sábado, 15 de abril de 2023

Os incômodos


“... tua filha já está morta, não incomodes O Mestre.” Luc 8;49

Jairo vencera a restrição dos fariseus, de que seria expulso do seu meio quem desse crédito a Jesus. Movido pela dor paterna de ver uma filha à morte, fora ter com Ele.

O Senhor “perdera” tempo, no incidente em que, uma mulher com fluxo de sangue fora curada, ao tocar em Suas vestes. Então, alguém chegou com a triste notícia: “Tua filha já está morta, não incomodes O Mestre.”

Tendemos a “medir” Deus com réguas humanas. Avaliar as possibilidades Dele, a partir das nossas perspectivas. Aquilo que nos é cabal, terminal, desesperador, a morte, para Ele é diferente. “... não está morta, mas dorme.” V 52

Os que a isso ouviram, “riam-se dele, sabendo que estava morta.” v 53 Como Jesus podia Ser tão ingênuo, não sabendo o que todos eles sabiam?

Nossas limitações deviam nos aproximar Dele. “Confia no Senhor de todo teu coração, não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, Ele endireitará tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.” Prov 3;5 a 7

Pedir algo “impossível” seria incomodar O Mestre. Contudo, “... para Deus nada é impossível.” Luc 1;37

Porém, podendo fazer o que quiser diante de quem desejar, eventualmente, O Senhor seleciona quem será testemunha dos Seus Feitos. No monte da transfiguração, levou consigo três, apenas. Então, “... a ninguém deixou entrar, senão Pedro, Tiago, João, o pai e a mãe da menina.” v 51

Diferente dos políticos que valoram apoios pelos números, O Senhor prioriza propósito, confiança, valores, identidade, intimidade. “O segredo do Senhor é com aqueles que o temem; Ele lhes mostrará Sua Aliança.” Sal 25;14
Não poucas vezes, ensinava Sua Doutrina ao público em geral; mas, só explicava o sentido aos chegados que permaneciam junto, desejosos de saber.

Se, a chamada do Seu Amor é expansiva, “pregai o Evangelho a toda criatura.” O selo da Sua aprovação é seletivo; “Meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse Me servirá.” Sal 101;6

A salvação é proposta a todos; porém, os que aceitarem à mesma, que acatem junto seus termos; “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança, o aparecimento da glória do grande Deus, nosso Salvador, Jesus Cristo.” Tt 2;11 a 13

Voltando à casa de Jairo, somados O Senhor, três discípulos, os pais e a menina temos sete pessoas no ambiente do milagre. Por razões do Divino querer, o sete, figura na Palavra de Deus como o número da perfeição. Nesse ambiente, o perfeito amor e a perfeita graça restituíram vida à menina que estivera morta.

A aparente fineza e elegância de quem não queria “incomodar” O Mestre se mostrara contraproducente, fútil, deletéria.

Apresentarmos a Ele nossas petições necessárias, numa atitude de fé não O incomoda; Ele ordenou que o fizéssemos: “Eu vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á;” Luc 11;9

Ele se incomoda com outras coisas: “Não Me compraste por dinheiro cana aromática, nem com a gordura dos teus sacrifícios Me satisfizeste, mas Me deste trabalho com teus pecados, Me cansaste com tuas iniquidades.” Is 43;24

Sim, são nossos pecados, iniquidades que incomodam ao Senhor. Ele mesmo asseverou: “... não posso suportar iniquidade, nem mesmo a reunião solene.” Is 1;13

A obediência e as ações de justiça que aprazem ao Eterno, eram coisas raras, todavia, os ajuntamentos solenes, cultos cheios de “louvores” aconteciam.

A falsidade também incomoda ao Santo. Por isso, afirmou: “Odeio, desprezo as vossas festas, e vossas assembleias solenes não Me exalarão bom cheiro. Ainda que Me ofereçais holocaustos, ofertas de alimentos, não Me agradarei delas; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos. Afasta de Mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas. Corra, porém, o juízo como as águas, e a justiça como o ribeiro impetuoso.” Am 5;21 a 24

Esse hábito infantil de tentar compensar a desobediência com bajulações, rebeldia com cultos, causa aversão ao Senhor, tanto quanto, nossos pecados cometidos longe dos locais de culto. Não precisamos vir a esses, se não for para consertarmos nossas vidas mediante arrependimento, reconciliação com O Senhor.

Ele deixa patente o caminho que nos convém, e onde levam os alternativos. Não força ninguém a escolher nada. Ensina a sermos consequentes. Se, santidade não nos convém, os apelos do mundo soam-nos mais fortes que Seu Amor, não incomodemos mais O Mestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário