamados a andar como tais; “Porque somos feitura Sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Ef 2;10

“O fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são Seus; qualquer que profere o Nome de Cristo aparte-se da iniquidade.” II Tim 2;19

Notemos que a “obediência de Cristo” não é apenas Dele; Nos Seus dias Desafiou: “Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que Sou Manso e Humilde de coração; encontrareis descanso para vossas almas.” Mat 11;29

A Sua Entrega foi identificação amorosa com nossas necessidades; Morreu nossa morte, e requer que vivamos Sua Vida. “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na Sua morte? De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela Glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” Rom 6;3 e 4

Portanto, se Cristo Morreu por nossos pecados, a regeneração necessária por causa deles custou tão alto preço, seria vergonhoso continuar praticando os atos patrocinadores de tal vexame. “... pois assim, quanto a eles, (os iluminados que persistem no pecado) de novo crucificam o Filho de Deus; O expõem ao vitupério.” Heb 6;6

A primeira condição para a salvação é “negue a si mesmo”. Não significa que ficará um vácuo; o lugar onde reinava em seu trono enganoso, nosso ego, será agora ocupado pelo Rei dos Rei, Jesus Cristo. “Já estou crucificado com Cristo; vivo, não mais eu, mas Cristo Vive em mim; a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o Qual me amou, e Se Entregou por mim.” Gál 2;20

A “isca” que nos atrairá a essa “prisão” é o amor correspondido; a obediência será mero efeito colateral; “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém Me ama, guardará Minha Palavra; Meu Pai o amará; Viremos para ele e Faremos nele morada.” Jo 14;23 Como O Senhor disse: “Eu e O Pai Somo Um”, cabem Ambos onde nosso ego sem noção se esparramava.

A “Obediência de Cristo” passou a se expressar mediante nossas vidas, em nós Ele vive. Fomos justificados e agora seremos santificados pela mesma. “Tendo por certo isto mesmo, que Aquele que em vós Começou a boa obra a Aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;” Fp 1;6

Paulo delineou a impotência da vontade que, desejando uma coisa acaba fazendo outra, mercê da escravidão ao pecado; “Porque sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito, querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero.” Rom 7;18 e 19

Por fim, suspirou aliviado olhando para o socorro; “Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor...” v 25

Ele, Sendo Quem É, jamais Precisara obedecer; mas, para ser um pouco como nós, Careceu aprender; “Ainda que Era Filho, Aprendeu a obediência, por aquilo que Padeceu.” Heb 5;8
Se, Ele Precisou descer para Se assemelhar a nós nas limitações, permite que subamos o suficiente para nos assemelharmos a Ele, na obediência; “A todos quantos O receberam, Deu-lhes poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no Seu Nome;” Jo 1;12

"Fé e obediência fazem parte do mesmo pacote. Aquele que obedece a Deus, confia nEle; aquele que confia em Deus, obedece-lhe." Charles Spurgeon
Gosto
Comentar
Partilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário