sábado, 10 de setembro de 2022

Angústias por quê?


“Ó Senhor, na angústia Te buscaram; vindo sobre eles Tua correção, derramaram sua oração secreta.” Is 26;16

Se, estavam em processo de correção, e sentindo-a oraram a Deus, o povo alvo desse recorte certamente era o povo de Deus; alguém que O conhecia. Naquele contexto era apenas a nação de Israel; na Nova Aliança, se inclui a igreja também, entre os que são do povo do Altíssimo.

Quem estaria sujeito a angústias? Apenas os do Antigo Pacto, ou todos? Jesus Cristo preveniu: “Tenho-vos dito isto, para que em Mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo.” Jo 16;33

Aflições e angústias são sinônimos. Portanto, um mal ao qual os servos de Deus estão sujeitos, na peregrinação terrena.

Embora, vulgarmente se atribua a fatores externos as causas, elas são mais internas que parecem; “Apliquei meu coração a conhecer a sabedoria, os desvarios e as loucuras; vim a saber que também isto era aflição de espírito.” Ecl 1;17 Davi mencionou o abatimento da alma, pela longa espera em situação desfavorável; “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda O louvarei, O Qual É a salvação da minha face e Deus meu.” Sal 43;5 Espírito e alma, habitats das angústias; não, fatores exteriores.

Mesmo que ao nosso redor tudo seja desanimador, um espírito sadio há de “driblar” às aflições assumindo devida postura ante O Eterno; “... Quando andar em trevas, não tiver luz nenhuma, confie no Nome do Senhor; firme-se sobre seu Deus.” Is 50;10

“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, nos currais não haja gado; todavia me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.” Hc 3;17 e 18

Habacuque mesmo que estivesse repleto de lapsos ao redor, internamente só daria espaço à alegria espiritual, invés da angústia. Davi também referiu ao Socorro Divino na hora amarga; “Ouve-me quando clamo, ó Deus da minha justiça, na angústia me destes largueza; tem misericórdia de mim e ouve minha oração.” Sal 4;1

Paulo andou nas mesmas pisadas: “... aprendi contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido e também ter abundância; em toda a maneira, em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, quanto, ter fome; tanto a ter abundância, quanto, padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” Fp 4;11 a 13 Invés de angústia, confiança no Senhor.

Quando nossas aflições derivam de pecados não tratados devemos agir nessa direção; arrependimento, confissão, mudança. “O que encobre suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.” Prov 28;13

Podemos também nos angustiar pelos vícios alheios que nos rodeiam; num mundo onde campeiam injustiça, mentiras, calúnias e ofensas gratuitas, uma alma sadia se sentirá “ambientada” como um pinguim nos trópicos; como Ló em Sodoma. “Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias sua alma justa, vendo e ouvindo sobre suas obras injustas.” II Ped 2;8

Ainda, poderemos ser perseguidos e afrontados pela luz de Cristo que há em nós; nesse caso, nada a temer. “Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus; bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem, perseguirem e mentindo disserem todo mal contra vós por Minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande vosso galardão nos Céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.” Mat 5;10 a 12

Embora se acredite e apregoe que viemos para sermos felizes, a Bíblia tem um alvo mais excelente. Aqui estamos retidos numa redoma de tempo e espaço, para buscarmos salvação; felicidade espera no além, para onde irão os salvos; “De um só sangue fez toda geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação; para que buscassem ao Senhor...” Atos 17;26 e 27

Como a oposição atua com todas as forças e sem nenhum escrúpulo para nos impedir, angústias fazem parte do pacote. Quem as encara no espírito correto, minimiza o peso delas, cotejando-o com a recompensa. “Porque nossa leve e momentânea tribulação produz para nós peso eterno de glória mui excelente.” II Cor 4;17

Enfim, as correções do Senhor são cercas a nos proteger contra a queda no abismo da perdição. Os ataques da oposição, “recibos” assinados de que não lhe pertencemos mais e isso incomoda. O melhor: Temos Magna “Cidade de Refúgio” ante ataques da angústia; “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” Sal 46;1

Nenhum comentário:

Postar um comentário