sábado, 3 de setembro de 2022

Povo de Deus?


“O Meu povo foi destruído, porque lhe faltou conhecimento;” Os 4;6

O povo de Deus sendo destruído? O Eterno É Cioso dos Seus, diz: “... porque aquele que tocar em vós toca na menina do Seu Olho.” Zac 2;8

Se, O Santo É Zeloso assim do Seu povo, como permite que esse seja destruído?

O risco de nos atermos a uma interpretação superficial é não chegarmos ao fundo da questão. Os defensores da salvação incondicional, “uma vez salvo, sempre salvo”, se apegam ferrenhamente a determinados textos; “Dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer; ninguém as arrebatará da Minha Mão. Meu Pai, que as deu, É Maior que todos; ninguém pode arrebatá-las da Mão de Meu Pai.” Jo 10;28 e 29

A salvação não poderia ser perdida; pois, eventuais agentes que tentariam isso não têm poder suficiente. A proteção incondicional de Deus para com Seu povo, refere-se à ingerência externa. Porém, cada um de nós traz em si, uma “cabeça-de-ponte” nessa guerra, chamada carne; se essa não for diuturnamente mortificada na cruz, daremos acesso ao tentador.

Deus nos Guarda em relação aos que estão de fora; porém, nos Chama a sermos partícipes de nossa própria salvação.

Embora a justificação seja imediata, no momento da conversão, a libertação cabal demanda um processo de aprendizado e obediência, a santificação. Depois de passarmos a pertencer ao “Seu povo”, devemos aprender agir como tais. “Jesus Dizia aos judeus que criam Nele: Se vós permanecerdes na Minha Palavra, verdadeiramente sereis Meus discípulos; conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” Jo 8;31 e 32

Para se permanecer na Palavra é preciso conhecer à Mesma; quem corre sôfrego após jeitos modernistas, apressa-se a encaixar seu modo de culto às tendências mundanas, infelizmente está mais atento a essas coisas, que Às Palavras do Mestre.

Embora A Palavra nos desafie a “levarmos o opróbrio de Cristo”, muitos estremecem à ideia de parecerem antiquados, desajustados.

Nosso ajuste deve ser à Palavra da Vida, não a efemeridades que duram alguns meses, depois desaparecem. “Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede; perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho e andai por ele; achareis descanso para vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele.” Jr 6;16

O Conselho Divino inclui um aspecto cognitivo; “perguntai... qual é o bom caminho”; outro de obediência; “andai por ele”. Isso envolve desejo de saber e inclinação a obedecer.

Quando O Eterno diz: “Meu Povo”, refere-se a um relacionamento macro com determinado grupo, não uma aprovação cabal de tudo o que acontece lá.

Quando alguém admite pertencer a Deus, passa a chamar-se como povo Dele; no entanto, estar sob determinado rótulo não define o produto. Depois de tomarmos O Santo Nome, devemos abraçar também os Santos preceitos; “Se o Meu povo, que se chama pelo Meu Nome, se humilhar, orar, buscar Minha Face e se converter dos seus maus caminhos, então Ouvirei dos Céus, Perdoarei seus pecados e Sararei sua terra.” II Cr 7;14

Num sentido amplo Deus os chamava de “Meu povo”; mas, nas letras miúdas do contrato requeria mudança de atitudes, arrependimento, conversão.

Todos os que se aproximam da Doutrina de Cristo, nominalmente são tidos por cristãos. No entanto, Cristo mesmo diferenciou o fiel do mero ouvinte; “Aquele que ouve estas Minhas Palavras e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato que edificou sua casa sobre a areia; desceu a chuva, correram rios, assopraram ventos, combateram aquela casa e caiu; foi grande sua queda.” Mat 7;26 e 27

Mencionara antes, alguns afeitos a um ativismo religioso desprovido de obediência, santificação; “Muitos Me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em Teu Nome? e em Teu Nome não expulsamos demônios? e em Teu Nome não fizemos muitas maravilhas? Então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.” Mat 7;22 e 23


“Ninguém é obrigado a se declarar cristão; mas, se o fizer, diga e se garanta.” Spurgeon. Mais ou menos uma paráfrase de II Tim 2;19 “Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus; qualquer que profere o Nome de Cristo aparte-se da iniquidade.”

Se declarar de Deus é algo fácil. Mas, não funciona como cotas raciais onde são as pessoas que definem a cor da própria pele; embora venha buscar Seu povo, O Senhor fará o “DNA” primeiro para ver quem é quem;

“Os Meus Olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem Comigo; o que anda num caminho reto, esse Me servirá.” Sal 101;6 “Então voltareis e vereis a diferença entre justo e ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não serve.” Ml 3;18

Nenhum comentário:

Postar um comentário