domingo, 25 de setembro de 2022

Nunca vos conheci


“Eu Sou O Bom Pastor, conheço Minhas ovelhas, e delas Sou Conhecido.” Jo 10;14

Nem sempre avaliamos corretamente o que significa, conhecer. Por exemplo: Estivemos em determinada cidade, ou país, e quando ouvimos referência aos tais lugares dizemos: Eu conheço. Quando, mais correto seria dizer: Estive lá. Conhecer demandaria dominar minúcias que nos escapam.

Com pessoas ocorre o mesmo. Há um provérbio que diz: “Para conhecermos satisfatoriamente alguém, precisamos comer um quilo de sal juntos.” Figura de linguagem significando que, carecemos demorado convívio; passar por boas e más situações juntos, antes de afirmar que o/a conhecemos.

Relacionamento interpessoal é via de mão dupla; ambas as pessoas carecem interagir. Não basta uma parte cansar a paciência da outra, fazendo forçado uso do seu nome. Se não houver devido intercâmbio, comunhão de valores, afinidade de sentimentos forjando a interação, não haverá conhecimento.

Cristo É Uma Pessoa ausente, no prisma físico. Todavia, Presente em Espírito e na Palavra. A Verdade. Condicionou nosso conhecimento Dele, e consequente fruir Sua Libertação, a isso: “Se vós permanecerdes na Minha Palavra, verdadeiramente sereis Meus discípulos; conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” Jo 8;31 e 32

Denunciou uns que fariam barulho, em torno do Seu Nome, sem devido compromisso; advertiu que não conheceria aos tais; “Nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai, que Está nos Céus. Muitos Me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em Teu Nome? em Teu Nome não expulsamos demônios? e não fizemos muitas maravilhas? Então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.” Mat 7;21 a 23

Comunhão e obediência são mais importantes que operação de sinais; pois, existem “sinais e prodígios da mentira”. Nos dois fundamentos, uma casa na rocha, outra, na areia, a diferença entre ambos era que, um cumpria o que ouvia, o outro, não.

“Conheço Minhas ovelhas e delas Sou Conhecido...” A via de mão dupla necessária ao conhecimento.

O Senhor não é uma enciclopédia; deseja uma relação que vá além do conhecimento. Nos Ama; e é próprio do amor ansiar pela devida correspondência. Conhecimento deve progredir para admiração, respeito; finalmente, amor.
Esse é um estágio bem mais sublime que mero exibicionismo religioso. Quem ama Jesus, não deseja meramente fazer coisas em Nome do Amado; antes, agir de modo que Seu Nome seja honrado. Afinal, “O amor... não se porta com indecência, não busca seus interesses...” I Cor 13;4 e 5 “Se Me amais, guardai Meus Mandamentos.” Jo 14;15

O Amor de Cristo nos eleva bem acima do egoísmo que reinava antes do “negue a si mesmo.” Invés de realizações ou frustrações pessoais, como acontecia, no prisma natural do velho homem, morto em delitos e pecados, agora nosso escopo abarca coisas que “não nos dizem respeito”. “De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; se um é honrado, todos se regozijam com ele.” I Cor 12;26 “Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase?” II Cor 11;29

Nosso amor por Cristo nos faz participantes de Suas bênçãos e Suas Promessas; mas também, de suas dores; “Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também é abundante a nossa consolação por meio de Cristo.” II Cor 1;5 “Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da Sua Glória vos regozijeis e alegreis.” I Ped 4;13

Quando homens de renome do meio cristão agem de modo a causar escândalo, quem ama Cristo sofre com essas coisas. A honra de sofrer com Ele só pertence aos que são Dele; “Porque a vós foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer Nele, como também padecer por Ele;” Fp 1;29

“É coisa agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente. Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e sofreis, isso é agradável a Deus. Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais Suas pisadas.” I Ped 2;19 a 21

Infelizmente, o sentimento tem sido acarinhado mais que o entendimento; muitos cultos “avivados” ardem em meio a um “fogo” que produz calor sem luz; emoções que não movem a pedra pesada do pecado que sepulta o morto; movimento sem vida, flores de plástico.

O Senhor não salva os inteligentes; antes os obedientes, que O buscam conhecer; e conhecendo obedecem. Os demais, malgrado o rótulo, falta essência. “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento...” Os 4;6

Nenhum comentário:

Postar um comentário